in

Como Criar Bolos Fofos e Húmidos

Esta pergunta aparece muitas vezes, será que o bolo é fofo, será que é húmido, quero um bolo fofinho, bem claro que existem bolos para todos os gostos, mas eu posso sempre dar algumas dicas em como escolher uma receita em que o bolo quase de certeza vai ser bem fofo e húmido como também formas de modificares ou guardares um bolo para ficar mais fofinho ;D E claro se tiver um bom exemplo aqui do iguaria eu vou pôr em baixo…. Vamos a isto!

Tipos de Bolos Fofinhos e Húmidos


Bolos baseados em Óleos – Isso não quer dizer que um bom bolo que use manteiga, banha, margarina ou outra qualquer gordura sólida não crie um bolo fofo, mas sim que existe uma razão porque 99% dos bolos comerciais são feitos com óleo, porque assim ficam mais cremosos e fofos. Exemplo: Bolo de Chocolate de Óleo.


Bolos com mais Líquidos
– Esta não falha, mas bolos com mais água (como muitos bolos de cacau), bolos de iogurte, bolos de leite, tendem a ser bastante mais moles como é esperado, muito porque devido a humidade o farinha não tem muito onde agarrar. Exemplo: Bolo Fofo de Iogurte.


Bolos com uma Calda
– Outro truque das padarias comerciais é fazer um bolo bem seco e depois regar generosamente com uma calda como o bolo já está feito a calda não vai evaporar e logo o bolo fica mole, húmido e cremoso, também a adição da calda ajuda a preservar ainda mais o bolo, claro que não tens de juntar uma calda de açúcar podes juntar caldas com aromas como laranja ou juntar leite quente. Exemplo Pão-de-Ló com Calda ou Bolo Húmido de Limão.


Bolos de Frutas ou Legumes
– Bolos que levam frutas ou legumes tendem a ser muito mais húmidos porque as frutas e legumes em si tem muita água, também tendem a ser bolos que precisam de mais tempo de forno. Exemplo: O Melhor Bolo de Cenoura do Mundo! ;D


Bolos com Recheios e Coberturas
– Em especial se estas foram húmidas, um recheio de chocolate espesso e uma cobertura de glacé não vão tornar um bolo mais húmido mas vão ajudar ao bolo a não perder humidade, mas se o bolo estiver recheado de chantilly ou geleia e coberto de chantilly este vai aos poucos absorver a humidade e ficar mais cremoso e húmido. Exemplo: Bolo Três Leches (Este bolo tem uma cobertura húmida e também recebe uma calda).

Dicas e Truques para Criar Bolos Fofos, Cremosos e Húmidos

Não Juntes Manteiga Derretida – A não ser que a receita peça, junta sempre manteiga a temperatura ambiente ou fria, só porque manteiga derretida tende a não misturar bem e logo ao assar vais ter um bolo com partes com demasiada manteiga e moles e outras secas com nenhuma manteiga.

Não Bater Demasiado o Bolo – Ao contrário de um pão, num bolo tu não queres criar ligações de glúten na farinha, isso cria um bolo mais denso e duro, se bateres demasiado o bolo arriscas a que isso aconteça ou pior que alguns dos ingredientes separem da massa, para fazer um bolo bate-se só o necessário para ligar os ingredientes.

Cuidado a Cortar no Açúcar – Eu vejo muita gente a escolher receitas e depois corta no açúcar, se cortares umas gramas ou arredondar não tem problema, mas nota que o açúcar não só dá a doçura do bolo mas também açúcar atrai água e a presença do açúcar vai prender a água dentro do bolo e logo a humidade do bolo, retiras demasiado açúcar e podes ficar com um bolo demasiado duro.

Não Deixes o Bolo Demasiado Tempo no Forno – Eu sei parece óbvio mas muita gente vê na receita 30min e o seu forno é melhor ou a receita estava um pouco mal contada e o bolo está feito em 25min e mesmo assim fica no forno mais 5 minutos, isso são 5 minutos em que o bolo em vez de cozer está a desidratar, vê sempre o tempo de assar como uma guia, mas tu é que tens de estar de olho para tirar o bolo logo que esteja no ponto.

Adiciona um Recheio e ou uma Cobertura – Como disse em cima isso vai sempre ajudar a manter a humidade do bolo e se o bolo for um pouco mais seco a torna-lo mais cremoso e húmido e mesmo que não dê vai sempre ser mais agradável comer um bolo mais seco com um creme bem húmido.

Guarda o Bolo Coberto ou Embrulhado – Um bolo sem coberturas dura bem uns dias a temperatura ambiente, mas tal como pão se deixares numa caixa de pão, coberto ou até com uma toalha ou papel absorvente por cima este vai desidratar muito mais devagar e logo dura mais, também se tiveres que guardar o bolo no frigorífico ou congelador guarda este embrulhado em película aderente, não te esqueças que o frigorífico e congelador não só refrigeram mas também desidratam um pouco os alimentos.

Um Bolo Cortado é um Bolo Desidratado – Ao cortar o bolo a parte cortada é a parte que vai desidratar mais rapidamente, por isso é sempre boa ideia cobrir o bolo ou até pôr película aderente nessa parte, se por exemplo aparares o bolo para ficar mais bonito é boa ideia cobrir este o mais rapidamente possível com um glacé, chocolate ou chantilly para impedir o bolo de começar a desidratar.

E já está, já agora o bolo da foto principal é um bom exemplo de um bolo bem fofinho e húmido, uma bela torta ou como os brasileiros dizem rocambole de abóbora :P Uh será que me esqueci de alguma boa dica para criar bolos fofos e húmidos, digam da vossa justiça nos comentários e até a próxima! ;D

Deixa o teu comentário :)

Bolo de Cenoura com Coco

Especial Saladas Quase Todas de Batata