in

Choquinhos à Algarvia

iguaria-choquinhos-a-algarvia

Prato tradicional Algarvio, super simples e delicioso, ao contrário do polvo ou lulas os chocos são mais fáceis de cozinhar e saem com mais facilidade saborosos.

Receita de Choquinhos à Algarvia

Ingredientes

Instruções

  1. Escolhe chocos pequenos, se não estiverem limpos, tens de os limpar (como alternativa podes comprar congelados, que já vêm limpos), se forem pequenos não precisas de fazer nada se alguns forem maiores ou os chocos são grandes, então corta em pedaços mais pequenos, salpica eles com um pouco de sal.
  2. Numa frigideira cobre o fundo da frigideira com azeite e deita lá para dentro os dentes de alho esmagados só para abrir a pele, põe os alhos com pele na frigideira (isso impede o alho de queimar mas ainda deixa muito do sabor e carameliza o alho dentro da casca para poderes comer com os chocos), as folhas de louro e um toque de piripiri, deixa a casca do alho alourar um pouco.
  3. Depois adiciona os chocos para começarem a ganhar cor, baixa o lume e adiciona um bocadinho de vinho branco, não muito, apenas para dar um sabor e impedir a frigideira de ficar seca, os chocos vão sempre começar a libertar agua, tapa e espera uns 10 minutos para cozinhar
  4. Passado os 10 minutos, destapa e volta a aumentar o lume para o máximo para evaporar o liquido, quando evaporar, retira do lume adiciona coentros, pimenta e sumo de limão a gosto.
  5. E está pronto a servir, tradicionalmente é acompanhado por batata cozida, arroz branco, batatas fritas em cubos ou uma saladinha.

Dica: Podes trocar coentros por salsa, ou não adicionar o vinho branco e o sumo de limão para uns chocos a algarvia mais tradicionais e simples.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 40 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1749 kcal・Gorduras: 57 g・Hidratos de Carbono: 24 g・Proteínas: 262 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Vale a pena experimentar! São muito boas. Fiz com lulas frescas, mas sem vinho porque queria um sabor mais natural. Uma delícia. Obrigado pela partilha..
    Antoinette

    • Uhhh eu adoro! Um dia destes tenho que fazer umas lulas recheadas aqui no Iguaria, é uma delicia!

Deixa o teu comentário :)

Pão de Rala

Bolo do Caco