Pescada à Brás? Porque não! Se gostas do tradicional Bacalhau à Brás, mas queres experimentar algo diferente, que tal esta versão com pescada? Hehehe, se o icónico Bacalhau à Brás é uma das receitas mais simples e queridas da gastronomia portuguesa, esta versão com pescada pode ser ainda um pouco mais fácil de preparar e igualmente saborosa! Esta Pescada à Brás é preparada com filetes de pescada, mas também é perfeita para aproveitar restos de pescada cozinhada ou outro peixe-branco que tenhas em casa.
Esta é uma forma fantástica e nutricional de aproveitar restos de pescada mas também de fazer render, é uma refeição que podes preparar rapidamente sem grandes preparações, não só isso e mesmo com o preço da pescada a subir é sempre metade do preço do bacalhau e as batatas fritas acabam por dar aquele pequeno toque salgado que o bacalhau trás sempre, logo até a comer pode passar pelo clássico com bacalhau.
Seguindo o mesmo princípio do original, é praticamente a mesma receita, só troco o bacalhau já cozido por pescada crua (porque esta cozinha mais rapidamente, ainda por cima cortada em tiras), o resto é igual e o resultado está a vista, bem catita, vamos à receita!
Receita de Tradicional Pescada à Brás Portuguesa
Tradicional Pescada à Brás Portuguesa

Deliciosa receita de pescada feita à moda de Brás, com ovos, cebola e batatas fritas, uma bela receita rápida e deliciosa.
Ingredientes
- Pescada – +/- 300gr (2 Filetes ou Lombos)
- Cebola – 1
- Cenoura – 1/2 (Juliana)
- Alho – 2 Dentes
- Ovos – 4
- Natas – 50ml
- Batata Frita – 120gr (Palha)
- Salsa – Uma Pitada (Ou Coentros)
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada (Nota as Batatas já têm Sal)
Instruções
- Prepara um refogado numa frigideira, com a cebola em rodelas, cenoura em juliana e alhos picados, com um fio de azeite, deixa refogar até a cebola ficar completamente dourada e transparente.
- Agora adiciona a pescada cortada em tiras e deixa esta refogar um pouco.
- Depois adiciona as batatas fritas em palha na frigideira (eu gosto de metade bem triturado e o resto inteiro, para teres pedaços maiores e menores de batata) e mistura bem.
- Numa pequena tigela bate os ovos com as natas, tempera estes com uma pitada de sal (não muito ou até podes saltar, porque as batatas fritas já trazem bastante sal) e pimenta.
- Junta a mistura de ovos batidos na frigideira, seguido de uma pitada de salsa (ou coentros) e deixa cozinhar e secar até ficar tudo bem formado.
- Prova, retifica de temperos e retira do lume, podes polvilhar com mais um pouco de salsa (ou azeitonas picadas) e já está pronto a servir, bom apetite!












Notas: Podes fazer esta receita com restos de pescada já cozida, simplesmente adiciona mais perto do fim tipo, quando adicionares o ovo, também claro podes usar outros peixes, desde que sejam brancos e com um aroma mais simples, peixes demasiado gordos ou com aromas fortes não vão combinar tão bem.
Como disse em cima, podes usar mais ou menos pescada, um á brás é acima de tudo uma receita de aproveitamento, vai funcionar bem com muita ou pouca pescada, ou muito, ou pouco bacalhau.
Nota que algumas pessoas gostam de adicionar a salsa mais cedo e deixar esta cozinhar um pouco com os ovos, eu diria que depende da quantidade, uma pitada de salsa sabe melhor fresca polvilhada por cima, mas se gostares bastante, adicionar mais, mais cedo é melhor misturada com os ovos ;D
Esta receita de Tradicional Pescada à Brás Portuguesa foi criada inicialmente no Iguaria.com.