As pataniscas são um clássico da cozinha portuguesa, normalmente claro que são de bacalhau, mas podes usar outros peixes, não é a mesma coisa mas não deixam de ser boas, o meu conselho é usar sempre um peixe com uma carne rija como pescada, porque peixes que se desfazem acabam um pouco por desaparecer no polme.
Por isso para hoje tenho umas pataniscas com robalo, e tenho que admitiram que ficaram bem boas, leves e cremosas com um aroma a peixe, ideais para petiscar ou acompanhar com um arroz malandrinho ou uma salada fresca, também acho que são o género de petisco perfeito para a criançada porque claro as pataniscas não têm grande aroma a peixe ou robalo. Vamos á receita!
Receita de Pataniscas Fofinhas de Robalo
Pataniscas Fofinhas de Robalo

Delicioso petisco feito com peixinho branco, perfeito para uma refeição mais leve de Verão ou para um piquenique.
Ingredientes
- Robalo – 2 Filetes (Cerca de 250-300g)
- Cebola – 1 Pequena
- Alho – 2 Dentes
- Cenoura – 1 Pequena
- Ovos – 2
- Farinha – 1 Colher de Sopa (cheia)
- Coentros – Uma Pitada Generosa
- Azeite – Q.B.
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por desfazer os filetes de robalo em lascas pequenas, retirando eventuais espinhas ou peles que possam ter ficado.
- Numa tigela, junta o robalo desfiado, a cebola bem picadinha, o alho picado e a cenoura ralada ou picada finamente. Mistura tudo muito bem.
- Adiciona os ovos batidos, a farinha e os coentros picados. Mistura tudo até obteres uma massa ligada, mas não demasiado líquida. Se estiver muito líquida, acrescenta mais um pouco de farinha; se estiver muito densa, junta mais um ovo.
- Tempera com sal e pimenta a gosto.
- Aquece uma frigideira larga com um fio generoso de azeite. Quando estiver quente, deita colheradas da mistura, achatando ligeiramente para ficarem com formato de patanisca. Frita em lume médio-alto até ficarem douradas de ambos os lados.
- Retira as pataniscas para papel absorvente para eliminar o excesso de gordura.
- Repete até acabares a mistura. Prova a primeira para ajustar o sal, se necessário. Serve quente, acompanhadas de arroz de tomate ou uma salada.







Notas: O robalo é um peixe delicado, por isso tem atenção ao desfazer os filetes para não ficar numa papa, tu queres uma parte desfeita e pequenos pedaços dentro de cada patanisca.
Usa farinha de trigo normal, mas se quiseres as pataniscas mais fofas, podes juntar uma pitada de fermento à farinha.
É importante ajustar o sal, pataniscas de bacalhau tendem a ter muito pouco sal, porque o bacalhau já é muito rico de sal.
Esta receita de Pataniscas Fofinhas de Robalo foi criada inicialmente no Iguaria.com.