O Dango é um bolinho tradicional japonês feito à base de mochiko (farinha de arroz glutinoso), água e açúcar, este é originário do período Heian (794-1185), acredita-se que tenha sido trazido da China, tornando-se desde então uma das sobremesas mais populares e acessíveis do Japão. A sua textura macia e ligeiramente elástica, combinada com diversos aromas, tornou o Dango num dos wagashi (doces tradicionais japoneses) apreciado em diversas ocasiões, sendo frequentemente servido para acompanhar chá-verde ou como um docinho de rua.
Como é natural, o Dango evoluiu para incluir inúmeras variações regionais e sazonais. Entre as mais conhecidas encontram-se o Mitarashi Dango, coberto com um xarope agridoce de molho de soja, o Anko Dango, servido com pasta de feijão azuki (é dango comum numa espetada, mas coberto de pasta de feijão doce num dos lados), e o Hanami Dango, com as suas características três cores que simbolizam a primavera (de notar que esta ultima tem 2 versões diferentes… uma versão tens as 3 cores, mas sabem todos ao mesmo, dango doce e a outra versão tens as 3 cores, mas cada uma com o seu aroma diferente, normalmente doce, sakura/morango e matcha, claro a versão com diferentes sabores é a melhor hehehe). A versão Matcha com Kinako representa uma das muitas interpretações contemporâneas deste doce ancestral, incorporando o sabor intenso do chá-verde matcha e o aroma terroso do kinako (farinha de soja torrada), oferecendo uma experiência diferente e deliciosa!
O processo de preparação do Dango é bastante simples, com os bolinhos de massa de arroz são moldados em pequenas esferas, cozidos em água a ferver e depois arrefecidos, antes de serem servidos em espetos de madeira ou individualmente, também é comum depois de arrefecidos, torrar ou grelhar estes um pouco para dar uma textura diferente e tornar o dango mais mole e agradável.
Esta versão que faço hoje é uma pseudo-receita, só porque estou a usar Dangako de Matcha, isto é uma mistura de farinha para fazer dango já adoçada e já com matcha, o que reduz um pouco o trabalho (também estou a fazer em portugal onde arranjar dangako é mil vezes mais fácil do que arranjar joshinko (farinha de arroz) e shiratamako (farinha doce de arroz) para fazer o meu dangako), eu vou deixar nas notas em baixo o pacote e instruções japonesas, também é de notar que esta marca de dangako já trás açúcar, mas existem outras que não, logo eu vou pôr essa nota na receita também, mas facilmente compras dangako e juntas matcha para ter o mesmo resultado, aliás presumo que o matcha usado aqui é da categoria culinária, logo até podes arranjar matcha de melhor qualidade e aroma e podes ajustar a quantidade para ter um sabor mais intenso! ;D Vamos á receita!
Dango Matcha com Kinako • Bolinhos de Arroz com Chá-Verde Matcha
Dango Matcha com Kinako • Bolinhos de Arroz com Chá-Verde Matcha

O Dango Matcha com Kinako é uma deliciosa iguaria japonesa que combina a textura macia e elástica do dango com os sabores distintivos do matcha (chá verde em pó) e kinako (farinha de soja torrada).
Ingredientes
- Dangako de Matcha – 200gr
- Água – 190ml (Morna)
- Água – Para Cozer
- Açúcar – 2 Colheres de Sopa (Só se o Dangako não tiver Açúcar)
- Sal – Uma Pitada
- Kinako – 30gr
- Kokuto – A Gosto (Açúcar Preto Japonês)
Instruções
- Começa por deitar o dangako de matcha numa tigela, adiciona a pitada de sal e açúcar (só se o dangako não tiver açúcar), mistura bem.
- Adiciona agora os 190ml de água morna aos poucos sempre misturando entre cada adição, o ideal é não deitar a água toda de uma só vez, porque tu queres uma massa consistente não demasiado dura e não demasiado mole, logo por vezes são 190ml de água, por vezes é um pouco menos, amassa até teres uma textura consistente que permite moldar, os japoneses dizem que têm a consistência do lóbulo da orelha.
- Divide a massa em porções iguais, o ideal é usa uma balança, bolinhas iguais vão cozinhar por igual, e enrola cada uma num formado de uma bola, com aproximadamente 2-3 cm de diâmetro.
- Agora se fores servir o dango em espetadas passa este passo, mas se fores servir como eu servi em tigelas o tradicional é dar uma dedada em cada bola para ter um formato mais similar a um disco, dispõe as bolas numa travessa com papel antiaderente, para não colar, prepara uma tigela grande com água fria e cubos de gelo.
- Leva uma panela com bastante água ao lume alto para ferver, tu queres a água a ferver, mas não a borbulhar efusivamente, deita então uns quantos dango, não demasiados de uma só vez, espera até começarem a flutuar (uns 2 a 3 minutos) e depois deixa cozinhar na superfície mais 1 a 2 minutos.
- Retira com uma escumadeira, deita na tua tigela com água fria, deixa estes na água por 1 minutos, enquanto arrefecem, adiciona mais dango na água a ferver.
- Retira os dango da água fria e deixa escorrer bem e já está!
- E está pronto a servir, neste caso numa tigela com uma pitada de kinako e um fio de kokuto liquido, bom proveito!















Podes guardar o dango no frigorífico num recipiente hermético para comer mais tarde, mas nota que este vai endurecer bastante, dai que é comum aquecer este ou grelhar antes de servir.
Aqui está a marca e instruções do Dangako de Matcha como já disse antes no Japão é muito como todos estes produtos intermédios de culinária para facilitar ou retirar a parte mais complicada de receitas, ao contrário de teres a receita toda pronta e é só juntar isto ou aquilo e cozinhar, eles só facilitam, logo muitas vezes tem instruções longas de preparação.
Esta receita de Dango Matcha com Kinako • Bolinhos de Arroz com Chá-Verde Matcha foi criada inicialmente no Iguaria.com.