in

Salada de Gelatinas

Feliz 25 de Abril, eu sei um Domingo, não tem piada nenhuma, mas para não sair do especial e para celebrar o nosso dia da Liberdade que tal outro tipo de salada, uma salada de gelatinas!

Sim mais outra receita tão simples que eu não sei porque é que estou a escrever, de qualquer forma é exatamente como parece, fazer diferentes tipos de gelatinas, cortar todas em cubos e juntar tudo numa taça, pode não ser complicado mas acredita em mim quando digo que é… glorioso! ;D Vamos a receita…

Receita de Salada de Gelatinas

Salada de Gelatinas

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

O que é melhor que uma gelatina? Um monte de gelatinas!

Ingredientes

  • Gelatina de Morango – 1 Saqueta
  • Gelatina de Melancia – 1 Saqueta
  • Gelatina de Laranja – 1 Saqueta
  • Gelatina de Ananás – 1 Saqueta

Instruções

  1. O tipo de gelatina que escolhi é o tradicional de animal, a razão é simples é o mais saboroso e tem a melhor textura nada contra gelatinas vegetais, mas estas nunca tem aquela textura bem sólida de uma gelatina natural.
  2. Também retirei um pouco da água, a mistura é sempre 500ml de água para cada saqueta, eu adicionei só 450ml só para garantir que a gelatina fica um pouquinho mais sólida.
  3. Junta 250ml de água quente 1 saqueta de gelatina, mistura bem, depois junta 200ml de água fria, mistura e deita numa travessa retangular e leva ao frigorífico coberta com película aderente.
  4. Repete para cada tipo de gelatina, no dia seguinte corta com uma faca as gelatinas e serve tudo junto numa taça, já está, bom apetite.
Notas: Obviamente deves podes usar os sabores que quiseres, a minha única recomendação é que escolhas variações com cores diferentes, fica sempre mais bonito! Também escolhi gelatina da Royal porque eu sei que essa marca não poupa no sabor, na gelatina e sei que fica bem sólida, também das marcas tradicionais de gelatina é a que acrescenta menos açúcar.

Já agora como nota extra não gosto nada que todas as marcas de gelatina só mostram a informação nutricional em produto reconstituído (ie a água com a gelatina) o que torna muito difícil perceber afinal quantas calorias tem a gelatina… aliás todos sabemos que uma pessoa come facilmente 2 ou 3 taças de gelatina sem problemas, por isso eu vou dar-me ao trabalho!

Então cada saqueta tem +/- calorias: 397kcal, gorduras: 0.1gr , hidratos de carbono: 88gr (100% destas açúcar) e proteínas: 11gr, com isto multiplico por 4 e fico com o total desta receita que está em baixo para 4 saquetas inteiras ou 1 litro de gelatina.

Então não é suposto gelatina se saudável e ter poucas calorias? Sim até juntares o açúcar, bem cada pacote dá para +/- 4 taças de gelatina (eles dizem no pacote 5 mas outra vez é um pouco enganador essas são umas tacinhas de gelatina muito pequenas, tão pequenas que se fosse num restaurante ia haver reclamações), logo esta receita deu para umas 16 taças de gelatina em média, cada taça de gelatina vai ter então: calorias: 99kcal, gorduras: 0gr, hidratos de carbono: 22gr (100% destas açúcar) e proteínas: 3gr. O que é basicamente o mesmo que 2 iogurtes simples.

O que eu acho incrível é a quantidade de açúcar, 1 litro de gelatina com sabor (o equivalente a 2 caixas de gelatina ou 4 saquetas) tem 352gr de açúcar… isso é muito açúcar… começa a fazer sentido os esquemas das empresas de gelatinas com a “esconder info nutricional”…. bem isto era suposto ser uma celebração… Feliz 25 de Abril? ;D

Esta receita de Salada de Gelatinas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1588 kcal・Gorduras: 0.4 g・Hidratos de Carbono: 352 g・Proteínas: 44 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Olá Hugo, achei muito interessante e caricato as suas contas e a ideia da salada de gelatinas. Muito obrigada 😊 e bem haja!

    • Eu sei hehehe mas por vezes mesmo na brincadeira vou tentando dar umas boas dicas ;D

      Numa história a parte, lembra-me quando era muito pequeno e estava na casa de um colega e a mãe dele disse que podíamos comer iogurte com aroma de banana ou uma banana e eu disse que queria ambos, não tanto porque tinha muita fome, mais por curiosidade da mistura e a mãe do meu colega toda ofendida disse que não, que tinha que escolher, eu acho que por vezes as pessoas habituam-se e depois esquecem-se de como é divertido e interessante experimentar coisas novas e diferentes, por vezes vai sair parvoíce mas nunca se sabe se não experimentar!

      Isso lembra-me que a próxima salada de gelatinas vou misturar pacotes e ver o que sai hahahah :P

Deixa o teu comentário :)

Salada de Entrecosto de Porco

O que é uma Salada?