in ,

Rosbife com Batatas Assadas

Não existe nada melhor que um belo rosbife, este é um prato típico britânico o nome vêm “roast beef” ou carne assada, basicamente é um assado de carne de vaca, muito comum ser cozinhado num domingo, a ideia é que vais cozinhar a carne para o exterior ficar bem temperado e caramelizado com um interior ainda bem rosado.

Em Portugal o rosbife é tradicionalmente feito com o lombo, enquanto que no Reino Unido é mais comum utilizarem o contrafilé e no Brasil o lagarto e o patinho, mas qualquer seja o corte da carne o que se quer é um corte nobre para teres umas fatias tenras de carne.

Este é um prato perfeito para passagem de ano, visto que é simples de preparar e podes usar os restos para fazer sandes ou outros pratos sem problema, a carne fica tenra e é deliciosa de qualquer forma, neste caso eu fiz o rosbife com umas batatinhas e bastante alho.

O importante para um rosbife perfeito é o tempero e o tempo e temperatura do assado, esta receita é uma boa regra para seguir mas nota que cortes diferentes e grossuras diferentes da carne como tipos diferentes de forno vai alterar os tempos, por isso tens de usar um pouco de experiência para saber quando tirar a carne do forno, usa esta receita mais como uma compilação de técnicas e dicas para fazeres um rosbife perfeito!

Receita de Rosbife com Batatas Assadas

Ingredientes

  • Carne Vaca – 1kg Naco Lombo
  • Batatas – 5 Grandes
  • Alho – 4 Dentes
  • Massa de Pimentão – 1 Colher de Sopa
  • Azeite – Uns Fios
  • Oregãos – Uma Pitada
  • Tomilho – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa lavar e levar as batatas a um pequeno tacho com água e uma pitada de sal grosso só para cozer um pouco as batatas assim vão assar na perfeição.
  2. Prepara um tabuleiro de levar ao forno forrado de papel anti-aderente com o naco de lombo no meio, pré-aquece o forno a 220ºC.

  3. Enquanto as batatas cozem vais temperar o naco de lombo com massa de pimentão e dentes de alho esmagados e abertos em metades, dispõe estes por cima da carne, deixa a carne relaxar um pouco.

  4. Quando as batas estiverem quase cozidas, podes ver espetando com um garfo se entrar bem mas tiver um pouco de resistência no centro então está na altura de tirar e escorrer.
  5. Agora abre as batatas ao meio e dispõe a volta do naco de carne, agora acaba de temperar tudo com uns fios de azeite, uma pitada de oregãos, tomilho, pimenta e uma pitada generosa de sal grosso.
  6. Leva o naco de lombo ao forno a 220ºC por 25min depois baixa a temperatura para 190ºC e deixa por mais 30 minutos até as batatas estarem douradas e o naco de carne no ponto, um bom truque para saber se a carne está boa é espetar um termómetro de carne na parte mais grossa da carne e esta estiver com 62ºC outro truque é espetar o dedo na carne crua vais ver que está mole e se está super assada vai estar dura que nem pedra, tu queres ao espetar o dedo que a carne tenha alguma resistência mas ainda volta ao lugar.
  7. Retira o tabuleiro do forno e retira a carne para uma tábua de cortar, retira os alhos de cima e pica este e põe no tabuleiro para servir, retira as batatas também para servir e depois de deixares a carne descansar uns 3 minutos, corta a carne em fatias finas.


  8. E já está, pronto a servir, bom proveito!

Dicas: Em vez de usar o forno forte e depois fraco para dar um dourado na carne, podes temperar e fritar rapidamente todos os lados da carne numa frigideira antes de ir ao forno, claro ai vais saltar os 25min num forno a 220ºC.

Um bom truque com o tempo é acrescentar 15 minutos por cada 500gr de carne, logo um naco de 2 kg o tempo vai ser os 25min iniciais e depois mais 60 minutos para ficar bem rosada, claro se gostas da carne menos passada então corta no tempo (12 minutos por 500gr) ou se preferes um pouco menos rosada e mais bem passada então aumenta ligeiramente o tempo (uns 17 minutos por 500gr).

O mesmo se passa com as medições com o termómetro de carne, se a temperatura interior for 48ºC então a carne está mal passada, quando está nos 62ºC então a carne está médio e quando já está nos 73ºC então já está bem passada.

Ao cortar a carne esta começa imediatamente a perder liquido e secar, por isso se não tens a certeza se a carne está no ponto, então faz um corte no meio da carne, se precisar de cozinhar mais um pouco vira ambas as metades para cima e leva outra vez ao forno, de forma a cozinhar sem tentar libertar muito mais liquido da carne.

Podes acrescentar mais legumes como cenouras ou batata doce, também podes usar diversos temperos ao teu gosto.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 65 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 3262 kcal・Gorduras: 145 g・Hidratos de Carbono: 180 g・Proteínas: 295 g

Deixa o teu comentário :)

Ozoni Sopa Japonesa de Novo Ano

Feliz Ano Novo de 2018!