in

Biscoitos de Azeite

Biscoitos-de-Azeite

Biscoitos bem crocantes e deliciosos, tradicionalmente feitos na Beira Baixa.

Biscoitos rápidos de fazer, basicamente são um biscoito tradicional onde se troca a manteiga ou margarina por azeite.

Receita de Biscoitos de Azeite da Beira Baixa

Ingredientes

Instruções

  1. Numa taça grande junta os ovos, o azeite e o açúcar, bate bem até obteres um creme suave.
  2. Agora vais deitar a farinha num tabuleiro e fazer uma cova no meio, deita a mistura e amassa uns minutos, depois deita a aguardente e amassa bem por mais uns minutos, até obteres uma massa moldável e que não se agarre nos dedos (acrescenta mais um pouco de farinha se colar).
  3. Pré-aquece o forno a 180ºC e dispõe papel anti-aderente em 2 tabuleiros, para por os biscoitos.
  4. Agora vais moldar a massa, retira bolas do tamanho de nozes, podes fazer as bolinhas tradicionais, ou esses, és, nós, círculos ou tranças.
  5. Põe os biscoitos nos tabuleiros, deixa um pouco de espaço entre os biscoitos para não colarem, pincela com ovo batido e polvilha com bastante açúcar.
  6. Leva ao forno por uns 20 a 30 minutos (dependendo do tamanho), até ficarem bem dourados, retira do forno e deixa resfriar antes de comer, guarda dentro de uma embalagem ou frasco hermeticamente fechada.

Informação Nutricional

Doses: 16・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3210 kcal・Gorduras: 112 g・Hidratos de Carbono: 476 g・Proteínas: 60 g

9 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. OI.
    Faz tempo que procuro alguma receita de biscoitos de Azeite de Portugal e experimentei estes. Acabei de fazer a massa, ainda não assei, mas tive muita dificuldade em despregar a massa das mãos… muitíssimo pegajosa e acrescentai farinha até certo limite pois sei que se adicionar demasiado altero a receita. Neste momento deve dar para tender com a mão ligeiramente untada de óleo ou azeite (lembra a massa do Pão de Queijo mineiro do Brasil). Fica a pergunta: esta massa é para ser sovada (desenvolver glúten)? – Ou apenas misturada até incorporar os ingredientes??
    Grato pela atenção!

    • hummm, bem primeiro á tua pergunta, não ela não é esse tipo de massa é uma massa básica, só misturar, ela depois de cozida fica estaladiça por fora e meio a desfazer por dentro :)

      em relação a ficar demasiado húmida, bem a receita é tradicional (o que quer dizer que os ingredientes não são totalmente fixos, usa-se olho e canecas, eu pôr gramas e tal é para ajudar mas é sempre ajustado), normalmente só deito a aguardente aos poucos ou nem ponho se já sinto que está solta, provavelmente usaste ovos demasiado grandes (eu uso sempre ovos M para biscoitos em caso de duvida) ou foi a aguardente que passou a mais!

      sim acrescentar a mais farinha pode tornar os biscoitos farinhentos, eu digo acrescenta um pouco mais de farinha e vê como fica, se continuerem demasiado peganhentos, então faz eles ás colheradas e vê como saem, depois se puderes volta a fazer a receita outra vez com cuidado para a massa não ficar demasiado húmida :)

  2. Atualização:
    Depois de um par de horas de descanso na geladeira (frigorífico :)), (aqui no Brasil – RJ é bom esperar a noite para usar o forno porque no ‘Verão’ é muito quente de dia e reparei que altera as temperaturas do forno rustico básico que uso) a massa ficou perfeita para moldar e os biscoitos ficaram de casquinha estaladiça e mais parecido a bolo ou pão de mel por dentro. O gosto me lembrou os Biscoitos de Escalhão que minha avó fazia! – De fato, os ovos aqui são grandes e acho que escapou demasiada cachaça. Vi variações desta receita com 500 g de farinha, dois ovos inteiros + duas gemas. Se usar a gema sem a clara deve dar para ser mais generoso com a aguardente, rum, etc.
    Grato pela atenção!

    • boa :) pois quando são estas receitas mais rústicas, é bom deixar ingredientes que podem alterar demasiado a receita para o fim, é como a fazer cookies, deixas os aditivos, pepitas, cacau, sal para o fim quando sabes que já tens uma boa massa e que adicionar eles não vai alterar em demasiado o resultado final!

    • Bem eu tenho muitos livros de cozinha tradicional portuguesa, inclusive um só da ilha terceira, fui ver e não encontrei nenhum de azeite dos açores… não sei de nenhuma receita tradicional de biscoito de azeite dos açores… mas se encontrares, diz-me que eu faço! :D

  3. eu acabei de os fazer e estao uma maravilha faz me lembrar os biscoitos de azeite e aguardente que fazia a minha avo,,, adorei mesmo obrigada pela receita

    • Tenho que experimentar fazer uns de aguardente, eu até tenho aqui meia garrafa de aguardente por causa da melosa hehehe :D

Deixa o teu comentário :)

Ervilhas com Ovos Escalfados

Truques e Dicas com Congelados