in

Batatas Doces Finas Assadas no Forno

Ena ena, nada como umas batatinhas doces assadas no forno, aqui entre nós batata-doce é uma excelente alternativa a batata, ok não fica tão estaladiça mas podes fazer batatas doces em metade do tempo, aliás ao contrário de batatas, podes fazer uma batata doce num instante no microondas :D

É o mesmo no forno, fazer batatas assadas normalmente ronda uns 60 minutos, o tempo para fazer batatas doces assadas é praticamente menos de metade, uns 30 minutos e isso se forem pedaços grandes, assim fatiadas fininhas são feitas num instante, tipo 10 a 15 minutos, aliás até é boa ideia ficar de olho no forno só para ficarem perfeitas.

Já agora caso não conheçam, a batata-doce é um tubérculo super rico em nutrientes, um pouco como a batata apenas com menos hidratos e um pouco mais de açúcar e fibra que pode ser preparado de diversas formas tal como a batata, eu diria que batatas são mais versáteis e melhores fritas, mas para assados e cozidos, batatas doces são tão boas ou melhores que batatas.

Esta receita acaba por ser super simples, mas eu diria que podes sempre aproveitar e temperar forte as batatas doces, um pouco de oregãos, tomilho, paprika, açafrão ou pimenta e vais criar uma batatidas fantásticas, ou se quiseres mais simples segue apenas a minha receita hahaha, vamos a isto!!!!!

Receita de Batatas Doces Finas Assadas

Batatas Doces Finas Assadas

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Para hoje temos uma receita bem simples de batata-doce assada no forno.

Ingredientes

  • Batata Doce – 1 Grande
  • Azeite – Uns Fios
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Podes fazer esta receita com a casca ou sem a casca, eu diria que se fores fazer em cubos grandes, metades ou inteira o melhor é descascar, se fores fazer assim em fatias finas ou palitos finos então podes deixar a pele (muito porque a pele da batata doce tende a ser mais grossa e tem uma textura mais fibrosa), começa por lavar bem a batata doce, se necessário usa uma pequena escova, para limpar bem a casca.
  2. Usa uma mandolina ou uma faca afiada e fatia finamente rodelas da batata doce, pôe estas fatias numa tigela com água fria.
  3. Pré-aquece o forno a 200ºC e prepara um tabuleiro forrado de papel antiaderente.
  4. Escorre e seca as batatas em papel de cozinha ou num pano de cozinha.
  5. Dispõe as fatias de batata doce no tabuleiro tenta que estas fiquem todas separadas, evitar que as fatias de batatas fiquem umas em cima de outras.
  6. Tempera com uns fios de azeite e uma pitada de sal e leva a assar por uns 10 a 15 minutos, quando tiver passado uns 8 minutos, abre o forno e vira as batatas e volta a levar ao forno até ficarem bem douradinhas e já está, prontas a servir, bom apetite!
Notas: Como disse em cima podes sempre temperar as batatas ao teu gosto, uma pitada de paprika e tomilho faz uma grande diferença. Também estas batatinhas doces assadas são perfeitas acompanhadas de um belo molho caseiro! ;D

Esta receita de Batatas Doces Finas Assadas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 200 kcal・Gorduras: 5 g・Hidratos de Carbono: 40 g・Proteínas: 2 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Adoro batata doce, laranja de preferência, e costumo fazer no microondas precisamente como aqui! Nunca descasco. Também as faço inteiras, dando-lhe umas picadas com um garfo, igualmente no microondas. Depois tempero com alho em pó e alecrim, e um fio de azeite.

    • Mesmo, parece que não mas batata doce é super versátil e como normalmente cozinha em metade do tempo de batatas acaba por ser uma excelente alternativa as batatas :D Eu normalmente é no microondas ou no forno hahaha :)

Deixa o teu comentário :)

Salada de Grão de Bico com Frango

Bolonhesa de Novilho com Chouriço