in ,

Donuts Coreanos Kkwabaegi, Chapssal e Korokke

Um dos doces de rua mais comuns na Coreia do sul são os chamados donuts coreanos ou Kkwabaegi, também conhecidos obviamente por donuts torcidos, no sabor e textura eu diria que são muito similares ao Youtiao chinês (massa leveda frita), mas pelo o que li a influencia é mais Japonesa e logo em certa medida portuguesa porque fomos nós que trouxemos os fritos para o Japão ;D

Normalmente estas pequenas casas fazem uma série de fritos, pelo o que eu compreendi existem basicamente 3 tipos de massa, a massa dos Kkwabaegi que é fofa e cremosa, a massa dos Chapssal que é mais fina e elástica porque é feita com farinha de arroz e a massa dos Korokke ou croquetes que é mais grossa e fofa e não fermentada, muito similar a uma massa de rissóis em Portugal..

Para além das diferentes massas, também existe uma série de recheios, de doces como pasta de feijão vermelho, pasta de feijão branco, açúcar amarelo, batata doce ou doces mais comuns como chocolate ou geleias, logo existe uma enorme variedade por onde escolher.

Kkwabaegi ou Donuts Enrolados Coreanos

Estes podem ser feitos com farinha de trigo ou arroz, mas pela textura parece-me só trigo, tem um sabor pouco doce, com uma textura crocante por fora e cremosa e fofa por dentro, o sabor do interior tem aquele pequeno travo de uma fermentação longa, no geral é um doce interessante, mesmo que o sabor principal que vem de cima é do óleo, o que torna também um pouco enjoativo, lembra-me muito do youtiao chinês em que não sabe a grande coisa e é mais para ser mergulhado em leite de soja do que comido simples.

Eu digo isto em comparação com um donut, uma filhós portuguesa ou churro espanhol em que o sabor do óleo é mais mascarado com açúcar, canela, chocolate e logo para o meu gosto tem um sabor mais interessante, os kkwabaegi para serem mesmo saborosos precisam de ser mergulhados em algo ;D

Chapssal ou Donuts Recheados de Massa de Arroz


Estes são muito mais finos e gelatinosos, tem uma variedade de recheios, mas tendem a ser moldados em bolinhas, a textura da massa lembra-me de mochi seco o que não é necessariamente uma textura agradável, mochi quer-se suave e cremoso, no entanto como a massa é fina tudo junto come-se muito bem, e os recheios são delicosos, neste caso de pasta de feijão vermelho, bem recomendado.

Korokke ou Croquete Recheado


Este é uma variação do croquete japonês, basicamente um recheio de vegetais, carne de vaca, porco, camarões, dentro de uma massa fina similar a de rissóis, esta por sua vez é panada com pão ralado tipo panko, é delicioso e simples eu chamaria não de croquete mas de rissol asiático com panko, porque um croquete em Portugal não leva massa no exterior, mas de qualquer forma é delicioso e um perfeito petisco ou até uma refeição leve, também recomendado!

Existem mais variações, vou partilhar mais duas em baixo que infelizmente não apanhei os nomes, mas muitos dos sabores e variações por vezes são exclusivos daquela loja ou são doces comuns numa certa altura do ano, como os folares na Páscoa, deixo também em baixo a receita clássica dos Kkwabaegi caso queiram experimentar em casa ;D



Este tem uma massa mais cremosa similar ao do Kkwabaegi recheado de massa de pasta de feijão vermelho.



Este tem uma massa bem grossa, mas não sei exatamente apontar que tipo, se calhar é apenas a grossura, recheada de Shiroan ou pasta de feijão branco doce o que é também delicioso.

Receita de Donuts Enrolados Coreanos Kkwabaegi

Donuts Enrolados Coreanos Kkwabaegi

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Tradicional receita da Coreia do Sul de donuts enrolados.

Ingredientes

  • Leite Gordo – 240 ml (Ligeiramente Morno)
  • Manteiga sem Sal – 2 Colheres de Sopa (Derretida)
  • Açúcar – 2 Colheres de Sopa
  • Fermento de Padeiro – 10gr (Ou o recomendado para 400gr de farinha)
  • Ovo – 1
  • Farinha – 375gr
  • Óleo – Para Fritar
  • Açúcar – 200gr (Para Polvilhar)
  • Canela – 2 Colheres de Sopa (Para Polvilhar)
  • Sal – 1/2 Colher de Chá

Instruções

  1. Começa por bater o leite morno com a manteiga e açúcar, até ficar tudo misturado.
  2. Junta então o fermento e deixa este começar a ativar uns 10 minutos até começar a borbulhar.
  3. Adiciona ovo e uma pitada de sal, volta a bater.
  4. Junta a farinha e mistura até criar uma massa, depois amassa esta uns 5 minutos numa superfície enfarinhada até obteres uma bola de massa.
  5. Unta uma tigela grande com um pouco de óleo e junta a massa, cobre com um pano e deixa descansar 1 hora até a massa duplicar de tamanho.
  6. Retira a massa e volta a amassar mais uns minutos até obteres uma bola de massa bem suave e mole, volta a untar a tigela com óleo, junta a bola de massa, cobre com um pano e deixa a descansar mais uns 30 minutos.
  7. Retira a massa e volta a amassar mais uns minutos, depois divide esta em 12 bolas.
  8. Estica cada bola para fazer um rolinho, depois do rolo estar do mesmo tamanho, com as palmas das mãos, rola ao mesmo tempo metade do rolo para frente e a outra metade para trás, puxa o centro e vais ver que a massa enrola numa espiral, repete para todas as bolas de massa.
  9. Deixa as espirais descansar por uns 30 minutos.
  10. Põe uma frigideira larga e funda com óleo ao lume e aquece esta até uns 180ºC (usa um termómetro para ver).
  11. Deita cada espiral de massa no óleo gentilmente, não adiciones demasiadas ao mesmo tempo e frita por uns 5 minutos até ambos os lados estarem bem dourados, vai virando regularmente.
  12. Escorre os donuts numa grelha ou papel de cozinha e deixa estes arrefecer e escorrer um pouco.
  13. Por fim passa estes por uma tacinha com uns 200gr de açúcar e 2 colheres de sopa de canela e já está, bom apetite.

Notas: Como podem ver nas fotos estes são normalmente servidos só com açúcar, mas eu acho que o toque de canela ajuda bastante, para além que canela é deliciosa hehehe

Esta receita de Donuts Enrolados Coreanos Kkwabaegi foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2861 kcal・Gorduras: 76 g・Hidratos de Carbono: 493 g・Proteínas: 54 g

Deixa o teu comentário :)

The Tasty Ramen Samyang

Dicas e Truques com Comida Coreana