Mais outro clássico da culinária portuguesa, eu adoro um porco á alentejana, porco com ameijoas é uma combinação que pode parecer esquisita, mas funciona ás mil maravilhas, e o género de prato que é obrigatório comer quando se passa pelo Alentejo, isso e o pão :)
Receita de Carne de Porco à Alentejana
Ingredientes
- Vinho Branco – 300 ml
- Porco – 800 gr
- Alho – 3 Dentes
- Massa de Pimentão – 2 Colheres de Sopa
- Sal – A gosto
- Pimenta – A gosto
- Coentros – 1 Raminho
- Louro – 1 Folha
- Limão – 1
- Banha – 125 gr
- Amêijoa – 800 gr
- Pickles – A gosto (vegetais conservados em vinagre)
Instruções
- Primeiro começa-se por criar a marinada para a carne, junta-se a massa de pimentão, os dentes de alho esmagados, o louro, sal, pimenta e o vinho branco.
- Corta-se a carne de porco em cubos, e junta-se a marinada e deixa-se repousar de um dia para outro no frigorífico.
- Com as amêijoas se ainda não estão limpas, então ponham em água com sal umas 2 horas para perderem as areias, depois de passa elas por água a correr.
- Começa-se a cozinhar com uma frigideira larga e alta, deita-se a banha e deixa-se aquecer, depois escorre-se a carne de porco (guarda a marinada) e quando a frigideira estiver quente deita-se a carne, queremos alourar todos os lados e selar a carne.
- Quando a carne estiver alourada, junta a marinada e deixa ferver uns minutos e depois junta as ameijoas.
- Vai mexendo e tomando conta, quando as ameijoas abrirem todas, junta os coentros picados, dá umas voltas e tira do lume.
- Serve com pickles e com fatias de limão que combinam mesmo bem com a doçura da carne e das amêijoas, acompanha com batatas fritas aos cubos.
Informação Nutricional
Doses: 5・Tempo: 70 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 4106 kcal・Gorduras: 249 g・Hidratos de Carbono: 77 g・Proteínas: 323 g
Bom dia
Cá em casa todos adoram carne de porco à alentejana mas eu envolvo as batatas fritas com a carne e as amêijoas e só depois é que junto a marinada. Deixo evaporar um pouco e sirvo com pickles cortados em pedacinhos. Povinho com salsa e fica perfeito.
Soa-me bem também, no geral deves fazer como te sabe melhor, por exemplo o meu irmão prefere as batatas a parte, por isso eu deixo sempre umas a parte para ele, também podes por exemplo usar outras variedades de ameijoas ou conquilhas e fazes a tua versão :D
É pena estar a ser divulgada como originária do Alentejo, quando na verdade é algarvia!
Isso é normal, muitas receitas tem origens em sítios diferentes e depois ganham nomes diferentes ou até “origens” diferentes do nome ou lugar onde foi criado, várias receitas Espanholas, Brasileiras, etc foram criadas em Portugal e várias receitas Portuguesas foram emprestadas de outros lugares e culturas, não existe nada de mau com isso em certa medida é o que se quer, é a mistura de lugares, culturas e ingredientes diferentes que criam pratos novos, por vezes copia-se outras vezes cria-se algo novo :D
Para informação: O nome deste prato é Carne de porco Alentejano e não é tipico do Alentejo. É um prato tipico do Algarve e o porco é que é alentejano, porque o porco algarvio, devido à alimentação, tinha gosto a peixe. Para melhorar o gosto iam comprar os porcos ao Alentejo.
Olá, pois eu sei a história, o que inclui que o Algarve tem muito mais apetência para ameijoas que o Alentejo, mesmo o Alentejo tendo costa, a maioria dos restaurantes Alentejanos na costa vendem carne ou peixe não muito marisco, faz sentido, mas não existe nada escrito em nenhuma parte que diga que é verdade, é um daquelas historias da culinária que não se sabe com certezas a sua origem.
Também aqui pelo Algarve muitos sítios fazem a carne de porco, mas eles chamam à Alentejana, por isso acho que ambos os nomes estão corretos, um se calhar é mais factual o outro é o nome mais comum mesmo se calhar não estando correto ;D
Obrigado pelo comentário nada como aprender coisas novas, não sabia isso do Porco Algarvio, mesmo que sim da mesma maneira que um porco de ração e um porco de bolotas tem sabores completamente diferentes…