in

Tamagoyaki ou Omelete Japonesa Frita

Esta é mais uma das minhas pseudo receitas, eu fiz o Tamagoyaki, mas a foto é do resto para o  pequeno-almoço do dia seguinte, mas como eu não tenho nenhuma receita de Tamagoyaki, junta-se o útil ao agradável, já agora Tamagoyaki é uma deliciosa omelete japonesa, conhecida pela sua textura macia e sabor único que combina doçura e umami. Esta iguaria tradicional japonesa é preparada em camadas finas de ovo enroladas, criando um aspeto visual distinto e apelativo, a ideia é que tens uma omelete mais densa, mas que como no interior tem aquelas camadas finas com gordura entre elas que acaba por ser uma omelete mais cremosa, um pouco como tu queres aquelas camadas de gordura entre a massa de uma massa folhada!

No Japão, o Tamagoyaki é frequentemente servido como parte do pequeno-almoço, como acompanhamento em refeições ou como componente essencial em bentôs (marmitas japonesas).

Uma das grandes vantagens do Tamagoyaki é a sua versatilidade. Depois de preparado, pode ser consumido quente, morno ou frio, mantendo sempre o seu sabor delicioso. Muitos japoneses preparam-no em maior quantidade para aproveitar em várias refeições ao longo da semana. É também comum encontrá-lo já preparado em supermercados e lojas de conveniência no Japão, tornando-o uma opção prática para quem tem pouco tempo para cozinhar.

De notar que para fazer Tamagoyaki o ideal é ter uma frigideira retangular, podes fazer numa frigideira comum redonda, mas é muito mais difícil criar o bloco retangular de ovo e é muito mais dificil fazeres camadas perfeitas, logo antes de ir fazer, vai comprar uma frigideira retangular, ou melhor uma de Tamagoyaki :D Vamos à receita!

Receita de Tamagoyaki ou Omelete Japonesa Frita

Tamagoyaki ou Omelete Japonesa Frita

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

A minha variação da receita de Tamagoyaki, ao principio pode parecer um pouco dificil fazer perfeito, mas no pior dos casos ficas sempre com uma omelete hehehe.

Ingredientes

  • Ovos – 6
  • Água – 40ml
  • Dashi – 1 Colher de Chá
  • Molho de Soja – 1 Colher de Chá
  • Sal – Uma Pitada
  • Azeite – Uns Fios (Para Fritar)

Instruções

  1. Numa tigela, mistura a água com o pó de dashi até ficar bem dissolvido.
  2. Bate bem os ovos numa tigela a parte e depois adiciona à tigela com a água e o dashi, adiciona o molho de soja e uma pitada de sal. Mexe bem para incorporar todos os ingredientes.
  3. Aqueçe uma frigideira (de preferência retangular) em lume baixo e unta levemente com azeite.
  4. Verte uma pequena quantidade da mistura de ovo na frigideira, apenas o suficiente para cobrir o fundo com uma camada fina (cerca de 2 mm de espessura).
  5. Quando essa camada de ovo começar a ficar mais firme, mas ainda estiver ligeiramente húmida na superfície, começa a enrolar a partir de uma extremidade usando pauzinhos ou uma espátula.
  6. Desliza o ovo enrolado para a extremidade da frigideira e unta novamente a superfície exposta com mais um fio de azeite (a melhor técnica é deitar um pouco de azeite a mais da primeira vez sem o ovo, e depois usar um pequeno pedaço de papel de cozinha e retirar o excesso, assim depois cada vez que fores untar a frigideira usas esse pedaço de papel de cozinha).
  7. Verte mais uma porção da mistura de ovo, levantando ligeiramente o rolo já formado para que o ovo líquido escorra por baixo do rolo que já tinhas formado (assim a próxima camada fica colada ao rolo que estás a formar).
  8. Quando esta nova camada estiver quase cozinhada, enrole-a com o rolo anterior.
  9. Repete este processo até terminar toda a mistura de ovo, adicionando pequenas quantidades de azeite ou untando a frigideira entre cada adição.
  10. Por fim transfere o Tamagoyaki para uma tábua de cortar e deixa arrefecer ligeiramente antes de cortar em fatias com aproximadamente 1 cm de espessura.
  11. E já está, pronto a servir, quente ou frio, acompanhado de nabo ralado com um toque de molho de soja, neste caso no dia seguinte eu cortei o resto de tamagoyaki e levei a uma frigideira seca, só para aquecer e torrar um pouco as pontas e já está! ;D Bom proveito para mim heheheh!
Notas: Eu não vou chamar esta receita de tradicional de Tamagoyaki, porque é +/- uma versão bastarda hahaha, por exemplo, a versão original normalmente leva uma colherzinha de açúcar e é frita em óleo vegetal, eu compreendo a inclusão do açúcar, mas eu dispenso (para os japoneses uma omelete é omelete como para nós, tamagoyaki é algo diferente, não só na técnica mas também no sabor, quer-se algo com um aroma entre o doce e salgado, dai o açúcar) e eu sou tuga, o azeite português pode não ser comum no Japão, mas existe azeite espanhol, italiano, grego… logo a minha receita é muito similar tanto no gosto como no resultado, mas é modificada! Só para saberem! Ok ok, se querem um aroma mais original, adicionem aos ovos humm duas colheres rasas de açúcar e fritem em óleo vegetal! ;D

Pontos importantes que se calhar não fui claro na receita, tamagoyaki o ovo deve ser sempre claro, isto é não deves ter veios castanhos de ovo que foi demasiado cozinhado, logo, cozinha os numa temperatura média-baixa ou baixa mesmo!

Normalmente o tamagoyaki conserva-se bem no frigorífico por 2-3 dias. Guarda-o embrulhado em película aderente para manter este fresco e com o formato firme.

É muito comum servir com um pouco de cebolinho picado, salsa mitsuba picada, nabo ralado ou só um fio de molho de soja :D

Se estiveres no Japão entra numa loja Daiso, por uns 4 euros compras uma frigideira de tamagoyaki para levar para casa ;D Foi o que eu fiz! Hehehehe

Esta receita de Tamagoyaki ou Omelete Japonesa Frita foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 550 kcal・Gorduras: 40 g・Hidratos de Carbono: 5 g・Proteínas: 40 g

Deixa o teu comentário :)

Sanko Seika Yuki No Yado • Bolachas de Arroz com Glacé

Mercadona Hacendado Gelado Mochi Manga e Coco