in

Como Guardar Ervas Frescas

Ervas frescas fazem toda a diferença, são um tempero e uma base para uma série enorme de pratos, no entanto existe uma razão porque ervas secas são muito mais comuns, porque são muito mais fáceis de guardar e preservar, mas toda a gente sabe que coentros em pó não são o mesmo que coentros frescos, então que dicas é que existem e formas para guardar e preservar ervas frescas!

Dicas e Truques para Preservar Ervas Frescas

Ervas Diferentes Aguentam Tempos Diferentes – Algumas ervas aguentam bem durante bastante tempo depois de cortadas e até secam naturalmente, como tomilho ou oregãos frescos, mas a maioria se não está em terra tens de ter outros cuidados, também depende de quando essas ervas foram cortadas e depois vendidas.

Deixa as Ervas no Vaso ou Jardim – Se a erva está em terra esta vai durar muito mais tempo, isso nota-se nos supermercados a começarem a vender pequenos vasos de coentros, manjerição, salsa, porque estes na terra vão durar muito mais tempo em casa.

Guarda num Copo de Água – Tanto a salsa como os coentros podem ser guardados com os seus pés dentro de um copo água (assim continuam hidratadas) ou no caso do manjerição mergulhado dentro da água, troca a água todos os dias.

Tira as Ervas do Saco e Guarda no Frigorífico – Compras-te as ervas frescas e estas estão dentro de um saco de plástico ou presas com um elástico, primeiro tira do saco ou elástico, seca estas um pouco e embrulha em papel de cozinha para as ervas ficarem guardadas num ambiente mais seco assim vais impedir estas de apodrecer, nota que nem todas as ervas podem ser guardadas no frigorífico por exemplo manjericão fica preto e amarelado se for levado ao frigorífico.

Podes sempre Congelar – A maioria das ervas frescas podem ser congeladas num saco selado no congelador sem problemas, não vão ter a mesma textura mas para cozinhados não tem problema.

Faz Óleos ou Manteigas com Sabores – A manteiga ou óleo vai preservar as ervas e estas vão dar sabor e dar uso para cozinhados, podes ver aqui sobre manteigas de ervas ou cubos de azeite com ervas!

Como Preservar as Ervas Frescas mais Comuns

Salsa e Coentros – Estas são ervas carnudas por isso fora do frigorífico tem de ser guardadas em água ou molhadas, no frigorífico tem de ser guardadas secas enroladas em papel de cozinha e no congelador dentro de um saco selado.

Manjerição – Não pode ir ao frigorífico, deve ser guardado mergulhado em água ou com as folhas bem secas cortado dentro de um saco selado no congelador.

Rosmaninho – Enrolado em papel de cozinha dentro de um saco selado no frigorífico.

Tomilho – Podes guardar no frigorífico embrulhado em papel de cozinha, ou podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

Estragão – Podes guardar no frigorífico embrulhado em papel de cozinha, ou podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

Sálvia – Podes guardar no frigorífico embrulhado em papel de cozinha húmido, ou podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

Aneto – Podes guardar no frigorífico embrulhado em papel de cozinha húmido, ou podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

Manjerona – Podes guardar no frigorífico embrulhado em papel de cozinha húmido, ou podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

Hortelã – Corta as folhas e deixa dentro de copo de água dentro do frigorífico um pouco como manjerição, mas podes guardar no frigorífico, muda a água todos os dias. Podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

Oregão Fresco – Podes guardar no frigorífico embrulhado em papel de cozinha húmido, ou podes retirar as folhas do ramo e guardar num saco selado no congelador.

E já está, espero que esta lista e dicas tenham sido úteis, se eu me esqueci de alguma erva fresca ou querem partilhar mais dicas é só dizer nos comentários! ;D Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Bife de Alcatra com Batatas Assadas

Snacks de Edamame Grelhado e Demi Glace