in ,

Bolo sem Farinha de Laranjas e Amêndoas

Que tal hummmm um bolo super cremoso denso e húmido de laranja, boa ideia? É sempre uma boa ideia, este bolo é uma mistura entre um bolo de laranja inteira e um bolo de amêndoa, como não leva farinha logo é livre de glutén e tenho que admitir que a combinação é maravilhosa.

O bolo em si demora um pouco de tempo a preparar porque tens de cozer as laranjas lentamente por umas 2 horas até ficarem super tenras, mas fora disso é um bolo simples e o resultado final é divinal com uma textura húmida e cremosa e um sabor intenso a laranja, super recomendado, vamos a receita!

Receita de Bolo sem Farinha de Laranjas e Amêndoas

Bolo sem Farinha de Laranjas e Amêndoas

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita de bolo leve e cremoso de laranja cozida e farinha de amêndoa, perfeito para quem quer um bolo sem glúten com um sabor intenso a laranja.

Ingredientes

  • Laranja – 2 Médias
  • Ovos – 6
  • Açúcar – 265gr
  • Farinha de Amêndoa – 250gr (Ou Amêndoa Triturada Finamente)
  • Fermento – 1 Colher de Chá
  • Baunilha – 1 Colher de Chá
  • Amêndoa – Para Polvilhar (Laminada)
  • Açúcar em Pó – Para Polvilhar (Opcional)

Instruções

  1. Começa por levar as laranja a um pequeno tacho com água até cobrir as laranjas, leva a um lume alto até começar a ferver, depois baixa para o mínimo e deixa a cozer lentamente por umas 2 horas.
  2. Quando tiverem passadas as 2 horas pré-aquece o forno a 180ºC e prepara uma forma forrada de papel anti-aderente.
  3. Retira as laranjas da água e retira só o caule das laranjas, deita estas num triturador sim com casca, sementes, tudo, tritura até obteres um puré super suave, deixa de parte a esfriar, não adiciones as laranjas quentes na mistura.
  4. Numa tigela bate o açúcar com os ovos até obteres um creme bem suave, de seguida junta o puré de laranja, seguido do extrato de baunilha volta a bate bem.
  5. Por fim adiciona a farinha de amêndoa peneirada com o fermento, mistura sem bater até a massa ficar bem suave.
  6. Deita a massa na forma forrada de papel anti-aderente e polvilha o topo com amêndoas em laminas, leva ao forno a assar por uns 50 minutos a 1 hora até estar bem assado, pica o centro com um palito se este sair seco então está bem assadinho.
  7. Retira do forno e deixa arrefecer um pouco antes de desenformar, podes também servir polvilhado com açúcar em pó, bom apetite.

Notas: Como disse em cima podes usar farinha de amêndoa se quiseres a textura super suave, mas usares amêndoa triturada finamente também fica bom a textura fica é mais rústica. Também nota que farinha de amêndoa é um pouco mais densa que farinha normal logo ao peneirar podes perder um pouco da farinha que fica preso na peneira por isso ajusta. Podes também cozinhar as laranjas com antecedência, no dia anterior e guardar até a altura de fazer o bolo.

Esta receita de Bolo sem Farinha de Laranjas e Amêndoas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2829 kcal・Gorduras: 148 g・Hidratos de Carbono: 354 g・Proteínas: 62 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Yep ficou super catita, eu gosto destes bolos de laranja inteira são… estranhos a fazer, juntar casca e tudo, mas depois do bolo estar feito tens um cheiro e sabor super intenso a laranja e como o bolo é de amêndoa é ainda mais húmido e denso, ficou delicioso e eu recomendo, como o grande Fernando Pessoa dizia: “A princípio estranha-se. Depois, entranha-se” ;D

Deixa o teu comentário :)

Frango Frito com Pesto

Pretz Super Crispy Pizza