Se existe algo super comum pela Coreia é fritos, podem encontrar uma enorme variedade em restaurantes, em mercados de comida, nos vendedores de rua, ou neste caso num mercado/festival, o interessante é a enorme variedade, eles fritam de vegetais, marisco, carnes, se é um ingrediente eles fritam, esta família de snacks fritos são chamados de Twigim (fritos em Coreano) são uma versão da Tempura Japonesa, mas não são tirados diretamente, os temperos são ligeiramente diferentes e o polme em si também muda, por vezes sendo só polme, outras vezes como base para um panado, claro usando pão Panko.
Dai que os fritos específicos são sempre o nome do alimento seguido de Twigim, tipo Yachae Twigim (Fritos de Legumes), Dak Twigim (Um Tipo de Frango Frito, parecido com Chikin ou exatamente como Chickin), Ojingeo Twigim (Lula Frita) ou Modeum Twigim (Mistura ou Variados Fritos) e por ai fora.
Qualquer coisa que seja frita com um polme é basicamete um Twigim, como podem ver do cartucho que eu arranjei, é uma pilha de Twigim ou até podem chamar de um Modeum Twigim, visto ser uma mistura de vários, a única coisa que não é na pilha são os pequenos caraguejos que foram também fritos mas não num polme.
E sim não posso deixar de recomendar, o melhor muitas vezes é só ir a um mercado e experimentar uns quantos, como disse a variedade é imensa, um dos meus favoritos é uma variação do Kakiage Japonês, basicamente uma pilha de legumes, todos fritos juntos, nurmalmente no formato de um disco ou apenas uma pilha, é delicioso!
Deixo aqui em baixo uma receita bem simples e tradicional de Saeu Twigim ou de Camarão Frito Coreano que é um dos meus favoritos, nota que na Coreia eles têm pelo menos 4 formas diferentes de fazer camarão frito, por exemplo tens outra chamado Saeujeon em que o camarão é espalmado antes de ir ao polme, assim em vez de ficar um cilindro fica mais parecido com um leque!
Receita de Saeu Twigim
Saeu Twigim

Receita super simples e deliciosa de camarões panados e fritos ao estilo coreano.
Ingredientes
- Camarões – 20 Grandes
- Ovos – 3
- Pão Panko – 150gr
- Óleo de Cozinha – Para Fritar
- Gochugaru – Uma Pitada (Malaguetas em Pó ou outro picante a gosto)
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por limpar e descascar os camarões, tu queres tirar a cabeça e intestinos, deixa a ponta das caudas.
- Dá dois golpes de faca a 1/3 e 2/3 nas costas do camarão isso vai ajudar a este ficar ao comprido em vez de enrolado, usa um pouco de papel de cozinha para secar os camarões.
- Tempera com sal, pimenta e malagueta em pó, deixa de parte.
- Bate os ovos numa tigela, deita panko noutra tigela, leva o óleo ao lume numa frigideira.
- Enquanto o óleo aquece, passa o camarão pelo ovo, seguido do pão panko, de volta ao ovo só um mergulho e de volta ao panko para criar uma crosta grossa, da segunda vez que levares ao panko pousa o camarão no panko deita uma pilha por cima e gentilmente pressiona o pão, assim este vai agarrar melhor ao camarão, deixa de parte e repete para os restantes camarões.
- Leva a fritar por uns 3 minutos até ficarem bem dourados, retira e deixa a escorrer sobre papel de cozinha, bom apetite.
Esta receita de Saeu Twigim foi criada inicialmente no Iguaria.com.