Hummm nada como uma bela sandes, mas o que faz uma boa sandes?
Na minha singela opinião é a sinergia, com bons ingredientes combinando na perfeição, então tens uma muito boa sandes, mas nem sempre isso acontece, tanto em casa como comprando já feita (exceto as sandes de lojas de conveniência no Japão, essas são todas perfeitas!!!!! hehehe estou a brincar), por vezes uma sandes é muito fogo de vista e acaba por ser um pouco uma desilusão… uma má sandes lembra-me sempre de ovos mexidos que são servidos nos aviões ahhhh sempre horríveis, prefiro um iogurte, pudim, uma peça de fruta, um pedaço de pão e estou contente, não quero esses ovos.
Mas fora do meu terror de ovos mexidos de avião, nada como partilhar alguns bons truques para fazer uma fantástica sandes em casa, é tudo uma questão de bons ingredientes, boas combinações e um pouco de imaginação!
Truques e Dicas para Fazer uma Sandes Perfeita!
Começa por um Bom Pão – Inclusive podes fazer um pão caseiro se quiseres algo mesmo extra! Mas uma sandes começa sempre por um pão, eu diria que quanto mais fresco melhor, se o pão já estiver um pouco seco, o melhor é sempre torrar.
Equilíbrio de Sabores e Texturas – Pensa sempre na sandes como um todo, se queres uma sandes de frango escolhe ingredientes que complementem o frango, no mesmo sentido é boa ideia tentar criar texturas, um pouco de cremoso, um pouco de frescura, um pouco de crocante, um pouco de apimentado, tudo isso ajuda a criar uma sandes mais deliciosa.
Tempera os Vegetais – Se vais adicionar salada de couve, ou simplesmente um pouco de alface e tomate é sempre boa ideia temperar antes de juntar a sandes, com algumas excessões como em hambúrgueres onde já existem sabores fortes e demasiada gordura e tu queres os vegetais para tornarem a sandes mais leve, ai não é preciso temperar, equilíbrio em tudo.
Experimenta com Constraste – Ou ingredientes fora do normal, não estou a dizer pôr mel numa tosta mista, mas usar um queijo diferente do normal, usar um fiambre diferente, adicionar uns pickles, umas fatias de maçã ácida, pesto, molho picante, azeitonas, uma sandes é sempre uma oportunidade para experimentar e sendo uma sandes é fácil tirar se não funcionar ;D
Nem sempre é Preciso um Molho – Como já falei nas sandes para levar para piqueniques, festas ou a praia em que é boa ideia evitar molhos, nem sempre tens de fazer uma sandes com um molho, por vezes uma sandes é deliciosa bem seca ou se precisa de alguma coisa para ligar tudo, podes ir por uma tapenade, pesto, molho de iogurte tzaziki, cebolas caramelizada são tudo boas opções para além dos molhos típicos.
Usa e Abusa de Temperos, Especiarias ou Condimentos – Coisas como pickles, azeitonas, piri-piri ou outros pimentos picantes, ou ervas frescas como coentros, salsa, endro, a especiarias como pimentão doce, paprika, pimenta caiena, muitas vezes vai-se pela escolha fácil de um molho piri-piri ou ketchup em vez de dar um verdadeiro aroma a sandes, pensa assim, se fizeres um jantar a sério e temperas sempre com maionese ou mostarda, então o quer que faças vai sempre saber a maionese ou mostarda, variação é bom para o palato e bom para a saúde.
Não enchas a Sandes em Demasia – Eu sei que é divertido e se te apetecer, força nisso (eu já fiz umas vezes, por distracção ou porque queria demasiadas coisas na sandes), mas normalmente é boa ideia fazer uma sandes com um tamanho regular, eu não me lembro alguma vez de consumir uma sandes gigantesca e pensar que era absolutamente deliciosa, só a dificuldade em comer a sandes tira um pouco o proveito, muito porque quanto maior a sandes mais dificil é em cada dentada provar todos os ingredientes.
Evita pôr Demasiados Ingredientes – K.I.S.S. = Keep It Simple Stupid (Faz Simplesmente, Palerma), esse acrónimo e no seguimento de encher a sandes em demasia, também não juntes demasiados ingredientes, isso só vai criar uma sandes confusa para o palato, concentra-te num sabor e tenta potenciar este sem exageros, senão é como adicionar demasiadas cores a um quadro, vai acabar sempre castanho, por isso é sempre boa ideia fazer uma sandes bem pensada, simples normalmente é o mais saboroso.
Estou aqui a pensar em mais boas dicas para sandes, hummm cortem a sandes com uma faca de pão, se quiserem cortar a sandes, cortem na diagonal, nem sempre é preciso usar pão (podes usar waffles, tortilhas, pitas, baggles), espalha os ingredientes de forma a cobrir bem o pão, assim cada dentada vai ser boa e… hummm se os ingredientes forem demasiado húmidos tosta um pouco o pão.
Então esqueci-me de alguma dicas? Diz nos comentários hehehe ;D Ah e a foto principal é de uma deliciosa tosta de peru frito! Até a próxima!