in

Alheiras Fritas

Alheira é um tipo de enchido tradicional português tipicamente feito com carne de aves, pão, azeite, banha de porco e colorau, este produto foi criado em Trás-os-Montes no norte de Portugal e a origem é controversa, que supostamente foi uma invenção dos novos cristãos, mas o mais provável é ter uma origem no aproveitamento e conversação de diversas carnes em especial a carne de aves.

As alheiras mais conhecidas são as de Mirandela mas hoje em dia existe uma grande diversidade tanto mais tradicionais como mais industriais, estas normalmente são grelhadas, assadas lentamente ou fritas. Neste caso tenho a receita básica para fritar uma alheira, mas também acho que ficam deliciosas bem grelhadas especialmente em carvão.

As alheiras podem ser servidas simples com ovo estrado e batatas fritas, mas também ficam deliciosas com um arroz ou numa sandes, ou servidas com nabiças ou grelos de couve refogados.

Receita de Alheiras Fritas

Ingredientes

  • Alheira – 2
  • Óleo Vegetal – O Necessário

Instruções

  1. A alheira já vem temperada, por isso não é preciso nenhum tempero, tanto para grelhar como neste caso para fritar, o melhor é sempre fritar numa frigideira porque fritar numa fritadeira arriscas a sujar demasiado óleo ao fritar alheiras.
  2. Começa por fazer um corte ao comprido da alheira pela parte de fora, fazes isto porque ao tocar no calor do óleo a pele exterior da alheira vai encolher violentamente, ao fazeres o corte a alheira mantém a sua estrutura e não arriscas a alheira arrebentar.
  3. Aquece o óleo e quando estiver quente deita a alheira vais ver a pele a soltar se fizeste o corte, depois frita até ficar bem dourada, vira e frita o outro lado, depois leva estas a papel absorvente de de cozinha e já está, prontas a servir, bom proveito!

Ficha da Receita

Alheiras Fritas

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Receita tradicional de fritar alheiras, podes fazer num instante.


Esta receita de Alheiras Fritas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Alheira – 2
  • Óleo Vegetal – O Necessário

Instruções

  1. Faz um corte ao comprido de cada alheira para impedir estas de explodir.
  2. Aquece o óleo, depois deita cada alheira e frita ambos os lados até ficarem bem dourados.
  3. Retira estas para papel absorvente para retirar o excesso de óleo e já está, bom apetite.

Informação Nutricional

Calorias: 1067 kcal・Gorduras: 60 g・Hidratos de Carbono: 77 g・Proteínas: 54 g

Deixa o teu comentário :)

Salada de Abacate e Tomate

Esparguete com Salsichas