in

Como fazer Brigadeiros Brasileiros

Brigadeiros é um daqueles doces que não é complicado de fazer mas por vezes é difícil de fazer perfeitos, muito porque os ingredientes tem de ser bons mas também muito dos tempos e técnicas só consegues ganhando experiência a fazer brigadeiros.

Então esta receita é meio receita e meio dicas e truques para fazer brigadeiros para partilhar alguma da nossa experiência a fazer brigadeiros e algumas das nossas variações.

Receita Base de Brigadeiros

Ingredientes

  • Chocolate – 3 Colheres de Sopa (Em Pó)
  • Leite Condensado – 1 Lata (+/- 400gr)
  • Manteiga – 1 Colher de Sopa
  • Óleo – Para Untar

Instruções

  1. Para fazeres a massa base de brigadeiros começa por deitar o leite condensado, a manteiga e o chocolate numa panela baixa e larga (para ter muita superfície para o calor), cozinha agora em lume médio/baixo sempre a mexer com uma colher de pau.
  2. Mexe por pelo menos uns 10 minutos, até a mistura começar a ficar grossa a começar a borbulhar lentamente.
  3. Continua a cozinhar mais uns 10 a 20 minutos até criares uma pasta rija e caramelizada, uma boa dica é quando a massa começar a descolar da panela então está pronta.
  4. Unta uma embalagem de plástico com um pouco de óleo (que vai ajudar a tirares a massa de brigadeiros mais tarde), deita a massa na embalagem e deixa arrefecer, depois leva ao frigorífico de um dia para o outro.

Dicas e Truques com Brigadeiros

Agora é importante a reter, primeiro o chocolate que vais usar, esse é que faz mais a diferença em termos de sabor, muitas vezes um bom truque é usar chocolate para leite, podes usar mas nota sempre o conteúdo de cacau tu queres algo com pelo menos 32% de cacau, eu gosto de usar chocolate em pó que tem um conteúdo maior de cacau e logo faz brigadeiros mais ricos.

Podes também escolher ingredientes mais gourmet como chocolate suíço ou belga, usar manteiga dos açores ou francesa, fazem diferença no sabor final do produto, porque muitos destes ingredientes não são necessariamente melhores mas tendem a ter sabores mais específicos que fazem diferença no sabor do brigadeiro.

Podes também misturar especiarias, café instantâneo, coco, amêndoa em pó na massa de brigadeiro para criar sabores e texturas diferente.

Também o tempo de cozedura, muitas vezes mais vale cozinhar num lume ainda mais baixo e demorar um pouco mais mas o sabor caramelizado vem mais ao de cima e ficas com uns brigadeiros mais densos e peganhentos.

Agora quando vais moldar é boa ideia tirar uma parte da massa de brigadeiro e volta a por o resto da massa no frigorífico, depois a moldar podes fazer bolas maiores ou mais pequenas, podes também pôr recheio dentro das bolas de brigadeiro, podes por frutos secos, ou chocolates, etc

Também com as coberturas existe uma variedade enorme é totalmente uma questão de gosto, podes ir para a cobertura tradicional com o chocolate granulado, mas podes praticamente usar tudo, o importante é notar que a massa de brigadeiro tem um sabor forte a chocolate e caramelo, por isso coberturas que dê um contraste como cacau em pó ou textura como amêndoas raladas são sempre uma opção boa que adicionar simplesmente uma cobertura mais doce como açúcar em pó que não vão adicionar nada ao brigadeiro.

E já está, espero que tenham gostado das dicas e se eu me esqueci de alguma partilhem as vossas dicas com brigadeiros nos comentários!

Deixa o teu comentário :)

Hambúrgueres com Queijo e Cebolada

Dip de Feijão