Não existe melhor forma de ensinar as crianças a cozinhar quando são bem pequenas com umas belas brincadeiras na cozinha, receitas simples e divertidas, eu vou tentar dividir em 3 escalões de idades, mesmo que qualquer que seja a idade o importante é supervisionar e deixar as crianças experimentarem mas com cuidado, também não existem erros, crianças vão partir ovos e vão deixar cair taças com farinha, não vale a pena ficar chateado faz parte do processo, vamos lá a isto!
Para crianças pequenas dos 3 aos 5 anos
Nesta altura o ideal é fazer coisas simples, nada de cortar ou usar o forno, o ideal é acima de tudo conhecerem os ingredientes e ajudarem a montar, nada como amassar, juntar, misturar, deixa eles escolheres, vamos pôr mais morangos, vamos cobrir o bolo de chantilly ou chocolate, estes pequenos passos ajudam a aprender como é que se seguem receitas e como é que pratos são feitos, como também ajuda a sentiram que ajudaram e fizeram também a receita.
Aqui está uma série de receitas perfeitas dos 3 aos 5 anos
linnominato (Ou Doce sem Nome) – É um doce comum feito por crianças italianas, basicamente são palitos de champanhe embebidos em leite com recheio de nutella e polvilhado de coco ralado, é um docinho bem giro e fácil.
Salada de Fruta – Super simples, podes deixar as crianças escolherem a fruta, descascar com as mãos as laranjas, retirar as uvas e os pedaços maiores podes tu cortar, também se quiseres podes pedir para as crianças baterem as natas com açúcar a mão para fazerem um chantilly caseiro.
Para crianças mais graúdas dos 6 aos 8 anos
Com esta idade podemos dar muito mais iniciativa, por exemplo a fazer um bolo podemos deixar a criança preparar toda a massa e só tens de bater e depois levar ao forno, ainda não recomendo usar faca, mas já podem usar por exemplo a frigideira com supervisão para fritar ou um ovo ou fazer um crepe.
Receitas boas dos 6 aos 8 anos.
Pipocas – Todas as crianças gostam de pipocas e são super simples de fazer, só tens de supervisionar no forno e elas podem escolher com açúcar, sal, podem pôr chocolate por cima depois de feitas, são um doce simples e que toda a gente gosta, ahh e também ficam a saber que as pipocas vêm do milho.
Mikado Caseiro – Este é um docinho que envolve montar muito em alternativa podes fazer trufas ou brigadeiros, desde que derretas o chocolate ou faças a massa o resto podes deixar para as crianças montarem ao gosto delas.
Para jovens dos 9 aos 12 anos
Nesta idade espera-se muito mais, se tiveram mais experiência na cozinha podes esperar mais autonomia e capacidade para criar pratos ou fazer escolhas e não só seguir receitas, esta é a altura ideal para providenciar e ensinar a usar a faca, o lume, o forno ou a fazer cozinhados com supervisão como fritar, grelhar a carvão ou usar a panela de pressão para terem uma ideia dos perigos e do que se pode fazer, também por esta altura espera-se que possam se precisarem de alimentar-se sozinhos, conseguirem fazer uma sandes ou um ovo estrelado sem problemas.
Receitas ideais para jovens dos 9 aos 12.
Beijinhos de Coco – Ou qualquer biscoito simples é ideial a criançada pode fazer tudo e depois só tens de pôr e tirar do forno e já está!
Coelhinhos Biscoitos – São perfeitos, faz uma massa de biscoito e deixa as crianças moldarem e decorarem ao seu gosto, só tens de levar o forno.
Extra: Também pode ser divertido fazer produtos comerciais, compra 2 tipos de gelatina e faz com as crianças gelatinas multicolores, isso também é divertido, aliás podes juntar fruta fresca com a gelatina.
No fundo o importante é trazer as crianças ao pouco a cozinha para se habituarem e ganharam o gosto pela cozinha, não é preciso serem grandes cozinheiros, mas saberem o fundamental é importante para criar adultos inteligentes e independentes.