Biscoitos bem crocantes e deliciosos, tradicionalmente feitos na Beira Baixa.
Biscoitos rápidos de fazer, basicamente são um biscoito tradicional onde se troca a manteiga ou margarina por azeite.
Receita de Biscoitos de Azeite da Beira Baixa
Ingredientes
- Farinha – 400gr
- Açúcar – 150gr
- Azeite – 100ml
- Ovos – 3
- Aguardente – 2 Colheres de sopa
- Ovo – Para pincelar
- Açúcar – Para polvilhar
Instruções
- Numa taça grande junta os ovos, o azeite e o açúcar, bate bem até obteres um creme suave.
- Agora vais deitar a farinha num tabuleiro e fazer uma cova no meio, deita a mistura e amassa uns minutos, depois deita a aguardente e amassa bem por mais uns minutos, até obteres uma massa moldável e que não se agarre nos dedos (acrescenta mais um pouco de farinha se colar).
- Pré-aquece o forno a 180ºC e dispõe papel anti-aderente em 2 tabuleiros, para por os biscoitos.
- Agora vais moldar a massa, retira bolas do tamanho de nozes, podes fazer as bolinhas tradicionais, ou esses, és, nós, círculos ou tranças.
- Põe os biscoitos nos tabuleiros, deixa um pouco de espaço entre os biscoitos para não colarem, pincela com ovo batido e polvilha com bastante açúcar.
- Leva ao forno por uns 20 a 30 minutos (dependendo do tamanho), até ficarem bem dourados, retira do forno e deixa resfriar antes de comer, guarda dentro de uma embalagem ou frasco hermeticamente fechada.
Informação Nutricional
Doses: 16・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3210 kcal・Gorduras: 112 g・Hidratos de Carbono: 476 g・Proteínas: 60 g
OI.
Faz tempo que procuro alguma receita de biscoitos de Azeite de Portugal e experimentei estes. Acabei de fazer a massa, ainda não assei, mas tive muita dificuldade em despregar a massa das mãos… muitíssimo pegajosa e acrescentai farinha até certo limite pois sei que se adicionar demasiado altero a receita. Neste momento deve dar para tender com a mão ligeiramente untada de óleo ou azeite (lembra a massa do Pão de Queijo mineiro do Brasil). Fica a pergunta: esta massa é para ser sovada (desenvolver glúten)? – Ou apenas misturada até incorporar os ingredientes??
Grato pela atenção!
hummm, bem primeiro á tua pergunta, não ela não é esse tipo de massa é uma massa básica, só misturar, ela depois de cozida fica estaladiça por fora e meio a desfazer por dentro :)
em relação a ficar demasiado húmida, bem a receita é tradicional (o que quer dizer que os ingredientes não são totalmente fixos, usa-se olho e canecas, eu pôr gramas e tal é para ajudar mas é sempre ajustado), normalmente só deito a aguardente aos poucos ou nem ponho se já sinto que está solta, provavelmente usaste ovos demasiado grandes (eu uso sempre ovos M para biscoitos em caso de duvida) ou foi a aguardente que passou a mais!
sim acrescentar a mais farinha pode tornar os biscoitos farinhentos, eu digo acrescenta um pouco mais de farinha e vê como fica, se continuerem demasiado peganhentos, então faz eles ás colheradas e vê como saem, depois se puderes volta a fazer a receita outra vez com cuidado para a massa não ficar demasiado húmida :)
Vai acrescentar farinha até poder moldar a massa. Tira bocadinhos, com a mão esfrega e faz rolinho, depois molda em S, T ou redondos. Não deve colocar a massa diretamente sem fazer isso.
Bom apetite!
Hehehe boa dia, mesmo que com S e T não consegues soletrar nada :D Até a próxima!
Atualização:
Depois de um par de horas de descanso na geladeira (frigorífico :)), (aqui no Brasil – RJ é bom esperar a noite para usar o forno porque no ‘Verão’ é muito quente de dia e reparei que altera as temperaturas do forno rustico básico que uso) a massa ficou perfeita para moldar e os biscoitos ficaram de casquinha estaladiça e mais parecido a bolo ou pão de mel por dentro. O gosto me lembrou os Biscoitos de Escalhão que minha avó fazia! – De fato, os ovos aqui são grandes e acho que escapou demasiada cachaça. Vi variações desta receita com 500 g de farinha, dois ovos inteiros + duas gemas. Se usar a gema sem a clara deve dar para ser mais generoso com a aguardente, rum, etc.
Grato pela atenção!
boa :) pois quando são estas receitas mais rústicas, é bom deixar ingredientes que podem alterar demasiado a receita para o fim, é como a fazer cookies, deixas os aditivos, pepitas, cacau, sal para o fim quando sabes que já tens uma boa massa e que adicionar eles não vai alterar em demasiado o resultado final!
Como se faz biscoutos de azeite a moda acoriano
Bem eu tenho muitos livros de cozinha tradicional portuguesa, inclusive um só da ilha terceira, fui ver e não encontrei nenhum de azeite dos açores… não sei de nenhuma receita tradicional de biscoito de azeite dos açores… mas se encontrares, diz-me que eu faço! :D
Fiz ficaram deliciosos obrigado
eu acabei de os fazer e estao uma maravilha faz me lembrar os biscoitos de azeite e aguardente que fazia a minha avo,,, adorei mesmo obrigada pela receita
Tenho que experimentar fazer uns de aguardente, eu até tenho aqui meia garrafa de aguardente por causa da melosa hehehe :D
Uma delícia de biscoitos, crocantes por fora e a desfazer por dentro, hoje em dia de chuva e frio sabem muito bem, é um cheirinho delicioso.
Mesmo! Aliás amanhã eu vou fazer uns biscoitos de canela (na minha cabeça estão na mesma categoria que os biscoitos de azeite, simples e rústicos) e um bolo de banana para a minha irmã… só porque sim! e bem tenho demasiadas bananas hahahah :D Obrigado pelo comentário e feliz fim de semana!