Couves de Bruxelas ganharam uma má reputação, talvez por serem couves e se esperar doçura ou talvez porque a criançada não foi preparada para comer e ficou com más recordações, mas digo agora e já, são deliciosas e neste caso por causa dos exageros do natal acabaram por não ser feitas na ocasião!
Mas passado uns dias lá se tratou do assunto, dito e feito… e… bem digamos que foram as minhas 3 refeições de seguida, estavam tãããããooooo boas >_<
Esta é uma receita simples, eu usei couves frescas mas funciona na mesma maneira com couves-de-bruxelas congeladas (não sabem tão bem, mas também ficam boas), também uma receita que aguenta bem 1 dia no frigorífico.
Receita de Couves Bruxelas Salteadas com Toucinho
Ingredientes
- Couves de Bruxelas – 500gr
- Bacon – 150gr
- Cebola – 1 Pequena
- Alho – 5 Dentes Picados
- Azeite – A gosto
- Pimenta – A gosto
- Sal – A gosto
Instruções
- Se tiveres couves de bruxelas frescas, é importante lavar bem, depois tirar folhas que estejam murchas ou picadas e cortar o caule um pouco só para ficarem bem limpinhas, se tiveres congeladas então podes saltar este passo.
- Depois leva a cozer em lume médio/alto com bastante água e uma pitada de sal grosso, deixa cozer até ficarem tenras (é fácil de ver espeta com um garfo afiado e se penetrar sem dificuldade então está pronta, tal e qual uma batata).
- Enquanto as couves de bruxelas cozem, começa a preparar o refogado, numa frigideira larga (porque depois tem de ter espaço para as couves) ou panela larga, leva a cebola picada com um uma pitada de sal e um fio de azeite em lume médio.
- Quando a cebola começar a lourar, adiciona o bacon/toucinho em cubos e os dentes de alhos picados e deixa alourar mais um pouco, se a frigideira começar a ficar seca adiciona mais um fio de azeite, se tudo começar a ficar demasiado cozinhado, retira do lume e espera pelas couves de bruxelas.
- Quando as couves estiverem bem tenras, escorre a água e corta as couves em metades, depois leva estas a saltear com o refogado, até ficarem bem caramelizadas, prova e retifica com sal e pimenta (eu tive de retificar umas 3 vezes, couves de bruxelas pedem bastante sal, mas mais vale a menos e depois ajustar que a mais, também depende do bacon se é mais salgado ou não), serve para acompanhar praticamente qualquer prato ou como uma refeição com um pouco de arroz.
Informação Nutricional
Doses: 4・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Fácil・Calorias: 1202 kcal・Gorduras: 77 g・Hidratos de Carbono: 62 g・Proteínas: 75 g
ai adoro couves de bruxelas e estas tem um aspecto fantastico! delicia!
Que bommmmm, tenho de comprar umas couves de bruxelas para tentar fazer :)
ficam tão boas como parecem :P