in

Bolo do Caco

iguaria-bolo-do-caco

Depois do Pão de Rala (que é um doce), aqui vai o Bolo do Caco (que é um pão), um pão de trigo típico da Madeira, uma receita tradicional mas simples e fácil de fazer pão, visto que podes fazer em qualquer frigideira ou brasas (não necessita do calor intenso de um forno de pão).

Receita de Bolo do Caco

Ingredientes

Instruções

  1. Começa por preparar as batatas doces, descasca e coloca numa panela a cozer com água e sal, assim que estiver cozida retira, esmaga as batatas e reserva a água.
  2. Desfaz o fermento de padeira com um pouco da água que reservaste, depois numa taça funda põe a farinha e abre um buraco no meio e deita o fermento desfeito, mistura.
  3. Acrescenta a batata doce desfeita e mistura até obteres uma massa homogénea e consistente, faz uma bola e põe um pano por cima e deixa a levedar, no mínimo umas 2 a 3 horas ou melhor de um dia para outro.
  4. Após levedar separa em 3 pedaços e cria 3 bolas, depois achata as bolas para ficarem uns discos grossos (ou como umas panquecas mesmo grossas), salpica elas com farinha e leva a uma frigideira muito quente, até teres os dois lados bem torrados, e estão prontas a servir, são deliciosas quentinhas acabadas de fazer.

Dica: Como qualquer pão pode ser usado para fazer todo o tipo de sandes, mas é tradicionalmente consumido a entrada, com manteiga de alho ou ao pequeno almoço com doces ou compotas, podes também por o bolo do caco numa torradeira para re-aquecer.

Informação Nutricional

Doses: 3・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2186 kcal・Gorduras: 9 g・Hidratos de Carbono: 462 g・Proteínas: 63 g

Deixa o teu comentário :)

Choquinhos à Algarvia

Bolinhas de Coco