in ,

Carne de Porco à Alentejana

iguaria-carne-de-porco-alentejana

Mais outro clássico da culinária portuguesa, eu adoro um porco á alentejana, porco com ameijoas é uma combinação que pode parecer esquisita, mas funciona ás mil maravilhas, e o género de prato que é obrigatório comer quando se passa pelo Alentejo, isso e o pão :)

Receita de Carne de Porco à Alentejana

Ingredientes

Instruções

  1. Primeiro começa-se por criar a marinada para a carne, junta-se a massa de pimentão, os dentes de alho esmagados, o louro, sal, pimenta e o vinho branco.
  2. Corta-se a carne de porco em cubos, e junta-se a marinada e deixa-se repousar de um dia para outro no frigorífico.
  3. Com as amêijoas se ainda não estão limpas, então ponham em água com sal umas 2 horas para perderem as areias, depois de passa elas por água a correr.
  4. Começa-se a cozinhar com uma frigideira larga e alta, deita-se a banha e deixa-se aquecer, depois escorre-se a carne de porco (guarda a marinada) e quando a frigideira estiver quente deita-se a carne, queremos alourar todos os lados e selar a carne.
  5. Quando a carne estiver alourada, junta a marinada e deixa ferver uns minutos e depois junta as ameijoas.
  6. Vai mexendo e tomando conta, quando as ameijoas abrirem todas, junta os coentros picados, dá umas voltas e tira do lume.
  7. Serve com pickles e com fatias de limão que combinam mesmo bem com a doçura da carne e das amêijoas, acompanha com batatas fritas aos cubos.

Informação Nutricional

Doses: 5・Tempo: 70 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 4106 kcal・Gorduras: 249 g・Hidratos de Carbono: 77 g・Proteínas: 323 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Bom dia
    Cá em casa todos adoram carne de porco à alentejana mas eu envolvo as batatas fritas com a carne e as amêijoas e só depois é que junto a marinada. Deixo evaporar um pouco e sirvo com pickles cortados em pedacinhos. Povinho com salsa e fica perfeito.

    • Soa-me bem também, no geral deves fazer como te sabe melhor, por exemplo o meu irmão prefere as batatas a parte, por isso eu deixo sempre umas a parte para ele, também podes por exemplo usar outras variedades de ameijoas ou conquilhas e fazes a tua versão :D

Deixa o teu comentário :)

Aletria Doce

Bolo de uma Laranja