Se já passaste aqui pelo Iguaria, sabes que por aqui reina uma certa paixão por…. bolonhesas. Não é só pela versatilidade, é aquele conforto de uma massa bem envolvida num molho rico de carne e bem para hoje temos uma bela variação com feijão vermelho, nada como experimentar coisas novas, por isso eu diria que é algo entre uma bolonhesa e um chili com carne, simples e delicioso.
Eu até diria que esta receita é um pouco mais ao meu estilo do que uma receita de bolonhesa, daí eu chamar de chili de carne picada com feijão vermelho, porque leva chouriço, molho de soja, logo já começa a sair um pouco de uma clássica bolonhesa :D Mas o resultado está a vista um molho intenso e cremoso, com um pouco do fumado do chouriço cheio de umami, perfeito hehehe, vamos á receita!
Receita de Chili de Carne Picada com Feijão Vermelho
Chili de Carne Picada com Feijão Vermelho

Nada como uma mistura entre um chili com carne e uma bolonhesa, eu sei que é Junho e este não é bem um prato de Verão mas eu adoro uma boa massa com carne hehehehe.
Ingredientes
- Esparguete – 200g
- Carne Vaca – 300g (Novilho Picado)
- Chouriço – 4 fatias (Picadas)
- Polpa de Tomate – 1 Litro
- Feijão Vermelho – 200g (Já Cozido, Escorrido)
- Cebola – 1
- Alho – 4 Dentes
- Cenoura – 1
- Azeite – Uns Fios
- Manteiga – Uma Noz
- Orégãos – Uma Pitada
- Paprika – Uma Pitada
- Molho de Soja – Um Fio
- Pimenta Caiena – Uma Pitada
- Pimentão Doce – Uma Pitada
- Pimenta Preta – Uma Pitada
- Sal – uma pitada
Instruções
- Numa panela grande com bastante água a ferver e uma pitada de sal, adiciona o esparguete. Coze até ficar al dente, escorre e envolve com uma noz de manteiga para não colar. Deixa de parte.
- Enquanto o esparguete coze, numa frigideira alta ou panela larga, deita uns fios de azeite e junta a cebola, o alho e a cenoura, tudo cortado bem fininho em juliana. Deixa refogar em lume médio até a cebola ficar translúcida e a cenoura começar a amolecer.
- Junta o chouriço picado ao refogado e deixa cozinhar uns minutos até caramelizar e libertar um pouco da gordura.
- Junta então a carne picada, tempera com sal, pimenta, orégãos, paprika, pimenta caiena e pimentão doce. Envolve bem e deixa alourar, mexendo de vez em quando para que fique solta e ganhe cor.
- Quando a carne estiver dourada, junta o litro de polpa de tomate e um fio de molho de soja. Deixa levantar fervura, baixa o lume e deixa cozinhar lentamente uns 15 minutos, mexendo de vez em quando.
- Por fim adiciona o feijão vermelho já cozido e escorrido. Envolve bem e deixa apurar mais uns 5 minutos, só para o feijão absorver um pouco do molho. Prova e retifica os temperos se necessário e está pronto!
- Divide o esparguete pelos pratos, cobre generosamente com a bolonhesa e, se gostares, polvilha com queijo parmesão ralado. Bom apetite!






Notas: Esta bolonhesa sobra um pouco, eu diria que dá para 4 pessoas, mas o esparguete é só para duas, o resto eu guardei, assim guardado é incrivelmente fácil de usar só aquecer e já está ou podes usar para recheio de uma lasanha ou qualquer outro prato em que precises de carne num molho.
Uma boa dica para estes pratos é usar carne picada do talho, carne acabada de picar sabe apenas melhor, ainda por cima muita da carne picada embalada hoje em dia está cheia de conservantes, colorantes e muitas vezes com adição de soja ou outras coisas para tornar mais barata mas não necessariamente melhor.
Se não tiveres feijão vermelho, acho que fica bem com feijão branco ou preto, sem problemas :D
Esta receita de Chili de Carne Picada com Feijão Vermelho foi criada inicialmente no Iguaria.com.