in

Como Fazer um Bolo Crescer por Igual

Quem é que não fez um bolo e este saiu arredondado mas nas fotos ele tinha crescido perfeito e por igual ou alguma zona cresceu mas outras zonas não cresceu corretamente, existem várias razões para isso acontecer por isso vamos ver os problemas e como resolver ou pelo menos limitar de forma a termos bolos a crescer perfeitamente ;D

Porque é que um Bolo não Cresce Corretamente e por Igual?

A Massa do Bolo não foi feita Corretamente – O que faz o bolo crescer é o fermento, no fermento químico isso acontece durante a cozedura, com fermento biológico isso acontece antes de ir ao forno, por isso especialmente em fermento químico se este não está distribuído uniformente ou tem pouca quantidade então o bolo não vai crescer corretamente.

Falta Glúten na Massa do Bolo – Já notaste que certos tipos de bolo especialmente com pouca farinha não crescem quase nada, isso porque o glúten tende a ser a estrutura que prende o gás e permite que o bolo final fique grande e fofo, se a receita tem pouco glúten (de farinha ou outros ingredientes) então nunca vai crescer corretamente.

Demasiado Calor no Forno – Se o calor no forno for demasiado alto então os lados do bolo vão cozinhar e assentar demasiado rápido enquanto o interior vai ter o tempo e temperatura suficiente para crescer corretamente e logo ficas com um bolo arredondado.

A Forma pega no Bolo – Se a forma pegar um pouco então o bolo vai ter dificuldade em crescer, outra vez nos lados.

O Bolo é Demasiado Grande ou Grosso – Isso vai fazer com que demore tempo a cozinhar e logo aumentar outra vez a diferença entre os lados e o centro do bolo.

Então como é que fazemos um Bolo Crescer Perfeito e por Igual?

Escolhe uma Receita em que é suposto o Bolo Crescer por Igual – Eu sei, simples mas certas receitas são focadas em criar um bolo que cresça por igual, logo a quantia de fermento e o equilíbrio dos ingredientes é perfeito para permitir um crescimento por igual.

Baixa o Lume – Ou põe o bolo mais baixo no forno, mesmo que o forno esteja a 180ºC o bolo vai demorar um pouco mais a assar e logo vai ter mais tempo para crescer corretamente e não cozinhar os lados mais rapidamente que o centro.

Usa uma Forma de Porcelana ou Silicone – Estas formas (ao contrário de formas metálicas ou de vidro) protegem mais o bolo e logo vão permitir que este cresça mais por igual, visto que a maior parte do calor vai vir de cima a única parte exposta do bolo.

Faz Bolos mais Pequenos ou mais Baixos – Em vez de fazeres um bolo grande, podes fazer 3 mais pequenos, quando mais pequeno o bolo mais facilmente este vai cozinhar por igual e logo podes montar os 3 bolos.

Usa Farinha para Bolos em vez de Farinha Genérica ou para Pão – Só porque esta tem um pouco mais glúten e uma textura que vai ajudar a criar uma massa mais fofa que vai crescer mais por igual.

Dicas Extras para um Bolo Super Fofinho!

Segue as Receitas a Risca! – Assim se o bolo falhar sabes que a culpa é da receita e não dos ingredientes ou técnicas.

Peneira a Farinha – Isso e junta nessa altura o fermento e o sal, quanto mais bem distribuído estiver a farinha e fermento melhor será o bolo, também desta forma evitas ficares com pequenos grânulos de farinha no bolo.

Usa Ingredientes a Temperatura Ambiente – A não ser que a receita diga o contrário, usa ingredientes a tempera ambiente, em especial gorduras e ovos.

Pré-aquece o Forno! – Eu sei nem devia dizer mas pré-aquecer o forno é essencial para o bolo crescer corretamente e por igual

Tudo isto vai ajudar a criares um bolo que vai crescer corretamente e simetricamente que é o que queres, claro caso o bolo não cresça por igual mas tu queres um bolo perfeito podes sempre cortar e cobrir com chocolate, chantily, doces o que quiseres ;D Espero que tenha sido útil e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Omelete de Batata Doce

Bolo Pudim de Iogurte Grego