Eu gosto de alheiras, este enchido tradicional português de origem judaica, basicamente é um enchido com uma mistura de aves ou animais pequenos misturados com pão e alho, existem muitas formas de cozinhar alheira mas a melhor de longe é fritar, mas como eu como e faço poucos fritos quando faço uma alheira ela sabe ainda melhor hehehe.
Esta é uma alheira típica de Trás-os-Montes, acho que é de Lamego, bem Lamego é quase Douro, mas acho que o pacote dizia alheira Transmontana, de qualquer forma hoje em dia podes arranjar todo o género de Alheiras, de Lamego, Mirandela, Arganil, Fundão, Alentejana ou versões sem glúten, vegetarianas, com porco ou até de bacalhau hahaha, claro…
Por isso é sempre boa ideia ver os ingredientes porque existem muitas alheiras que já fogem um pouco a tradição, por exemplo adicionando carne ou gordura de porco o que não é mau, dá mais aroma, apenas já não é a receita mais tradicional, també normalmente não frito ovos em óleo mas já que tinha para a farinheira, mais vale fazer ovos fritos também, vamos então a isto!
Receita de Alheira Frita de Trás-os-Montes
Ingredientes
- Alheira – 1
- Arroz – 1 Copo
- Ovo – 2
- Cenoura – 1
- Alho – 2 Dentes
- Óleo – O Suficiente para Fritar
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por fazer o arroz num pequeno tacho, junta o arroz, cenoura picada, dois dentes de alho e uma pitada de sal, cobre com dois copos de água quente e coze num tacho tapado por uns 10 a 12 minutos até ficar bem tenro.
- Visto ser um enchido já temperado não é preciso temperar a alheira, aliás esta tende a ser um pouco salgada por isso é boa ideia não temperar os ovos com sal ou deitar só um pouco, aquece dois dedos de óleo numa frigideira alta.
- Quando o óleo estiver quente faz um corte com uma faca afiada ao comprimento da alheira de uma ponta a outra no lado exterior, depois deita a alheira no óleo, isso vai fazer a pele sair da alheira (podes ver aqui mais detalhes em como fritar uma alheira), frita ambos os lados até ficar bem dourada.
- Retira a alheira do óleo para papel absorvente, retira também a pele da alheira e deita fora e estala dois ovos para dentro do óleo, ovos fritam muito rapidamente, quando estiverem bons, retira também para o papel absorvente.
- E já está, serve a alheira com os ovos e o arroz, bom apetite.
Dica: Se quiseres a gema cozinhada num ovo frito, deita com uma colher um pouco do óleo quente para cima dos ovos, para cozinhar a gema.
Ficha da Receita
Alheira Frita de Trás-os-Montes
Receita super simples e deliciosa de alheira transmontana frita com ovo a cavalo e arroz de cenoura.
Ingredientes
- Alheira – 1
- Arroz – 1 Copo
- Ovo – 2
- Cenoura – 1
- Alho – 2 Dentes
- Óleo – O Suficiente para Fritar
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Faz o arroz num pequeno tacho com o arroz, cenoura picada, alho picado e sal, junta dois copos de água quente e coze em lume brando num tacho tapado em lume brando até tenro.
- Aquece dois dedos de óleo numa frigideira e faz um corte na alheira no comprimento pela parte de fora, deita então a alheira no óleo e frita ambos os lados até ficarem dourados.
- Retira a alheira para papel absorvente e junta dois ovos, frita estes e retira eles também para papel absorvente, serve ambos com o arroz, bom proveito.
Alheira é fantástica, existem outras formas de cozinhar sem ser frita?
Sim, montes, podes fazer as alheiras no forno, podes retirar o recheio da alheira e usar para por exemplo recheios ou base de croquetes, podes usar a alheira como uma salsicha e pôr em folhados ou pizzas, podes misturar com carne ou frango para fazer empadão, quiche ou até hambúrgueres de alheira. Obrigado pelo comentário e até a próxima! ;D