in

Dicas com Tronco de Natal

No ano passado a Sarita fez o tronco de Natal (receita daqui a uns dias hehehe), mas alguém nos ofereceu outro tronco de natal, que bonito! Por isso nada como aproveitar as boas fotos para dar umas boas dicas para troncos de Natal, tortas ou rocambole como se diz no Brasil, parece sempre mais difícil do que é na verdade e mesmo que saia tudo mal e a torta parte ou o recheio não pega ou não consegues enrolar, no fim continuas com bolo, mesmo feio não deixa de ser bolo! :D

Dicas e Truques com Troncos de Natal, Tortas e Rocamboles

A Massa é Super Importante – Existem muitas receitas de torta, mas é sempre uma massa com alguma flexibilidade, se a receita não te sair bem e o bolo quebrar, então experimenta outra receita até encontrares uma que funciona bem contigo.

Podes Sempre Usar a Cobertura ou Recheio ao Teu Gosto – Se tiveres uma massa que sabes que sai perfeita, podes sempre fazer essa e mudar a cobertura e recheio a tua vontade, desde que os sabores combinem então vai sair bem.

Não deixar a Massa Cozinhar Demasiado – Eu acho este o ponto mais importante, a massa tem de sair no ponto, se cozinhares um pouco mais, esta vai perder flexibilidade e secar e logo não vai enrolar bem e o bolo em si vai ficar mais seco, visto ser um bolo bem baixo este cozinha rapidamente, mais vale estar de olho no bolo do que deixar este ficar um pouco demasiado assado.

Apara as Pontas do Bolo – Assim tens um bolo final muito mais preciso e bonito, só tens depois de desenformar, tirar a tua faca de pão e cortar as 4 pontas.

Começa a Enrolar com o Bolo ainda Quente – Não é preciso vir a ferver do forno, mas ainda bem morno ajuda bastante não só a enrolar mas também a depois manter a forma quando arrefecer, a exceção é se o recheio for muito sensível a calor como chantily ou chocolate, ai tens de esperar para o bolo estar quase frio.

Faz o bolo sempre com Papel Anti-aderente ou Silicone – Porque tu queres desenformar rapidamente e sem problemas para poderes enrolar ainda quente.

Polvilha o Papel Onde vais Deitar o Bolo – Assim o bolo já está coberto ao enrolar, claro se fores cobrir com chocolate ou outra coisa, isso não é preciso.

Desenforma o bolo para mais papel Anti-Aderente por cima de um pano de cozinha ou Toalha – Isso vai dar uma superfície que não pega mas bem flexível que vai proteger os teus dedos do calor do bolo mas também ajudar a enrolar com mais precisão.

Se queres um Interior Bem Apertado Faz um pequeno Corte – Tipo 2 dedos do principio do rolo podes fazer um corte não total no bolo, tipo ao comprido mas só metade de profundidade, assim a ponta vai enrolar mais para dentro e rolo vai sair mais comprimido.

Se o Bolo Quebrar, podes sempre Esconder – Com um pouco de açúcar polvilhado ou uma cobertura de geleia e sprinkles ou de ganache de chocolate.

O Recheio faz a Torta – Uma boa torta, acaba por ser a combinação de um bolo fofo com um recheio que faça destaque e contraste no sabor, por isso o bolo tende a ser mais simples de sabor e o recheio é que faz a diferença, a cobertura para além de açúcar ou cacau é sempre um extra.

Um Tronco de Natal Variado é Melhor – Basicamente existem 3 tipos, Chocolate por Fora, Bolo de Chocolate e Recheio de Chocolate, Chocolate por Fora, Bolo de Baunilha e Recheio de Doce de Ovos (ou Creme de Pasteleiro, etc) e por fim Chocolate por Fora, Bolo de Chocolate e Recheio de Geleia, o mais interessante dos 3 é o ultimo, não quer dizer que não sejam todos bons, em especial por exemplo se usar diferentes tipos de chocolate, mas o mais saboroso tende a ser o que tem elementos mais diferentes.

E já está, espero que tenham gostado destas dicas e fiquem inspirados a experimentar fazer uma torta este Natal! ;D Podem ver aqui uma pilha de receitas, até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Rolo de Aves com Legumes Assados

Creme de Caramelo