Para hoje temos um delicioso Pudim de Maizena de Café com Caramelo é uma sobremesa deliciosa, reconfortante e bem simples que junta o sabor intenso do café com o toque doce e ligeiramente amargo do caramelo, o sabor lembra um latte hehehehe. Perfeito para os amantes de café, este pudim é preparado com leite, gemas, açúcar e amido de milho (aka maizena). É basicamente uma variação de um pudim de maizena, mas com café e caramelo, bem catita servido quente para um pequeno almoço ou para uma noite fria ou deixar arrefecer numa tacinha e servir fresquinho, simples e delicioso.
Vêm mesmo a tempo do dia de todos os santos aqui em Portugal, mesmo que não é necessariamente uma altura de doces e cozinha, mas sempre é um dia para celebrar e nada como um docinho para trazer algo reconfortante não é! :)
Ah e este tipo de pudim é super versátil, desta vez eu fiz com café instantâneo, mas podes adicionar o que quiseres de chocolate a baunilha desde que não seja muito líquido e dissolva bem no leite, então vai funcionar bem, vamos então à receita!
Receita de Pudim de Maizena com Café e Caramelo
Pudim de Maizena com Café e Caramelo

Nada como um belo pudim de café com caramelo, é uma sobremesa simples e cremosa que qualquer pessoa pode fazer num instante, servido quente ou frio e logo perfeito para adoçar qualquer ocasião ;D
Ingredientes
- Amido de Milho – 120gr (Maizena)
- Açúcar – 120gr
- Leite – 1000ml (Meio-Gordo)
- Café Instantâneo – 40gr (Variedade Gold)
- Caramelo – 1 Colher de Sopa
- Gemas – 3
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Numa tigela grande junta o amido de milho, gemas de ovo e uma pitada de sal, depois adiciona um pouco do leite a temperatura ambiente (tipo uns 150ml, retira esta quantidade do total de leite) e mistura.
- Deita o restante leite num tacho, seguido do açúcar, café instantâneo e caramelo, leva tudo a um lume médio e vai mexendo até o café e o caramelo ficarem completamente dissolvidos.
- Quando o leite começar a ficar quente (não deixar ferver), baixa o lume para mínimo, deita em fio um pouco do leite quente na tigela com o leite/amido de milho/gemas, sempre a mexer, fazes isto para aquecer a mistura antes de adicionar esta ao leite quente no tacho (se adicionares diretamente sem aqueceres arriscas ao amido de milho engrossar sem espalhar por todo o líquido e às gemas coagularem sem estarem bem dissolvidas no leite), deita só o suficiente para aquecer a mistura e esta ficar morna é o suficiente.
- Agora deita essa mistura morna em fio de volta para o tacho com o leite e café, sempre a mexer em lume mínimo.
- Continua a mexer sem parar, deve demorar uns 5 a 10 minutos sempre a mexer, para a mistura começar a ficar espessa, vais notar imediatamente, depois disso deixa cozinhar mais 1 minuto até ficar mesmo cremosa e espessa.
- E já está, podes servir em taças de sopa para comer imediatamente quente, ou podes deitar em tacinhas individuais, deixar arrefecer e depois pôr no frigorífico para teres uns lindos pudins, bom apetite!

O caramelo pode ser líquido ou em pasta, desde que seja fácil de dissolver no leite quente. Se não tiveres caramelo ou não queres fazer caramelo em casa, usa um pouco de açúcar mascavado ou açúcar amarelo.
Se tiveres um pequeno desastre e a mistura coagular, imediatamente, baixa a temperatura para o mínimo e usa uma varinha mágica e passa bem por toda a mistura, isto não vai resolver totalmente a textura mas vai sempre ficar um pouco mais suave e cremosa.
Podes decorar com um fio de caramelo por cima ou até uns grãos de café cobertos de chocolate para um toque especial na apresentação.
Nota 4Nov, esta receita era para ser publicada no dia 1 de Novembro, mas o sistema não publicou automaticamente (o servidor teve um update da base de dados e pelos vistos foi mesmo na altura em que devia ter sido publicado, acontece hehehe) :D
Esta receita de Pudim de Maizena com Café e Caramelo foi criada inicialmente no Iguaria.com.
