O congelador ou arca congeladora hoje em dia é um aparelho essencial na cozinha, dai que muita gente até tem um frigorífico e um congelador em separado só para ter mais espaço para congelar, e eu presumo sempre que toda a gente sabe as regras básicas com o uso do congelador, mas para além de relembrar estas também é boa ideia explicar o porque e partilhar mais uns truques e dicas para congelar alimentos e falar dos alimentos que não são boa ideia congelar, vamos a isto.
Quais são as Regras a considerar ao Congelar e Descongelar
Segurança Alimentar
Primeiro é sempre a segurança alimentar, qualquer alimento que se deteriora ou tem prazo de validade quando estiver a temperatura ambiente ele vai começar a deteriorar, nota que eu disse deteriorar e não apodrecer, basicamente o que vai acontecer é todo o género de patogenios que existem no ambiente ou no próprio alimento vão começar a multiplicar-se o que não só pode criar uma quantidade demasiada grande de patogeneos como também estes podem criar toxinas e logo se ingerires podes ficar com uma intoxicação alimentar.
Dai que a regra é se não fores usar nas próximas horas então guarda no frigorífico se não fores usar hoje leva ao congelador, logo quando se congela e descongela e volta a congelar estás simplesmente a dar mais tempo as patogeneos de se multiplicarem e nota que estes não morrem quando se congela a comida, apenas ficam inanimados e as toxinas também não vão a lugar nenhum.
Um ponto importante também é que estas recomendações são genéricas isto é são extremamente conservadoras de forma a limitar o risco de uma pessoa ficar doente, quanto tempo deves guardar carne picada crua no frigorífico, é +/- 2 dias, então não podes guardar 3? ou 5? Podes e muito provavelmente depois de bem cozinhada deve estar boa, mas eu disse deve, se forem 2 dias e a carne foi triturada com todas as condições de higiene então o risco é quase nulo, se forem passados 5 dias já existe um pouco mais de risco.
Qualidade Alimentar
O outro ponto a ter em conta é a qualidade alimentar, ao congelar um alimento este vai ser transformado e isso pode afetar a qualidade do alimento, em especial a água dos alimentos, esta vai cristalizar o que cria danos como também gelo expande o que também causa mais danos, dai que muitos produtos comerciais são ultra-congelados, isto é são congelados muito rapidamente o que cria muitos menos cristais e logo os ingredientes perdem muito menos das suas propriedades.
Logo cada vez que vais congelar e depois descongelar e voltar a congelar vai criar ainda mais danos com a água a expandir e contrair e a criar mais cristais, também outra é os ingredientes ficarem queimados do frio, isto acontece quando especialmente o exterior do ingrediente sublima (isto é passa de congelado a vapor, sem passar pelo liquido) o que desidrata e “queima” o ingrediente, dai ser importante guardar ingredientes embrulhados ou dentro de caixas em vácuo.
Também ao congelar alguns alimentos e comidas vão criar condensação em especial ao congelar ou descongelar o que pode estragar o alimento, coisas como bolo congelado se não for bem embrulhado antes de ir ao congelador podes ao descongelar ter o bolo molhado.
Truques e Dicas para Congelar Comida
Olha para a Temperatura do Congelador – Tu queres o congelador em -18ºC ou perto disso, essa é a temperatura melhor para a maioria dos congelados, claro que um pouco mais ou menos não é relevante mas perto dessa temperatura ou menos é o recomendado.
Se não Fores Cozinhar Congela Imediatamente – Quanto mais rápido congelares melhor, melhor a qualidade e mais tempo vai durar.
Congela em Quantidades Pequenas – Em vez de congelar tudo numa caixa, o melhor é dividir em quantidades mais pequenas assim não tens de descongelar tudo quando queres comer só uma parte.
Embrulhar ou Sela todos as Comidas – Volto a repetir, o melhor é embrulhar bem ou melhor ainda selar com uma máquina de vácuo.
Tenta Congelar o mais Rapidamente Possível – Por exemplo se for carne ao embrulhar cada bife individualmente e pôr na prateleira mais fria do congelador vai congelar mais rapidamente e os bifes vão durar mais e vão sofrer menos dados da congelação.
Não Levar Ingredientes Quentes ao Congelador – Muito porque esse vai favorecer a condensação nos ingredientes e a condensação no congelador, o que pode danificar bastante os ingredientes e aumentar a quantidade de gelo no congelador.
Comida pode Estragar no Congelador – Mesmo ficando com uma validade muito maior comida pode-se estragar no congelador e logo tens de ter cuidado e ver se a comida tem bolor ou tem uma aparência estranha ou cheiro estranho, ou ainda melhor com uma caneta de álcool escreve sempre a data quando pões a comida no congelador assim sabes se já esteve demasiado tempo no congelador.
Vegetais e Legumes Não Congelam Bem – Ou qualquer ingrediente com bastante água não vai congelar bem, o truque com legumes e vegetais é escaldar estes antes de congelar, o que cozinha um pouco os vegetais o que permite estes perderem água, como também limpa e ajuda a preservar as qualidades dos ingredientes.
Frutas Congelam Bem – No entanto frutas congelam melhor elas também vão sofrer os mesmos efeitos dos legumes e vegetais, mas muitas das frutas congeladas não vão ser comidas como fruta normal, vão ser usadas em bolos, em batidos ou comidos congelados ou perto disso e logo o que se perde de textura ao congelar nota-se muito menos.
Sopas, Molhos, Caril, Estufados Congelam Bem – Muito porque temos ingredientes já moles imersos em liquido vão sempre congelar melhor e são dos poucos em que descongelar e voltar a congelar cria menos danos, nota no entanto que existem exceções, por exemplo uma sopa com pedaços de vegetais grandes estes ao congelar vão sofrer na sua textura, podes ficar com cenouras aguadas ou batatas com sabor estranho, por isso antes de congelar é boa ideia triturar a sopa.
Massas Congelam Bem – Claro que se queres levedar depois de retirar do congelar esta não vai vai levedar tão bem porque muitas das leveduras morreram ao congelar, no entanto, se a massa já está levedada ou massa de biscoitos podem sem problemas ser guardados no congelador.
Dicas Extras
Se a Eletricidade Falhar – Não abras o congelador, sem abrir o congelador comum vai preservar a comida por umas 48 horas.
Se a Eletricidade Falhar por mais de 48 horas – Então está na hora de cozinhar a comida, porque esta já não vai voltar a congelar corretamente.
E já está, espero que estas dicas tenham sido úteis, até a próxima!