in

Tarte de Amêndoa Algarvia

iguaria-tarde-de-amendoa-algarve

Aqui vai a receita tradicional de tarte de amêndoa feita no Algarve, deliciosa e fácil de fazer, esta é a receita mais conhecida, mas se quiserem fazer uma variação mais rápida, troquem a base por massa quebrada já feita.

Receita de Tarte de Amêndoa Algarvia

Ingredientes

Massa para a Base

Recheio de Amêndoas

Instruções

  1. Começa por fazer a base, mistura o açúcar, o ovo e manteiga amolecida.
  2. Depois da mistura estar homogénea, acrescenta o leite e a farinha com o fermento e envolve bem sem bater.
  3. Por fim unta uma base para tartes com um pouco de manteiga e polvilha com farinha, deita a massa lá dentro e espalma para ficar na forma desejada, leva a um forno pré-aquecido a 180C uns 15minutos para assentar e ficar meio cozida, retira do forno e põe de parte.
  4. Agora para o recheio, num pequeno tacho junta todos os ingredientes do recheio, a amêndoa, o açúcar, a manteiga, o leite e uma pitada de sal, mistura e leva ao lume por uns minutos até levantar fervura, no total uns 5 ou 6 minutos, só para misturar bem os ingredientes.
  5. Deita toda a mistura por cima da base e volta a levar ao forno a 180C até ficar bem caramelizado em cima, o que deve ser por volta de uns 15 minutos, e está pronto a servir.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 40 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3941 kcal・Gorduras: 269 g・Hidratos de Carbono: 348 g・Proteínas: 60 g

10 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Da massa da base? Queres saber antes ou depois de cozinhar? De qualquer forma a massa deve ser mole, se tiveres dificuldade em usar embrulha em pelicula aderente e leva uns 30min ao frigorifico, depois podes esticar um pouco com um rolo ou podes simplesmente deitar na forma a empurrar (com ajuda de algo fixo como um copo) até ela ficar lisa em baixo e subir as paredes da forma, depois de cozinhada ela é crocante mas também um pouco fofa, como o recheio fica sólido não é preciso uma base muito sólida também :) Espero que tenha ajudado e bons petiscos!

  1. Ola,a minha masa ficou cremosa e nem no frigorífico ficou apta para cubrir a forma. Que terei feito mal? E por outro lado, qual ė o diámetro da forma para estas quantidades? Obrigado .

  2. Bem eu faço um pouco a olho, mas quando a massa está um pouco mais mole eu deixo mais tempo no forno para acabar de caramelizar e solidificar! E vendo as quantidades eu diria uma forma de tarte de uns 12cm (diâmetro) :)

    Desculpa se a receita não saiu bem, eu vou rever a receita e ver se crio uma receita mais completa!

Deixa o teu comentário :)

Bola de Carne

Pataniscas de Bacalhau da Ni