in

Filhós do Nordeste Algarvio

filhos-nordeste-algarvio

Receita deliciosas de filhós típica do Natal no Algarve. Uma filhós é basicamente uma massa frita passada por uma calda.

Receita de Filhós do Nordeste Algarvio

Ingredientes

Instruções

  1. Abre os ovos para uma tigela, de seguida deita farinha aos poucos e envolve, vai deitando farinha e amassando até criares uma bola de massa (vai mexendo e deitando, também não queres demasiada farinha).
  2. Deita um fio de azeite na massa e volta a amassar até o azeite estar absorvido.
  3. Junta um pouco de sumo de laranja (menos que o azeite) e volta a amassar até o sumo ficar absorvido.
  4. Repete este processo até a massa ficar bem tenra e ligada, que se consiga estender esta fina com facilidade, o processo deve começar com o azeite e acabar com o azeite.
  5. Leva o óleo ao lume a aquecer bem, pronto para fritar.
  6. Leva ao lume um tacho com a água e o açúcar amarelo para fazer a calda, deixa ferver, até apresentar um fio fraco, retira do lume (se necessário acrescenta um pouco de água, queres uma calda fraca).
  7. Tira pequenas bolas da massa principal para uma tábua ou pedra untada de azeite e com a ajuda de um rolo estende essa bola de massa.
  8. Depois deita esse circulo de massa a fritar no óleo, usa uma colher de pau para virar, quando ficarem amarelas, retira passa pela calda uma a uma e deixa a secar em papel absorvente, são deliciosas acabadas de fazer ou frias.

Dicas: Podes fazer estas filhoses passando pela calda, ou fazendo umas filhoses secas e simplesmente polvilhando com açúcar no fim. A parte final é a que dá o maior sabor a filhós, por isso usares açúcar baunilhado ou um toque de canela facilmente transforma este frito.

Podes adicionar ao sumo de laranja um pouco de raspa de laranja, para uma filhoses com um sabor mais forte a laranja.

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 9093 kcal・Gorduras: 745 g・Hidratos de Carbono: 602 g・Proteínas: 33 g

Deixa o teu comentário :)

Salada Algarvia

Galinha Cerejada à Loulé