in

Dicas e Truques com Comida Coreana

A cozinha coreana como já falei antes é uma mistura de influencias desde a sua cozinha tradicional a cozinhas chinesas, japonesas, americanas, o que cria pratos bem interessantes que na minha opinião criam acima de tudo uma cozinha de fusões, muito porque a cozinha tradicional coreana é bastante simples de sabores e execução, eu presumo que como muitas culinárias não existia durante muito tempo, grande da diversidade, ingredientes e técnicas atuais foram adquiridos muito mais tarde.

Em termos nutricionais eu diria que na generalidade é saudável mas tem muita tendência para usar demasiada salgada, eu acho que a cozinha portuguesa tem também mão pesada no sal, mas não tanto como a coreana, por exemplo kimchi que é servido com praticamente todas as refeições começa por deixar a couve numa salmoura, marinada duas vezes para a couve absorver bem o sal e no fim ainda é temperada com vários ingredientes inclusive uma mistura de peixes secos salgados (jeotgal) e molho de peixe, ambas as coisas extremamente salgadas.

Também existe a noção que a comida Coreana é muito picante, eu acho que é só porque quase todas as refeições são servidas com Kimchi, se tirarem o Kimchi que dependendo do sitio nem é assim tão picante, eu diria que é o normal, alguns pratos são picantes outros não e podes sempre ter variações de pratos mais picantes como o Mul Naengmyeon.

E ao contrário da cozinha por exemplo japonesa eu acho que consegues começar a experimentar pratos coreanos mais facilmente, visto que não existe um universo tão grande de temperos exclusivos.

Ingredientes Essenciais Coreanos

Arroz de Grão Curto – Similar ao de Sushi ou Rissoto, de preferência Coreano, claro.
Kimchi (Couve Fermentada Picante) – Podes fazer o teu próprio, mas também podes comprar este já feito, existe uma enorme variedade, desde frio ou em conserva, muitos pratos Coreanos usam Kimchi.
Óleo de Sésamo – Clássico óleo da cozinha asiática, super fácil de arranjar.
Molho de Soja – Hoje em dia até consegues escolher a marca, de preferência Coreana.
Doenjang (Pasta de Feijão Fermentado) – O mesmo que miso Japonês, claro de preferência Coreano, que aqui pela Europa tende a ser mais barato.
Gengibre – Clássico e encontras facilmente
Alho – Nem é preciso comentar.
Gochukaru (Malaguetas Coreanas em Pó) – Mais difícil arranjar, normalmente é mais fácil arranjar Gochujang ou Usar Flocos de Malaguetas ou Malaguetas em pó.
Gochujang (Pasta de Malaguetas Coreanas) – Como o nome diz é uma pasta muito vermelha, pode ser usar para muitas coisas que podes usar o Gochukaru.
Myeolchi (Anchovas Secas) – Estas são usadas para muitos dos molhos e sopas ou base de pratos, mais difícil de arranjar, muitas vezes também vem em sacos como se fossem de chá, para usar facilmente, se não arranjares o mais similar é Dashi japonês de peixe, normalmente atum bonito.
Dashima (Algas Secas) – A versão japonesa do Japonês Dashi Kombu ou caldo de algas secas.

Com estes ingredientes consegues fazer praticamente todos os pratos coreanos, nota que não inclui noodles porque as variedades são enormes, eu acho que a versão mais tradicional são os dangmyeon, mas aqui a influencia Japonesa é grande e eles usam também na Coreia todo o género de massas iguais as japonesas desde Soba, Ramen, Udon, etc por isso usar as massas Japonesas vais dar no mesmo.

Dicas com Comida Coreana e Restaurantes

Muita da comida e mesas coreanas são feitas para partilhar e muitas vezes servidas como muitos acompanhamentos, logo muita da ética é a volta da refeição é por esta ser partilhada, se só gostas de um acompanhamento não comas este todo, come metade e pede por mais (os acompanhamentos, como kimchi ou pickles muitas vezes não tem limite, podes pedir quantas vezes quiseres), deixar os mais velhos começar a refeição, não comer só uma coisa da mesa, não comer demasiado rápido, passa coisas com as duas mãos.

Também num restaurante é normal servirem só uma colher e pauzinhos metálicos, mas se queres um garfo podes sempre pedir, também muitas mesas vão parecer vazias de utensílios, tenta encontrar uma portinha de madeira no lado da mesa ou uma gaveta na mesa, esta vai ter os utensílios todos.

Também dependendo do restaurante podes ver tesouras ou tenazes, basicamente a tesoura é para cortar tudo, tudo o que possas cortar com uma faca, podes com essa tesoura (os coreanos acham que tesouras são simplesmente mais eficientes e práticas, um bife grosso, sim uma faca, um bife fino, mais vale uma tesoura), a tenaz é para agarrar alimentos, muitas vezes para ser mais fácil cortar com a tesoura.

Se te servem Kimchi a parte 99% das vezes podes sempre pedir mais de graça, aliás muitas vezes é self service, tens uma taça enorme de Kimchi ao lado da mesa, e tiras um pouco, cortas com a tesoura e já está.

Não estranhes receberes coisas que não pediste ou o dobro da dose, a cultura de “service” é forte na Coreia, e muitas vezes dão-te comida ou snacks extras, ou compras um bolo e dão-te uma fatia de outro bolo, isso serve tanto de agradecimento como uma forma de experimentares coisas novas e voltares a ser cliente.

Não confundas o Banchan, um monte de pequenos pratinhos com coisas diferentes para acompanhar o que vais comer como uma refeição com a própria refeição, o truque é se vais comer BBQ e recebes um montes de pratinhos com outras coisas então é banchan e podes sempre pedir mais ou servir mais se for “self service” porque a tua refeição é a carne para grelhar, mas se a tua refeição vem nuns 3 ou 4 pratinhos isso pode não ser banchan, e sim por vezes é difícil de distinguir em caso de duvida aponta e diz… banchan? ;D

Existe (na minha opinião) um abuso de cozinhar com tochas de butano para carmelizar carne ou derreter queijo, em especial nos mercados e cozinha de rua, por isso eu recomendo verem bem eles a cozinhar antes de pedir algo, porque é comum grelharem carne e no fim passarem uma tocha por cima, ou fazer uns camarões, adicionarem queijo ou fazerem umas ostras e juntar um molho e depois passar uma tocha por cima, eu detesto isso, quem é que gosta da sua comida a saber a butano, porque é esse o sabor que dá a comida.

Existe uma enorme variedade de restaurantes e diferentes formas de lidar, mas a maioria tu entras e se não tiver ninguém ou nenhuma maquina na entrada (para escolheres a refeição) então podes sentar-te em qualquer lado, se tiver uma campainha na mesa então é isso mesmo, toca na campainha quando quiseres encomendar algo.

A tua conta 90% das vezes está ao pé de ti, cada vez que pedires coisas eles acrescentam na conta, por isso sabes sempre quanto é que já gastaste e pagar é agarrar na conta e ir pagar, cartões são muito mais aceites na Coreia do Sul do que por exemplo no Japão, mas é sempre bom andar com dinheiro no bolso.

E já está, se tiverem mais dicas ou perguntas, digam em baixo nos comentários e até a próxima! ;D

Deixa o teu comentário :)

Donuts Coreanos Kkwabaegi, Chapssal e Korokke

Noodles Frios Coreanos Mul-Naengmyeon