in

Bolo Húmido de Laranja

receita-bolo-humido-laranja

Quem é que não adora um belo bolo de laranja, húmido e delicioso.

Aqui vai uma receita simples mas deliciosa de bolo de laranja, bem fofinho e húmida, acho que em vez de chocolate (como no bolo de cenoura) fica mesmo bem com um glacé de limão ou para fica extra húmido com uma calda de laranja por cima.

Receita de Bolo Húmido de Laranja com Glacé

Ingredientes

Bolo de Laranja

Glacé de Limão (Opcional)

Calda de Laranja (Opcional)

Instruções

  1. Para o bolo de laranja, primeiro começa por separar as gemas das claras, bate as claras em castelo e deixa de parte (assim não tens de lavar as varetas da batedeira… dica dica heheh).
  2. Bate as gemas com o açúcar e o sumo de laranja até ficar bem cremoso
  3. Junta o óleo e volta a bater, até ficar bem incorporada.
  4. Adiciona a farinha ao fermento e vai polvilhando esta para dentro da massa, depois adiciona a raspa de laranja.
  5. Quando a massa fizer bolhas e estiver suave, para de bater.
  6. Envolve com cuidado as claras em castelo na massa, nada de bater para não perder o ar preso na mistura.
  7. Unta uma forma retangular, com manteiga e polvilha com farinha, dispõe a massa.
  8. Leva a um forno pré-aquecido a uns 180ºC durante 30 a 40 minutos até estar cozido (espeta com um palito se sair seco então já está pronto).
  9. Retira do forno e desenforma ainda quente.
  10. Se quiseres adicional um glacé de limão é super simples, bate as claras até ficarem em picos, depois adiciona o açúcar aos poucos e o sumo de uma metade de limão e um toque de essência de baunilha, volta a bater mais 1 minuto até ficarem mais rijas, guarda no frigorífico e espalha pelo topo do bolo depois de este estar á temperatura ambiente
  11. Ou se quiseres o tornar o bolo super húmido com uma calda de laranja, então vale a pena fazer uma calda de laranja, espreme o sumo de 3 laranjas.
  12. Junta ao sumo das laranjas umas 3 ou 4 colheres de açúcar bem cheias num pequeno tacho ao lume, deixa levantar fervura por 2 minutos e depois tira do lume e deixa repousar, logo após o bolo estar feito, fura o bolo com pauzinhos de espetada ou um garfo e despeja a calda por cima para impregnar bem no bolo e já está.

Dica: Se o glacé ficar demasiado rijo, adiciona mais claras, se ficar demasiado liquido adiciona mais açúcar. Claro que podes não por o glacé o bolo é delicioso sozinho sem mais nada e o glacé aumenta muito as calorias :P

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 65 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 6577 kcal・Gorduras: 169 g・Hidratos de Carbono: 1000 g・Proteínas: 84 g

34 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Olá.
    Fiz o bolo aqui em casa e ficou muito seco. Não ficou umido e nem com a textura da sua foto. Eu ainda fiz com sumo de 3 laranjas ao invés de 2 pedidos na receita. Já aconteceu com você antes? O que será que eu fiz de errado?

    • Esquisito, por acaso esta receita foi tirada da minha irmã que fez o bolo e posso comprovar que estava bem húmido e delicioso, mas posso dar umas ideias, primeiro como qualquer receita de pastelaria/padaria tens de seguir a receita á risca! nada de desviar, um forno mais quente e ele não coze bem, uma laranja a mais e a massa fica demasiado liquida e não cresce ou impede o fermento e logo fica um bolo mais denso ou seco, o equilíbrio com bolos é muito mais frágil.

