in , ,

Pastel de Nata

pasteis-de-nata

Aqui vai a clássica receita de pasteis de nata! Ficaram lindos e deliciosos, quem é que não adora um belo pastel de nata e como tu controlas, eu fiz uns bem grandes com bastante creme :) aliás estavam tão bons que esqueci-me de polvilhar com canela hahahaha.

Um pastel de natal é feito com um creme de ovos, parecido com leite creme com uma massa folhada e cozidos numa temperatura bem alta!

Eu não fiz a massa folhada, mas comprei da massa folhada fresca que eu acho que fica melhor e mais folhada que a normal, mas claro usa a que arranjares, é só um pormenor.

A receita foi-me dada pela minha tia (sim ela também tem mais boas receitinhas no Iguaria) e foi feito com ela :)

Receita de Pasteis de Nata

Ingredientes

Instruções

  1. Se a massa folhada não vier estendida, começa por estender a massa, depois de acordo com as formas que fores usar usa um molde para cortar rodelas de massa, eu usei as minhas formas de queques, por isso cortei círculos grandes que forrei com papel vegetal (para não pegar).
    cortar-massa-folhada
  2. Molda a massa de forma a cobrir a forma, tu queres que a massa fique um pouco acima do creme, por isso molda de acordo com o tipo de pastel que queres no final, corta o excesso se for necessário.
    moldar-nas-formas
  3. Agora para o creme do pastel de nata, numa tigela bate as natas com o açúcar, depois adiciona as gemas e a farinha sem fermento com uma pitada de sal.
    bater-bem-creme
    creme-de-nata
  4. Deita a mistura para um pequeno tacho com a casca de limão e deixa cozer em lume médio baixo sempre mexendo com uma varinha de arames, tu queres que chegue a ferver mas acima de tudo que engrosse, na nossa experiência nós decidimos que estava bom quando tinha a consistência de um leite creme, suave mas já um pouco espesso, no entanto em retrospetiva podes cozinhar mais um pouco e criar um creme mais forte.
  5. Depois deita numa tigela de preferência de vidro (só porque arrefece mais rápido), não te esqueças de retirar a casca de limão e cobre com película aderente a tocar no creme, isso vai impedir que crie uma pele como um leite creme que depois não fica bem no pastel de nata, deixa arrefecer enquanto ligas o forno.
    deixar-arrefecer-pelicula
  6. Pré-aquece o forno a 260ºC ou se o teu forno puder uns 280ºC.
  7. Quando o creme estiver a temperatura ambiente (ou no mínimo morninho) recheia os pasteis com o creme e leva ao forno durante uns 15 minutos até a massa estar bem tostada e o creme com a sua característica película preta, este é um doce que tens de vigiar, por isso sugiro que fiques de olhos os 15 minutos.
    pasteis-acabados-de-cozer
    pasteis-de-belem
  8. Retira do forno e deixa arrefecer, desenforma e serve simples ou polvilhados com canela ou açúcar em pó.
    pastel-de-nata
    abrir-pastel-de-nata

Nota: No nosso caso devíamos ter postos os pasteis mais a meio do forno e não tanto em cima e deixar uns 16 minutos (pelos vistos o meu forno não é forte o suficiente hehehe), porque os pasteis estavam fantásticos mas o fundo estava cozinhado mas não estaladiço o suficiente, isto é queimou demasiado rápido em cima e um pouco mais lento em baixo.

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 55 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 5056 kcal・Gorduras: 346 g・Hidratos de Carbono: 435 g・Proteínas: 61 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
    • São mesmo fantásticos mesmo não tendo acesso a um forno mais forte, não deixam de ficar boas! :)

    • Vou experimentar da próxima vez! Também pensei que se calhar secar um pouco a massa pode ajudar, mesmo que eu já vi algumas fábricas de pasteis de nata (como a dos pasteis de belém e a fábrica de pasteis de nata manteigueira) e a massa deles vai crua, mas pode ser porque eles usam fornos um pouco mais fortes! :D Obrigado pela dica!

Deixa o teu comentário :)

Batido de Banana com Canela

Como Fazer Manteiga em Casa