in

Broa de Avintes

iguaria-broa-de-avintes

Uma iguaria e um dos pães tradicionais de Portugal, feito em Avintes (Vila Nova de Gaia), também conhecido como Boroa de Avintes.

Devido a sua composição é um pão que pode ser utilizado em diversos outros pratos, especialmente em pratos do Norte de Portugal.

A Broa de Avintes é um pão feito a partir de farinha de milho, centeio e malte, como tal tem um aspeto castanho escuro com um sabor agridoce, normalmente polvilhado de farinha depois de este ter sido cozido lentamente, normalmente tem o formato de uma torre sineira ou redondo.

Receita de Broa de Avintes

Ingredientes

Instruções

  1. Aquecer a água a uns 45ºC com uma pitada de sal, depois amassa as farinhas com essa água, podes cortar um pouco da água (até 50%) se quiseres criar uma massa mais dura e broas mais altas, ou adicionar um pouco mais de água (até 50%) se quiseres criar uma massa mais suave e broas mais baixas.
  2. No fim de bem amassada e estendida adiciona a levedura e amassa mais um pouco, depois desta esta repousar uns 30 minutos para a massa levedar um pouco.
  3. Agora separa a massa em pedaços de 600 a 800 gramas, enrola, amassa e estende a massa mais um pouco com ajuda de bastante farinha de centeio, depois arruma estas num tabuleiro de levar ao forno forradas com folhas de couve galega.
  4. Leva a um forno pré-aquecido a 260ºC, este deve demorar por volta de 1hora a cozer as broas (dependendo do forno ou do peso de cada), no final de estar cozido, guarda as broas debaixo de um pano para ficarem bem abafadas até arrefecer.

Informação Nutricional

Doses: 8・Tempo: 120 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 17575 kcal・Gorduras: 133 g・Hidratos de Carbono: 4000 g・Proteínas: 21 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Ola! Obrigada pela receita. uma questao – qual a quantidade correct de agua? Nao pode ser 250ml para 5kg de farinhas..

    • Fui ver… pois está errado, são 2 litros e meio! Já corrigi e obrigado pela nota! :)

Deixa o teu comentário :)

Encharcada de Santa Clara

Panquecas Americanas