A inspiração para este artigo não é tanto uma lista extensa de tipos de cervejas portuguesas, existem umas belas centenas, talvez um dia eu tente criar essa lista hehehe, mas mais porque li um artigo sobre quais eram as cervejas mais populares em Portugal, caso não saibam Portugal é um pais acima de tudo de consumo de vinho, num ultimo estudo o consumo de vinho era por volta de 60%, de cerveja 30% e 10% de outras bebidas alcoólicas, no entanto cerveja não deixa de ser uma bebida popular e por isso e como estamos no Verão, nada como explorar um pouco as cervejas mais populares em Portugal.
Tipos de Cervejas mais Populares em Portugal
Lager – Em especial a variedade Pale Lager, também chamada de cerveja branca ou só branca, esta é de longe o tipo mais consumido em Portugal com por volta de 43%, este estilo de cerveja é amplamente apreciado pela sua leveza, têm uma cor entre o amarelo e dourado e tende a ter um sabor leve, ligeiramente seco e ligeiramente amargo, no geral é fácil de beber e refrescaste. As marcas mais importantes são a cervejas típicas da Sagres e Super Bock. Mas praticamente todas as cervejas de consumo corrente em Portugal são uma variedade de Lager, como a Cristal, Imperial, Tagus ou a Madeirense cerveja Coral.
Dark Lager & Dunkel – Também conhecida por cerveja preta ou cerveja morena (se a cerveja têm uma cor preta, então é preta em Portugal) esta variedade (mais a Stout) é consumida por volta de 25% dos portugueses, esta é uma cerveja com origem em Munique na Alemanha. Têm uma cor castanha escura, com um sabor adocicado e bastante espuma, como muitas cervejas pretas têm um aroma que pode lembrar pão. A marca mais popular é a Sagres Preta e a Vadia Preta.
Stout – Esta variedade também é conhecida por ser uma cerveja preta, mesmo sendo uma cerveja diferente da Dunkel, esta é produzida a partir de cevada não maltada torrada, esta tende a ter mais corpo, ser mais densa e alcoólica com um aroma mais forte. A marca mais popular é a Super Bock Stout ou a clássica Guinness.
Mais Variedades Populares em Portugal
Pilsner – A Pilsner é um estilo de cerveja dourada, leve e refrescante, com um amargo moderado, mas no geral suave com uma bela textura. Muitas vezes associada à cidade de Pilsen, na República Checa, esse estilo tem ganhado popularidade em Portugal com a cerveja Madeirense “Cerveja Portuguesa” ou Vadia Pilsner.
Pale Ale – A Pale Ale é um estilo de cerveja que se destaca por sua coloração âmbar e sabor equilibrado entre malte e lúpulo. Uma marca que se tornou uma escolha popular é a Sagres Bohemia.
IPA (India Pale Ale) – A IPA é um estilo de cerveja conhecido por sua intensidade aromática e amargo acentuado. Nos últimos anos, a popularidade das IPAs tem crescido exponencialmente em Portugal, com uma grande variedade de marcas e sabores disponíveis. Um exemplo é a cerveja Musa IPA.
Amber Ale – Por fim, temos a Amber Ale, um estilo de cerveja de coloração âmbar que combina o sabor do malte com um amargo moderado. A Nortada Amber Ale é uma marca portuguesa que se destaca nesse estilo, como também a cerveja Sovina Amber.
Notas Importantes
Eu dividi a lista porque cerveja preta e branca são basicamente 70% do consumo de cerveja, os restante tipos de cerveja têm um consumo relevante, mas estão ainda um pouco longe da cerveja preta ou branca e basicamente a par com as cidras, também e nesse contexto se sair uma variedade popular de APA, Porter, etc, esta facilmente pode saltar para o primeiro lugar como aconteceu com a popularidade das cidras quando entraram em Portugal (Sommersby, Bandida do Pomar ou Strongbow), logo é um ponto importante a salientar na popularidade de cervejas, como disse em cima ao contrário do vinho o consumo de cerveja em Portugal é ainda muito centrado em 2 ou 3 variedades.
Noto que esta lista está focada só em cervejas mas existem bebidas alcoólicas similares e que podem estar incluídas no mesmo tipo de bebida, e que se estivessem na minha lista seriam superiores a diversas cervejas, como cervejas sem álcool ou cidras, também quero apontar que muitas marcas de cerveja têm diversas variedades, como a Super Bock e Sagres, que têm cervejas pretas e brancas, eu só dei uns exemplos.
Também quero notar que não existe nenhum mal em consumir bebidas alcoólicas, apenas como tudo na vida deve ser consumido com moderação, beber todos os dias ou beber demasiado de uma só vez não é apropriado tanto para a saúde como para a sociedade, a melhor forma de consumir álcool é apreciando a bebida em si e não consumido só porque sim ou só para sentir os efeitos do álcool, é só a minha opinião e recomendação.
Por fim eu não sou um perito em cervejas, logo quando eu digo que esta cerveja é Pilsener mas na verdade ela é mais uma variedade de Lager não me levem a mal, digam nos comentários, hoje em dia existem tantas variedades e muitas são tão similares ou quase fusões de sabores e texturas que mesmo não usando os mesmos ingredientes são fáceis de confundir, também se tiverem mais informação ou alguma correção, podem dizer da vossa paz nos comentários, espero que tenha sido útil e até a próxima!