in ,

Bolinhos de Chocolate Lava

Feliz dia dos Namorados!!!! ;D Por isso nada como partilhar um daqueles bolinhos perfeitos para partilhar com a tua cara metade, se sai perfeito e ela abre o bolinho e sai a correr aquele creme quase mousse de chocolate de dentro… é absolutamente adorável e uma iguaria fantástica!

Estes bolinhos também conhecidos como Molten Chocolate Cake, Lava Chocolate Cake, Petit Gateu, ou Bolo Vulcão no Brasil, é basicamente uma mousse de chocolate com um pouco de farinha o que ao assar o bolo vai começar a formar-se mas se não cozeres totalmente o interior ainda vai estar um pouco liquido, assim quando abrires o bolo sai um rio de creme de chocolate, dai que queres um forno alto para cozinhar e dourar o exterior mais rápido que o interior.

Esta receita dá para 8 bolinhos, mas se for para 2 pessoas, podes cortar a receita a meio assim dá para 4 bolinhos de chocolate perfeitos, também é importante escolher um bom chocolate preto para assim terem aquele toque especial que um bom chocolate preto dá.

Receita de Bolinhos de Chocolate Lava

Ingredientes

  • Chocolate Preto – 200gr
  • Manteiga – 200gr
  • Açúcar – 180gr
  • Farinha – 100gr
  • Ovos – 4
  • Gemas – 4
  • Cacau – Para Polvilhar
  • Manteiga – Para Untar
  • Açúcar – Para Polvilhar (Em Pó)
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por untar as formas com manteiga, podes usar formas de papel como eu usei ou pequenas formas de queques ou ramekin, depois de bem untadas, polvilha de cacau e deixa de parte no frigorífico.

  2. De seguida derrete o chocolate com a manteiga num banho-maria (banho-maria é deitar um pouco de água numa panela grande e dentro desta por uma panela mais pequena, assim a segunda panela vai aquecer de forma mais gradual, ao derreteres o chocolate na panela mais pequena vais evitar de queimar o chocolate), depois do chocolate estar todo derretido, retira do lume e deixa o chocolate esfriar uns 10 minutos.
  3. Agora junta os ovos e gemas com o açúcar numa tigela grande e bate tudo até ficar uma mistura esbranquiçada e cremosa.
  4. Peneira agora a farinha e volta a bater mais um pouco.
  5. Adiciona o chocolate derretido e uma pitada de sal e mistura bem sem bater, depois deita o creme do bolo em cada forminha e deixa de fora 1 hora para a mistura repousar no frigorífico por 1 hora.
  6. Por fim pré-aquece o forno a 200ºC e leva as formas ao forno por uns 12 a 14 minutos até ficarem bem dourados por cima, retira do forno e deixa arrefecer por uns 2 minutos e estão prontos a desenformar e servir.
  7. Muitas vezes estes são servidos polvilhados com açúcar em pó e morangos ou frutos silvestres. Bom Proveito!



Nota: Ao arrefecer os bolinhos vão cozinhar uma parte do creme, logo se comidos ao sair do forno vão estar mais mole e líquidos, se comidos mais tarde ou no dia seguinte é possível que saia menos creme ou este seja mais espesso é perfeitamente normal!

Informação Nutricional

Doses: 8・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 3951 kcal・Gorduras: 260 g・Hidratos de Carbono: 368 g・Proteínas: 53 g

Deixa o teu comentário :)

Mikado Sortido

7Eleven Doce Coração Para Namorados