in ,

Bolo de Chocolate do Hugo

Iguaria_Bolo-de-Chocolate-H

Olha olha o meu bolo de anos! Bem se quero bolo nada como fazer eu mesmo para ficar como eu gosto, piada é que eu queria fazer um H gigante mas depois toda a gente dizia que era um I …. tsss tsss ;) O bolo é simples de chocolate com uma cobertura de mousse de chocolate e decorado com maltesers e pauzinhos de chocolate branco :)

Este é um bolo simples mas que demora um pouco de tempo a fazer, mas que o resultado final vale a pena com chocolate sobre chocolate, um bolo super húmido e fofo de chocolate, mesmo decadente!

Eu também usei uma forma quadrada, mas o bolo também fica bem numa forma regular redonda.

Receita de Bolo de Chocolate do Hugo

Ingredientes

Bolo de Chocolate

Mousse de Chocolate

Instruções

  1. Pré-aquece o forno a 180ºC e começa a preparar a forma, unta a forma com manteiga e cobre o fundo e lados com papel vegetal, depois cobre o papel com mais manteiga e peneira um pouco de cacau para forrar bem a forma.
    Iguaria_Forma-Retangular-Polvilhada-Cacau
  2. Agora num pequeno tacho junta o cacau, a manteiga, o óleo de girassol e a água e leva ao lume médio alto até ferver, logo que começar a ferver o óleo vai separar da água, mexe e retira do lume.
    Iguaria_Creme-de-Chocolate
  3. Numa tigela junta a farinha e fermentos peneirados, seguido do açúcar, acúcar mascado e uma pitada de sal, depois adiciona a mistura quente com o cacau e bate bem para ficar tudo bem misturado.
    Iguaria_Juntar-os-Secos
  4. A parte noutra tigela vais adiciona os ovos, um a um batendo entre cada adição seguido do extrato de baunilha, leite e o bicarbonato, depois de tudo misturado adiciona esta mistura a mistura do cacau e farinha, bate tudo bem.
    Iguaria_Massa-Bolo-Chocolate
  5. Deita por fim o preparado na forma e leva a cozer, este bolo deve cozer rápido uns 25 minutos para ficar pronto, usa um palito espetado no meio do bolo se este sair limpo o bolo está cozido e pronto para tirar.
    Iguaria_Bolo-de-Chocolate-Cozido
  6. Enquanto o bolo arrefece (deixa ele arrefecer pelo menos uns 10 minutos na forma), começa a fazer a mousse.
  7. Junta o chocolate aos pedaços com a manteiga num banho-maria (banho-maria é juntar 2 tachos, um mais pequeno que o outro, no maior adicionas água quente, o mais pequeno pões dentro do maior e deitas os ingredientes no mais pequeno) deixa derretes até obteres um creme suave.
  8. Enquanto o chocolate derrete, separa as gemas das claras e bate as claras em castelo.
  9. Ás gemas junta o açúcar e bate ambos até obteres um creme esbranquiçado e suave.
  10. Por esta altura o chocolate já deve estar derretido, deixa cair este em fio para dentro da mistura das gemas sempre batendo (para aumentares a temperatura das gemas gradualmente e impedir estas de coagular).
  11. Por fim envolve as claras em castelo com o creme de chocolate e já está, leva ao frigorífico uns 30 minutos para ficar um pouco mais rijo.
    Iguaria_Mousse-de-Chocolate-Caseira
  12. Quando o bolo estiver mais fresco (eu esperei 1 hora), retira a mousse do frigorífico e cobre o bolo completamente, depois decora este ao gosto com os maltesers e os pauzinhos de bolacha de chocolate branco, usa smarties ou outro doce que fique giro, bom proveito!
    Iguaria_Virar-o-Bolo-Chocolate
    Iguaria_Cobrir-com-Mousse
    Iguaria_Bolo-Coberto-de-Chocolate

Gostaste da receita? Partilha ela com os teus amigos ou faz like no facebook, obrigado! :)

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 100 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 4027 kcal・Gorduras: 186 g・Hidratos de Carbono: 543 g・Proteínas: 63 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Kabaya Pandas de Chocolate

Salmão com Batatas no Forno