in ,

Doce de Tomate Português

iguaria-doce-de-tomate

Doce de tomate é de longe um dos meus favoritos, ainda me lembro o doce que a minha avó fazia, esta é a receita tradicional, noutro dia eu vou repetir com a receita da minha avó que tende a criar um doce de tomate mais rústico.

A diferença é que para este doce eu tirei a pele e uma grande parte dos caroços, para criar um doce mais suave, mas também fica bom com pele e caroços, é uma questão de gosto.

Receita de Doce de Tomate Português

Ingredientes

Instruções

  1. Se não tens o tomate já pelado, começa por pelar, aquecendo uma panela com bastante água a ferver e mergulhar os tomates lavados por uns 2 minutos, depois retira para uma tigela cheia de água bem fria com gelo, deixa repousar mais uns 5 minutos, depois retira os tomates e vais ver que a pele sai com facilidade.
  2. Se quiseres sem caroços, corta os tomates em metades e usa uma colher para retirar todos os caroços interiores (no meu caso eu só tirei de alguns tomates porque eu até gosto dos caroços mas não queria com demasiados caroços), deita tudo numa panela com o açúcar, pau de canela e casca de limão.
  3. Leva a panela a lume brando e deixa cozinhar por pelo menos uns 30 minutos até começar a ferver, começa a mexer com mais frequência, deixa cozinhar para ir apurando o sabor e perdendo água.
  4. Quando estiver espesso, retira a panela do lume e retira a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal, depois com uma varinha mágica tritura o doce até ficar ao teu gosto ( eu gosto mal triturado ).
  5. Leva o doce de novo ao lume e deixa cozinhar mais um pouco até atingir o ponto de estrada ( deita um pouco do doce num prato e depois espalha numa linha o doce, se este mantiver a linha então está no ponto estrada ), então o doce está pronto.
  6. Podes guardar numa embalagem hermética ou frasco se fores consumir tudo num par de dias, se queres guardar por mais tempo o melhor é esterilizar uns frascos e guardar nestes.
    iguaria-geleia-de-tomate
    iguaria-doce-de-tomate-caseiro
  7. Bom Proveito!!!! :)

Informação Nutricional

Doses: 8・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3200 kcal・Gorduras: 2 g・Hidratos de Carbono: 815 g・Proteínas: 11 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Olá. Estou fazer este doce mas estou com dificuldade no passo 3. “Leva a panela a lume brando e deixa cozinhar por pelo menos uns 30 minutos até começar a ferver…” Não consigo perceber se deixo ferver e cozinho por 30 minutos; ou se cozinho por 30 minutos antes de começar a ferver. Penso que a receita fala na 2ª hipótese, mas não me faz sentido. É possível cozinhar 30 minutos sem deixar ferver? Ou percebi algo mal? E segunda questão. Reduzi os ingredientes a metade porque quando faço uma receita nova faço menos quantidade a ver se corre bem. Mas mesmo assim não tinha metade do açúcar, só tinha cerca de 1/3. Será que vai ficar muito ácido? Eu depois experimento, claro. Mas para não ter muitas expectativas!

    • Olá Sara, bem se estiver em lume brando vai demorar um pouco até começar a ferver, de qualquer forma é 30 minutos mínimo a cozinhar em lume brando, apenas quando começar a ferver é que tens de ter cuidado porque pode queimar, pode nem chegar a ferver, depende do teu forno, é difícil ser muito preciso com os tempos porque depende do liquido e tipo dos tomates, eu diria que no total para mim foram uns 50 minutos, 30 minutos a aquecer lentamente e depois uns 15 a 20 minutos sempre a mexer e a reduzir até ficar com a consistência de doce/geleia, como estás em lume brando tens bastante controlo mas claro demora um pouco mais tempo a cozinhar.

      E claro podes reduzir as quantidades mas menos quantidade vai ser menos tempo para cozinhar, também o tomate em si como é um fruto ao aquecer vai reduzir e vai trazer ao de cima os seus açucares naturais por isso vai ficar mais doce, mas menos açúcar adicional vai tornar o doce menos doce e também vai reduzir a sua validade, visto que doces/geleias/conservas tem um alto nível de açúcar acima de tudo como forma de conservar, não quer dizer que com menos açúcar não fique delicioso, apenas vai durar menos tempo (eu diria sem açúcar nenhum deve durar bem uns 3 dias no frigorífico), espero que tenha ajudado e se quiseres volta a comentar e partilha como saiu o teu doce! :D Até a próxima!

    • Obrigada Hugo, desde já, pela resposta às minhas questões. Bem, não tinha pensado que como era menos quantidade demorava menos tempo, eu cozinhei os 30 minutos em lume brando. Mais ou menos branco, pq o fogão é de indução e é rápido. Depois de triturar foi muito rápido, cozinhei uns 5 minutos e estava em ponto estrada. Quanto ao açúcar, pus essa quantidade de açúcar e ainda um resto de mel que tinha no fundo do pote, umas 3 colheres de chá. Posso dizer que não ficou nada ácido! Nem sequer sabia que se podia fazer sem açúcar. Como eram só 400g de tomate deu metade de um pote de polpa de tomate, dos mais pequenos. E diria que o acabo em 15 dias. Como ainda tem 1/3 do açúcar da receita, acho que deve andar nessa média e não ter problemas de conservação! Obrigada e para a próxima experimento sem açúcar ou só com algumas colheres.

    • Exato, como eu disse muito disto é uma questão de experimentar, por exemplo a minha avó fazia as geleias de tomate com todo o tomate, TODO, mal tirava o pé do tomate, era mais uma conserva do que uma galeia, cheia de peles e sementes e nacos de tomate, era má? Não eu adorava, mas pronto é uma variação talvez demasiado rústica, mas tudo isso influencia a receita e como tal tens de experimentar um pouco até sair ao teu gosto! :D Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Cookies de Frutos Secos

Batata Doce no Micro-ondas