in

Madalenas Tradicionais

Aiiii simmmm fiz madalenas!!!!!! Bem madalenas não são uma receita complicada, aliás são o que são, bolinhos fofinhos, mas para fazer madalenas precisas de forma de madalenas e eu só comprei uma recentemente hehehe também pelo o que sei as Madalenas são um bolinho francês, eu sei que os Espanhois dizem que as deles são diferentes, mas este é uma receita francesa com claro as suas variações espanholas, italianas e portuguesas…

Já agora falando de formas, existem basicamente 2 tamanhos, madalenas médias e madalenas pequenas, a forma média é o que vez em qualquer pastelaria que faça madalenas, são ligeiramente inferiores a um queque, mas para fazer em casa eu recomendo comprarem uma forma para madalenas pequenas, no meu caso dá para 18 madalenas de cada vez, não só fazem mais, mas o tamanho é ideal para comer mais que uma, também eu acho que assim tens um bolinho mais fofo e menos seco e acho que é mais fiel ao bolo original.

Também como extra eu tenho uma árvore de limas, por isso são madalenas com as raspa das minhas limas hehehe, mesmo que a receita tradicional pede raspa de limão ;P Por ultimo a massa das madalenas tem de ficar a repousar de um dia para outro para ficar mesmo boa, por isso recomendo fazer a massa a noite antes do dia que queres fazer, vamos a receita!

Receita de Madalenas Tradicionais

Madalenas Tradicionais

  • Doses: 26
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita de bolinhos madalena

Ingredientes

  • Farinha – 200gr
  • Fermento – 1 Colher de Chá
  • Açúcar – 200gr
  • Manteiga – 150gr (Temperatura Ambiente)
  • Manteiga – Para Untar
  • Ovos – 3 L (Temperatura Ambiente)
  • Leite – 75ml (Gordo) (Temperatura Ambiente)
  • Baunilha – 1 Colher (Extrato)
  • Lima – 3 (Raspa ou de 1 Limão Grande)

Instruções

  1. Começa por bater a manteiga mole, açúcar e raspa de limas até obteres uma mistura esbranquiçada.
  2. Enquanto bate, junta numa taça os ovos, leite e baunilha, mistura com umas varetas.
  3. Deita a mistura de ovos e leite na mistura de manteiga, bate mais um pouco até ficar tudo bem incorporado.
  4. Por fim peneira a farinha com o fermento para a mistura e envolve sem bater, cobre a mistura com película aderente e leva ao frigorífico por umas 8 horas.
  5. Quando chegar a altura de fazer pré-aquece o forno a 200ºC e unta as formas de madalenas com manteiga.
  6. Deita colheres de massa em cada forma, nota que a massa vai ser ligeiramente espessa e tu não queres deitar demasiado a regra de olho e deitar até ainda ter uma pequena borda da forma visível (porque o bolinho ainda vai crescer).
  7. Levar ao forno por uns 9 a 10 minutos até as madalenas crescerem uma pequena bossa e a borda começar a dourar e já está.
  8. Retirar do forno, deixar arrefecer uns minutos e estão prontas, se ainda tiveres massa, limpa a forma com um pouco de papel, volta a untar e faz mais madalenas! Bom apetite!

Notas: Claro que podes fazer esta massa e depois deitar em formas de queques, aliás este é um tipo de massa de queque, não tem absolutamente nenhum problema, também se quiseres adicionar chocolate, café e algumas receitas também leva farinha de amêndoa, não tem problema (apenas nesse caso retira um pouco da farinha de trigo)!

Esta receita de Madalenas Tradicionais foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2862 kcal・Gorduras: 147 g・Hidratos de Carbono: 353 g・Proteínas: 38 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Que inspiração…alguém amanhã vai comprar forma de madalenas para fazer no fim-de-semana :) Tenho forma de queques mas essas na foto ficaram tão giras, quero fazer igual, parecem de compra :)

    • Hahahah boa! És como eu… a olhar outras pessoas a fazer madalenas e não tenho uma forma de madalenas… agora com o Natal a porta já tens uma boa desculpa para comprares uma prenda adiantada para ti hehehe ;D

Deixa o teu comentário :)

Receitas Reconfortantes para o Inverno

Macarrão com Grão-de-Bico e Bacalhau