in

Pudin Flan

iguaria-pudim-flan

O clássico Pudim Flan, não dá trabalho nenhum e é absolutamente delicioso.

Pudim Flan é um dos clássico da doçaria português, claro que existem mil e uma versões como todos os doces em Portugal, mas aqui vai a minha receita, delicioso, fácil de fazer e um daqueles doces que as crianças adoram.

O Pudim Flan também é uma sobremesa versátil, podes usar como uma base para um pudim de café, chocolate, laranja, baunilha, etc só precisas de adicionar esses aromas ao leite morno.

Também á de notar que a foto é esta receita mas com o dobro das quantidades, logo um Pudim Flan de +/- 1 litro.

Receita de Pudin Flan

Ingredientes

 

 

Instruções

  1. Começa-se por preparar o caramelo, este passo é simples, põe num pequeno tacho 75 gr de açúcar e deixa caramelizar até ficar castanho-claro, depois ainda quente deita na forma que queres usar.
  2. A seguir vamos ferver o leite, deita este numa panela com 75gr de açúcar e deixa ferver, quando começar a ferver tira do lume e deixa repousar uns 5 minutos, se quiseres adicionar sabores põe quando puseres o açúcar, se for casca de laranja, limão ou vagem de baunilha retira estes antes de juntares o leite aos ovos.
  3. Agora numa taça á parte bate bem os ovos á mão ou com uma batedeira, depois vai adicionando aos poucos o leite quente aos ovos, sempre a bater! Tens de fazer devagar para impedir os ovos de coagularem, quando tiveres posto 1/3 do leite quente podes começar a por o leite mais rápido.
  4. Por fim deita a mistura de leite e ovos na forma onde já está o caramelo, que por esta altura já deve ter arrefecido e ficado duro.
  5. Levar agora ao forno em banho-maria tapado com prata por num forno pré-aquecido a 180C por 1hora, toma cuidado que a água não pode ferver por isso não ponham pouca água, confirma com um palito e tocando com o dedo na superfície do pudim que deve oferecer um pouco de resistência, para ver se está pronto, se fizeres um pudim com o dobro da quantidade pode levar um pouco mais de 1hora.

Nota: Pode-se também fazer o pudim num banho-maria fora do forno ou numa panela de pressão, mas tradicionalmente faz-se como o Toucinho do Céu no forno. Vê em baixo nos comentários em como desenformar o pudim :)

Informação Nutricional

Doses: 6・Tempo: 120 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1130 kcal・Gorduras: 28 g・Hidratos de Carbono: 184 g・Proteínas: 38 g

7 Comentários

Deixa uma Resposta
    • olá, pois devia estar na receita ( isto é para qualquer pudim ou coisas como molotof ) o que fazes é depois de ele estar bem firme e umas boas horas no frigorífico, quando for altura de desenformar, tu vais pôr a forma com o pudim de volta em água quente por um pouco de tempo, eu normalmente ponho na mesma travessa que usei para o banho maria, deixas a lata/forma aquecer um pouco (normalmente 30 segundos a 1min, maximo 2min, depende da forma e do tamanho do pudim) e vais ver que o caramelo começa a liquidificar outra vez e solta o pudim (dai que praticamente todos os pudins a forma tem de ser untada com caramelo ou manteiga ou alguma gordura), depois é só com cuidado desenformar numa travessa que ele sai perfeitinho!

      outra nota é que a receita devia dizer ovos grandes se usas-te pequenos ou médios então é capaz de faltar ovo na receita, para qualquer pudim em duvida mais vale ovos a mais que a menos (quantos mais ovos mais rijo é o pudim!) obrigado pelo comentário e visita :)

  1. Olá:) Há bastante tempo que ando a procura de um pudim que não tenha “buraquinhos” e que não precise de ir ao forno ou ao fogo :) Conhecem alguma receita ?
    Obrigada ( adoro o vosso site, tem receitas ótimas !!)

    • Olá Joana, bem se o pudim é de ovos vai ter quase sempre buracos, mas se for um pudim misturado então podes ter pudins suaves sem buracos não vão é ter aquele sabor tão forte a ovos, o que por vezes é o que se quer, mas pronto também um pudim de ovos por vezes é um pouco demasiado forte.

      Eu diria para experimentares o pudim de laranja como este https://www.iguaria.com/sobremesa/pudim/pudim-classico-de-laranja/ o leite condensado cria uma base mais cremosa e ficas com um pudim menos duro, mais suave e sem buracos, o toque de laranja também ajuda a criar um sabor mais interessante que apenas ovo e açúcar, experimenta! :)

      Agora um que não precise de ir ao lume, isso vai ser complicado, visto que para criares um pudim vais sempre precisar de calor, se calhar em vez de um pudim podes fazer tipo um pudim como um de manga, basicamente é algo entre uma panna cotta e um pudim https://www.iguaria.com/sobremesa/pudim/pudim-de-manga/ ou mesmo uma panna cotta que tem a consistência de pudim mas pronto sabe a chantilly :D https://www.iguaria.com/sobremesa/doce/panna-cotta-de-baunilha/ ;D Até a próxima!

    • De nada, sim vamos ter muitas mais coisinhas boas nos próximos tempos heheh como sempre! ;D

Deixa o teu comentário :)

Mousse de Chocolate

Salada de Fruta