O Pudim Cubano de Chocolate e Maizena é uma sobremesa deliciosa, reconfortante e bem simples que mostra em certa medida a ingenuidade da culinária de Cuba onde existem diversas restrições em termos de ingredientes. Também conhecido por natilla ou maizena de chocolate, este pudim é preparado com leite, gemas, baunilha, açúcar e amido de milho (também conhecido por maizena), que lhe conferem uma textura cremosa e suave. É basicamente uma variação de um pudim de maizena rico e com chocolate, bem catita servido quente para uma noite fria ou deixar arrefecer numa tacinha e servir fresquinho no verão, simples e delicioso.
A simplicidade na preparação deste pudim é um dos seus maiores atrativos, como a maioria dos pudins de maizena é misturar tudo, levar ao lume e mexer lentamente até se obter uma consistência espessa e aveludada. Para um toque final autêntico, muitos cubanos polvilham canela, chocolate ou até cacau em pó sobre o pudim antes de servir, para um toque especial.
Este tipo de pudim é super versátil e podes ajustar ao teu gosto, um pouco mais de maizena se preferes uma textura mais densa, um chocolate mais preto e menos açúcar e tens uma versão mais adulta. Também como disse em cima ao deixar o pudim arrefecer, este adquire uma consistência ainda mais firme e deliciosa. Quer sirvas ainda morno ou já bem fresquinho, um Pudim Cubano de Chocolate é uma verdadeira iguaria e uma receita perfeita para quem quer algo simples de fazer e delicioso.
Receita de Pudim Cubano de Chocolate e Maizena
Pudim Cubano de Chocolate e Maizena
Um belo pudim cubano de chocolate, é uma sobremesa simples e cremosa que qualquer pessoa pode fazer num instante, servido quente ou frio e logo perfeito para adoçar qualquer ocasião ;D
Ingredientes
- Amido de Milho – 120gr (Maizena)
- Açúcar – 120gr
- Leite – 1000ml (Meio-Gordo)
- Chocolate em Pó – 125gr
- Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
- Gemas – 3
- Sal – Uma Pitada
- Canela – Para Polvilhar (Opcional)
- Chocolate em Pó – Para Polvilhar (Opcional)
Instruções
- Numa tigela grande junta o amido de milho, baunilha, gemas de ovo, depois adiciona um pouco do leite a temperatura ambiente (tipo uns 150ml, retira esta quantidade do total de leite) e mistura.
- Deita o restante leite num tacho, seguido do açúcar e chocolate em pó, leva tudo a um lume médio e vai mexendo.
- Quando o leite começar a ficar quente (não a ferver), baixa o lume para minimo, deita em fio um pouco do leite quente na tigela com o leite/amido de milho/baunilha/gemas, sempre a mexer, fazes isto para aquecer a mistura antes de adicionar esta ao leite quente no tacho, se adicionares sem aqueceres arriscas ao amido de milho engrossar sem espalhar por todo o líquido e ás gemas coagularem sem estarem bem dissolvidas no leite, deita só o suficiente para aquecer a mistura e esta ficar morna é o suficiente.
- Agora deita essa mistura morna em fio de volta para o tacho com o leite e chocolate, sempre a mexer em lume mínimo,
- Continua a mexer, isto deve demorar uns 5 a 10 minutos sempre a mexer, para a mistura começar a ficar espessa, vais notar imediatamente, deixa cozinhar mais 1 minuto até ficar mesmo cremosa e espessa.
- E já está, podes servir em taças de sopa polvilhado polvilhado com chocolate em pó ou canela, ou podes deitar em tacinhas individuais, deixar arrefecer e depois pôr no frigorífico para teres uns lindos pudins, bom apetite!
Notas: Quer sirvas quente ou frio, polvilha apenas na altura de servir. Se tiveres um pequeno desastre e a mistura coagular, imediatamente, baixa a temperatura para o mínimo e usa a varinha mágica (ou triturador) e passa bem por toda a mistura, isto não vai resolver a 100% a textura vai sempre ficar um pouco mais granulada em vez de suave e cremosa mas vai ficar muito melhor e não tens de deitar fora..
Nota que muitos pudins comerciais são exatamente isto, são pudins de amido de milho, a diferença é que como não levam ovos e normalmente usam chocolate barato e aromas, o sabor é mais básico, não são tão cremosos e ricos como fazer o pudim desta forma.
Esta receita de Pudim Cubano de Chocolate e Maizena foi criada inicialmente no Iguaria.com.