in

10 Dicas com Ananás e Abacaxi

Iguaria_Ananazes

Ananás e Abacaxi são a mesma planta, mesmo que hoje em dia tendemos a separar o ananás como o fruto grande doce e ácido e o abacaxi como um ananás mais pequeno e menos ácido, acho que esta divisão é mais comercial do que popular, de qualquer forma o ananás é um excelente fruto, super versátil, doce e ácido, rico em vitaminas como a A e C, é aliás essa combinação de sabores que o torna tão versátil e complemente tão bem variados pratos.

Truques e Dicas com Abacaxi e Ananás

  1. Ao escolher um ananás fresco, podes ver se está em boa qualidade pelo cheiro que deve ser forte e doce a ananás, a coroa de folhas deve ser bem verde e brilhante e o ananás em si deve ser duro e não mole.
  2. Podes também o ponto do ananás olhando para a base, se esta estiver amarela/alaranjada então está no ponto, se estiver verde então ainda está verde, se estiver mais avermelhado ou bronze então já passou do ponto e está demasiado duro, especialmente se o fruto em si também estiver mais mole.
  3. Se precisares de amadurecer rapidamente um ananás o melhor é por este de pernas para o ar numa mesa, isso vai acelerar o amadurecimento (o açúcar acumula na base, assim lentamente empurras o açúcar para o topo mais rapidamente), também podes selar o ananás num saco com arroz sem estar cozinhado, o arroz vai conter o gás etileno produzido pelo ananás e vai acelerar todo o processo.
  4. Como o açúcar está concentrado na base, quando quiseres cortar o ananás e ter a certeza que o açúcar está bem distribuído, um dia antes de cortar, retira a rama e põe o ananás de pernas para o ar embrulhado em película aderente no frigorifico até o próximo dia.
  5. O ananás fresco tem uma enzima que impede a gelatina de solidificar, por isso quando quiseres adicionar ananás a uma gelatina, usa sempre ananás de lata ou coze o ananás por uns 5 minutos antes de adicionar.
  6. O ananás também impede um bolo de crescer, por isso bolos com ananás este deve ser adicionado depois do bolo estar cozinhado ou cozinhado separado do resto do bolo como por exemplo num bolo de ananás de pernas para o ar (em que o ananás é posto no fundo da forma com açúcar para caramelizar, enquanto o restante massa de bolo é disposta por cima, assim cozinham separadamente).
  7. Podes fazer compota de ananás com as cascas do ananás, primeiro pesa as cascas, depois lava estas e põe dentro de uma panela com água, coze até ficarem macias, escorre as cascas tritura e passa o puré por um passador, agora adiciona o peso das cascas em açúcar e volta a ferver até atingir o ponto de estrada.
  8. Se achares que o ananás está demasiado ácido, a acidez está concentrada no centro do fruto, logo corta menos perto do centro, se mesmo assim continua ácido, então junta aos pedaços de ananás um pouco de sal, o sal vai contrariar o PH ácido e torna-lo menos ácido sem afetar muito o sabor.
  9. Se não quiseres utilizar logo o ananás guarda este no frigorifico num ângulo de 45º (entre estar em pé e de lado), esta é normalmente a forma como são transportados para durarem mais tempo, se precisares de tirar a coroa de folhas, não a cortes, vais torcer a rama para a separar e por fim embrulha todo o fruto em película aderente.
  10. Ananás pode ser comido crú ou cozinhado de diversas formas desde grelhado, cozido com pratos de carne ou aves, feito em sorvete, tornado em geleia ou compotas, como ingrediente de pizzas, dentro de espetadas, em complemento de saladas ou cocktails.

Iguaria_Dicas-com-Ananas

Dica extra! Aqui vão uma série de ingredientes que combinam bem com Ananás: Alho, Porco, Frango, Marshmallow, Especiarias Picantes, Cogumelos, Tofu, Camarões, Peixes do Mar, etc

Deixa o teu comentário :)

Bolo de Natas

Esparguete com Tomate e Chouriço