Alguns ingredientes e comidas o melhor é não tentar voltar a aquecer, muitas vezes porque o resultado fica sempre pior mas em alguns casos pode até ser perigoso para a saúde, aqui vai a lista de comidas que não deves voltar a aquecer.
Top 10 Ingredientes que Não Devem Voltar a Ser Aquecidos
Ovos – Mexidos, Cozidos, se forem cozinhados devem ser consumidos na altura, voltar a re-aquecer não só vai destruir o sabor e textura mas também é o género de alimento que se deteriora com facilidade.
Cogumelos – Estes são muito sensíveis a mudanças de temperatura, depois de cozinhados ou re-hidratados estes devem ser consumidos, voltar a re-aquecer destrói as suas propriedades e textura.
Batatas – Esta é simples depois de cozinhadas devem ser ingeridas, deixadas á temperatura ambiente existe sempre a possibilidade de promover o crescimento da bactéria de botulismo, mesmo rara, pode ser fatal.
Arroz – Como as batatas ao cozinhar o arroz pode conter esporos e bactérias e estas podem sobreviver ao cozimento e depois se ficarem á temperatura ambiente estes vão se propagar pelo arroz e podem provocar intoxicações alimentares.
Beterrabas – Ao voltar a cozinha uma beterraba os nitratos desta tornam-se em nitrinos o que é prejudicial para a saúde, dai que a melhor forma de consumir é crua.
Aipo – Tal como a beterraba quanto menos aquecer melhor em relação ao aipo de forma a não desenvolver nitritos que não são muito saudáveis.
Espinafres ou Vegetais com Folhas Verdes – Estes vegetais tal como a baterraba e aipo tem uma concentração elevada de nitratos, se forem cozinhados, que seja só uma vez para diminuir a concentração de nitritos.
Carnes de Aves – É preferível comer o frango frio que voltar a re-aquecer, não tanto porque este fica perigoso mas mais porque é uma carne sensível e ao re-aquecer vais mudar muita da textura e não fica muito agradável, é melhor desfiar e fazer uma salada de frango do que voltar a aquecer.
Óleos – Mesmo que podes usar várias vezes, o melhor e mais saudável é usar uma vez e depois de arrefecer, deitar fora e usar óleo novo.
Bolos – Um bolo ao contrário de por exemplo um pão tende a ser uma combinação mais sensível de ingredientes e como tal depois de cozinhado até se for mal cozinhado, voltar a aquecer no forno só o vai tornar mais duro e seco e desagradável, quanto mais se o bolo tiver coberturas, mais vale comer sempre frio.
E já está, espero que tenham gostado da lista e tenham tirado umas boas dicas para criarem refeições mais saudável, aproveitar restos é sempre algo positivo mas mais importante ainda é criar refeições seguras e saudáveis! Até a próxima!
Batatas e Clostridium botulinum
“/…/ deixadas á temperatura ambiente existe sempre a possibilidade de promover o crescimento da bactéria de botulismo /…/”
Onde foi buscar esta informação?!?
Alimentos aquecidos a 100ºC durante 10 min anulam a toxina (existem estudos que afirmam que basta uma temperatura de 85ºC e cozedura durante 5 min), logo pode reaquecer batatas cozidas sem problemas. O problema são alimentos conservados em meios anaeróbicos (menos de 2% de oxigénio) e pouco ácidos (pH superior a 4,5), são exemplo típico as conservas que não atingiram a temperatura e tempo de cozedura necessários durante a sua feitura. Aqui, há que notar que os esporos da bactéria são muito mais resistentes que esta e só são destruídos com temperaturas mais elevadas tipicamente acima de 115-120ºC sendo o tempo de cozedura dependente do tipo de alimento a conservar, logo é necessário recorrer a recipientes que cozinhem com pressão acima da pressão ambiente (panelas de pressão e outros) para se poderem atingir as temperaturas desejadas.
A bactéria (Clostridium botulinum) existe na natureza e especialmente nos solos donde se deduz facilmente que todos os alimentos terão a bactéria presente à superfície! No entanto, os casos de botulismo são relativamente raros! Porquê? Porque são os alimentos são cozinhados ou então consumidos crus tendo sido deixados em contacto com o ar (e o oxigénio presente no ar).
Em resumo, deixar alimentos ao ar livre e à temperatura ambiente pode provocar a sua deterioração mas muito provavelmente por outros microrganismos que não a bactéria C. botulinum…
Olá, primeiro já editei o teu texto para adicionar o que faltava ;D depois acho que se calhar a minha linguagem não foi clara, porque tudo o que disseste é pura verdade mas também tudo o que eu disse, eu não compreendo bem onde é que estamos em desacordo…
Eu estou a ver o assunto de uma forma preventiva, a possibilidade de teres alface com a bactéria de e-coli é pequena mas ela existe, da mesma forma que se alguém não cozinhar algo corretamente, digamos cozer umas batatas num grelhador de piquenique estas podem não atingir a temperatura necessária para matar a bactéria ou uma batata não é cozida o tempo suficiente ou é demasiado grande, o que estou a dizer é que se deixares o alimento a temperatura ambiente este vai estar mais propenso para promover o crescimento dessa ou outras bactérias, dai eu falar da possibilidade, não é muito comum é verdade (normalmente são uns 20 casos por ano aqui na União Europeia) e sim a maioria dos casos são em conservas caseiras mal preparadas, mas não deixa de ser uma realidade
Eu só estou a dizer que mais vale prevenir que remediar, e que é mais seguro não reaquecer do que reaquecer, o risco é pequeno, sim é verdade, mas não deixa de existir, como tu própria disseste que os esporos são mais resistentes e se estes sobreviveram a cozedura inicial estes vão propagar e o re-aquecimento da comida normalmente é a temperaturas mais baixas e por menor tempo, só estás a aquecer e não a cozinhar, também ponho foco a bactéria do botulismo porque as outras bactérias no máximo só te vão dar problemas de digestão ou uma pequena intoxicação alimentar, enquanto que o botulismo pode matar.
Já agora obrigado pelo comentário, tens toda a razão em questionar, por vezes mesmo investigando e tentando ser o mais preciso possível eu posso errar, quanta mais informação, melhor para mim e melhor para toda a gente! Obrigado e até a próxima! ;D