in

Biscoitos Torcidos de Valongo

Feliz Domingo de Páscoa! :D E para esta altura do ano nada como biscoitos, aliás existe uma razão para eu escolher estes biscoitos, eu nunca tinha feito esta receita de biscoitos e pensei… ok biscoitos para a Páscoa, porque não, estes típicos de Valongo são bem tradicionais para esta altura do ano, vamos a isto!

Agora que fiz e provei… ui… estes biscoitos são de-li-ci-osos!!!! Sou capaz de dizer que são um dos meus novos biscoitos favoritos e talvez neste especial de receitas da Páscoa… a melhor receita? Se não a melhor uma das melhores e para uns biscoitos tão simples tenho que dizer que são fantásticos e altamente recomendados para a Páscoa ou para acompanhar um chá ou como presente, se alguém me der um saquinho destes biscoitos eu vou ficar bem contente hehehe.

Ah também experimentei com os tamanhos dos biscoitos para descobrir o tamanho ideal, é o mais pequeno hehehe, depois podem ver exemplos nas fotos em baixo, eu fiz 22 biscoitos, mas se fizerem todos com o tamanho mais pequeno deve dar facilmente para uns 30 biscoitos, vamos então a receita.

Receita de Biscoitos Torcidos de Valongo

Biscoitos Torcidos de Valongo

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita tradicional portuguesa dos biscoitos torcidos de Valongo, perfeitos para a Páscoa.

Ingredientes

  • Farinha sem Fermento – 200gr
  • Açúcar – 100gr
  • Manteiga sem Sal – 75gr (A Temperatura Ambiente)
  • Fermento – 1/2 Colher de Chá
  • Ovo – 1
  • Gemas – 2 (1 Para Pincelar os Biscoitos)
  • Canela – 1 De Chá
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Deita todos os ingredientes numa taça (exceto 1 das gemas), mistura e amassa até obteres uma bola de massa.
  2. Retira pedaços de massa (o ideal é pesares +/- cada pedaço assim vais obteres biscoitos todos iguais), eu usei uns 15gr a 20gr escolhe uma medida que gostes e repete.
  3. Molda cada pedaço de massa num rolo com uns 10cm de comprimento, depois enrola este como vês nas fotos meta com um lado com um laço e o resto enrolado entre si, podes precisar de enfarinhar um pouco a bancada, eu a cada 3 a manteiga começava a tornar a massa peganhenta, logo enfarinha um pouco para tornar mais fácil moldar os biscoitos mas não exageres.
  4. Dispõe os biscoitos num tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
  5. Pré-aquece o forno a 180ºC.
  6. Quando tiveres todos os biscoitos moldados, bate a gema e pincela esta em cada biscoito pelas fotos que vi online, o visual destes biscoitos não são cada biscoito perfeitamente pincelado é mais um risco por cima de cada um.
  7. Por fim leva ao forno a assar, devem ficar prontos em 10 a 15 minutos, no meu caso foram os 15 minutos, bom proveito e uma Feliz Páscoa!
Notas: Eu liguei o forno depois de fazer a massa, mas demorei algum tempo a moldar todos os biscoitos, por isso eu diria se é a primeira vez, ligar o forno quando tiveres metade dos biscoitos feitos, se não é a primeira vez e consegues moldar rápido liga o forno depois de fazeres a massa.

Não é nota, eu gostei tanto que passado uns dias fiz outra fornada, era porque tinha ingredientes a mais… é essa a minha desculpa ;D

Esta receita de Biscoitos Torcidos de Valongo foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1801 kcal・Gorduras: 76 g・Hidratos de Carbono: 248 g・Proteínas: 34 g

Deixa o teu comentário :)

Kitkat Easter Coelhinho da Páscoa

Frango Assado de Limão