in

Como Demolhar Feijão e Grão

Iguaria-Rehidratar-Feijao

Então porque comprar sementes, feijões e grãos secos? Porque não usar os de lata ou frasco já cozidos, bem a principal razão é sabor! Um feijão bem demolhado tem um sabor mais forte e natural que um feijão já cozido não só isso, a maioria dos feijões pré-cozinhados já perderam nutrientes e por vezes para os conservar é adicionado conservantes, tudo isso coisas não muito boas para tua saúde!

Mas então quais são os tempos e técnicas que tens de usar para demolhar / re-hidratar os feijões, grãos ou sementes?

Bem como seria de esperar cada feijão tem o seu tempo diferente, no entanto para feijão que precisa de ficar de molho de um dia para outro existe uma boa técnica para acelerar o processo (não serve para feijão que só precisa de um par de horas!!!), começas por lavar o feijão, depois deitas este numa panela com água a cobrir, depois levas ao lume e quando começar em ebulição, deixa cozinhar por 1 minuto, depois retira a panela do lume e deixa tapada por 1 hora, este processo só acelera como se tivesse estado uma noite inteira de molho, mas não substitui pelo menos 1 hora de molho ou mais.

O processo para deixar de molho é simples e normalmente envolve deixar os feijões dentro de água (normalmente 3 vezes mais de água por feijão) durante o tempo recomendado na tabela em baixo.

Leguminosas Secas Tempo de Molho Tempo de Cozer Tempo de Cozer á Pressão
Feijão Frade 4 horas 60 min 10 min
Feijão Manteiga Uma Noite (+/- 12h) 60 a 90 min 10 min
Feijão Branco Uma Noite (+/- 12h) 60 a 90 min 10 min
Feijão Encarnado Uma Noite (+/- 12h) 60 a 90 min 10 min
Grão de Bico Uma Noite (+/- 12h) 90 a 150 min 15 a 20 min
Feijão Preto Uma Noite (+/- 12h) 60 a 90 min 10 min
Feijão Catarino Uma Noite (+/- 12h) 60 a 90 min 10 min
Feijão Preto Anão 6 horas 45 a 60 min 15 a 20 min
Feijão Azuki 2 horas 45 a 50 min 15 a 20 min
Favas Secas Uma Noite (+/- 12h) 45 a 60 min Não Recomendado!
Lentilhas Vermelhas 1 a 2 horas 20 a 30 min 5 a 7 min
Lentilhas Verdes 2 a 4 horas 30 a 45 min 6 a 8 min
Feijão de Lima Uma Noite (+/- 12h) 60 a 90 min Não Recomendado!
Feijão Verde Uma Noite (+/- 12h) 45 a 60 min 15 a 20 min
Feijão Pinto Uma Noite (+/- 12h) 90 min 10 min
Tremoços Uma Noite (+/- 12h) 150 a 180min 40 a 60 min
Ervilhas Secas 2 a 4 horas 35 a 40 min Não Recomendado!
Feijocas Uma Noite (+/- 12h) 90 a 120 min 15 min
Soja Uma Noite (+/- 12h) 180 min 15 min

É também de notar que podem tentar o que se chama de uma demolha quente, isto é em vez de deixar em água por X horas, levam o feijão seco com água a um tacho ao lume, deixam ferver por uns 3 a 4 minutos e depois deixam dentro da água por +/- 1/3 do tempo, isto é se usarem soja em vez de ficar 12 horas na água ela fica só 4 horas até poderes cozer, no entanto este truque não serve para todos os tipos de feijão, alguns podem ficar mais duros do que normal depois de cozidos ou se o feijão for grande pode não ficar bem demolhado, por isso não é uma dica que funcione bem com todos os feijões, mas podem sempre experimentar e depois deixar o comentário aqui se funcionou bem ou não.

E já está espero que tenham gostado das dicas, ah e esquecemos de algum feijão seco? Comentem em baixo! :D

9 Comentários

Deixa uma Resposta
    • uau… feijão pedra, ora ai está um feijão que já não vejo á anos, vou ver se encontro os tempos para ele ou ver se encontro algum a venda :)

    • A pois é… e feijão roxinho tem pelo menos 2 tipos (feijão roxo e feijão roxinho), tenho que ir pesquisar quais são os tempos (infelizmente esses feijões não são tão comuns em Portugal), mas presumo visto o tamanho e o uso, que sejam ambos muito similares aos tempos do feijão encarnado :)

  1. O que é interessante é que eu pensava que o grão necessitava de sal no processo de re-hidratação. Habituada a ver a minha mãe a deixar o bacalhau, de molho, junto com o grão. Afinal não é necessário, pois não? Obrigada.

    • Não é preciso, mas eu já li que muitas vezes é adicionado sal, sumo de limão ou até bicarbonato sódio, a ideia é ao demolhar o grão o sal/limão/bicarbonato vai de alguma forma tornar a pele do grão mais mole e como tal este vai ficar mais tenro ao cozinhar, mas eu já experimentei com sal e sem e não notei diferença, ainda não experimentei demolhar com sumo de limão ou bicarbonato de sódio, por isso não posso comentar, talvez seja uma boa experiência para um dia destes :D

    • Tem razão, fui ver ao livro, fui eu que passei mal, obrigado pela nota, também aproveitei e deixei outra dica sobre uma demolha a quente, não é necessariamente uma super boa dica, mas sempre pode dar jeito num aperto! Obrigado e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Salada de Batata com Salmão

Tarte de Chocolate Brownie