Hoje temos uma receita rápida mas também uma das minha favoritas, cada vez que compro matcha, tenho sempre de fazer café com leite e matcha.
Caso não conheçam, matcha são folhas de chá verde especialmente selecionadas, tratadas e apanhadas a mão em que são retirados os raminhos e veios das folhas, secas e trituradas suavemente num pó, este normalmente é tomado dissolvido e suspenso em água ou num liquido quente.
Por processar o chá de forma diferente, o pó de matcha tem um sabor mais intenso e uma textura densa muito devido a ter mais aminoácidos que um chá comum, tendo uma variedade de aromas e milhares de tipos como qualquer chá dependendo do produtor e localização, mas na generalidade temos 3 graduações, cerimonial, premium e culinária.
A cerimonial e premium, eu acabo por juntar ambos porque em termos de sabor não existe grande diferença, mais porque a cerimonial para ser usada em templos budistas ou na cerimonia do chá tem de ser processado de forma tradicional e logo fica mais caro, mas em termos de qualidade final a cerimonial e a premium são praticamente a mesma coisa.
Depois tempos a graduação de cozinha ou comum, esta tende a usar folhas mais debaixo da planta do chá e logo tende a ter menos doçura e qualidade, logo é a mais comum para preparados na cozinha em especial se vais ter de cozinhar, por exemplo fazer um bolo de matcha e logo perde-se um pouco o aroma do matcha.
Para este latte eu usei matcha premium porque eu só compro premium, a diferença de preço não é grande entre culinário e premium e mas em aromas nota-se imediatamente, logo premium não é assim tão mais caro, a diferença entre premium e cerimonial é muito maior, por isso recomendo se possível a comprar premium e claro produzido no Japão, existem outros países a produzirem mas para algo tão sensível como matcha o cuidado e reverencia japonesa ao produto dá-me mais garantias de um produto de elevada qualidade.
Também é muito comum fazer-se um latte só com água, leite de coco a matcha, mas eu prefiro leite, café e matcha, é uma explosão de energia, também eu faço sem açúcar, mas se tiveres um dente doce junta uma colher pequena de açúcar amarelo ou mascavado, vamos a receita.
Receita de Café Latte de Matcha
Ingredientes
- Café – 15ml (Expresso)
- Matcha – 1 Colher de Chá (Rasa)
- Leite – 1 Copo (Meio-Gordo, Quente)
- Açúcar Amarelo – 1 Colher de Chá (Rasa, Opcional)
Instruções
- Faz um café expresso e junta a uma caneca, adiciona o chá matcha, a quantidade vai ter de ser ao teu gosto, normalmente é um pouco menos que uma colher de chá rasa, mas vai depender do teu gosto e da qualidade do matcha, mistura bem num movimento em forma de 8, tu queres criar um pouco da espuma tradicional da matcha.
- Deita então o leite quente até cobrires, se quiseres adiciona um pouco de açúcar, agora é a altura, mas 99% das vezes não vais precisar porque a doçura do leite do matcha complementam deliciosamente o café e já está, bom proveito!
Dicas: Podes usar café instantâneo, mas nesse caso sugiro usar só um pouco de água quente para dissolver o café, um pouco como “fazeres um expresso” com café instantâneo. Se tiveres algo para bater o leite ou um misturador de matcha, usa esse.
Ficha da Receita
Café Latte de Matcha
Receita super simples de café com leite e chá verde matcha.
Ingredientes
- Café – 15ml (Expresso)
- Matcha – 1 Colher de Chá (Rasa)
- Leite – 1 Copo
- Açúcar Amarelo – 1 Colher de Chá (Opcional)
Instruções
- Tira um café expresso para um caneca, junta um pouco de matcha e mistura bem até formar espuma.
- Adiciona leite quente, mistura e está pronto, bom proveito.