      De qualquer forma vou perguntar a ela se a receita está correta, isto algumas vezes é escrever a receita num pedaço de papel e depois falha alguma coisa, acontece, e agradeço o comentário eu quero que as receitas estejam todas excelentes e mais do que provadas no iguaria, amanha eu comento o que ela disser :)

    • A receita está correcta! mas vale a pena adicionar uma variação para tornar o bolo mais húmido, em vez de um glacé, adiciona uma calda de laranja, vou põr essa variação agora na receita! :)

    • seco, mais vai 1 copo e meio de óleo??? eu colocaria menos de 1 copo(mal cheio)

    • Eu tentava não desviar muito da receita, mas não custa nada experimentar e ver como sai! :)

  2. Fiz o bolo e ficou maravilhoso! Acho que interfere a quantidade de sumo de laranja, pois nem sempre o sumo de 2 laranjas dá a a mesma quantidade em ml. O sumo das minhas deu 2/3 de uma chávena e cozeu 50m numa forma grande.

    • Pois já tive esse problema antes e tens toda a razão, obrigado pelas medidas, por vezes a fazer bolos temos o cuidado de passar chávenas para medidas mais certas, mas também por vezes (com a pressa ou distração) escapam esses detalhes, outra vez obrigado e um feliz ano novo :)

  3. Acho que sei o que ocorreu de errado com a Helena. Talvez ela tenha pesado os ingredientes, ao invés de medir. 1½ copo de farinha equivale a 180g, não a 450… A equivalência está completamente errada.

    • Depende do copo da minha irmã, não? Bem foi esta a receita que me foi dada, de qualquer forma é por isso que já não aceito ou ponho receitas com copos ou chávenas no iguaria, torna tudo confuso para toda a gente, e sim um dia destes tenho que repetir e tirar esta receita a limpo! Se tiveres duvidas escolhe uma receita mais recente de bolo de laranja! :D

  4. Já fiz esta receita,ficou ótimo,super fofinho e a massa é muito leve , só que queria faze-lo agora com uma parte da massa de chocolate, você me recomenda?

    • Humm bem acrescentares chocolate em pó vai tornar essa parte um pouco mais dura, eu diria experimentar fazer o bolo e cobrir de chocolate em vez do glacé estilo bolo de cenoura? Mas se quiseres mesmo fazer uma parte com chocolate experimenta com chocolate de culinária derretido, isso deve manter essa parte do bolo mais leve e se não pelo menos não vai secar, boa sorte!!! E se resultar bem partilha aqui o que usaste e como ficou :)

    • Eu pus os copos porque a receita original era com copos mas eu prefiro ser mais exacto usar ml ou gr, por isso eu fui pesar as quantias que usei, a medida do copo não tenho a certeza mas eu escrevi os ml e gr para não terem de usar um copo e puderem usar uma balança, de qualquer forma eu acho que usei um copo normal (ao contrario de uma chávena), bons cozinhados :)

    • Humm 200ml são 200ml, claro que existe uma pequena variação entre 200ml de leite, óleo, água, sumo, mas a variação é pequena, o melhor sempre é usar um copo medidor que diga os ml do produto ou melhor ainda usar uma balança eletrónica que diz com exatidão os ml, especialmente para pastelaria é um bom investimento uma balança :)

    • Um cup (medida americana) é mais uns 220ml :D mas sim estás perto o suficiente heheheh

  5. Olá, seguir essa receita à risca, é interessante as medidas serem em gramas, pois isso deixa pouca margem de erro. A foto da receita passa a imagem de um bolo úmido e leve, os ingredientes e o método indicam sabor. Mas isso não aconteceu quando fiz o bolo, é um bolo comum, o sabor a textura ficam longe do que mostra a foto. Foto x receita enganam muito.

    • Nós tentamos sempre usar gramas quanto possível exatamente por essa razão, no entanto esta receita não foi feita por mim, foi enviada para o Iguaria de qualquer forma posso fazer a receita e ver se fica igual ou não e atualizar as fotos! :D

    • Olá Beatriz, tens razão que eu por vezes não sigo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, eu sei… mas neste caso especifico o acordo diz que ambas as grafias estão corretas, tanto a brasileira como a portuguesa, mesmo que o objetivo é que seja eventualmente usado só úmido e não húmido ( ie “a supressão do `h` será concluída através da sua falta de uso” ), logo sim eu posso utilizar e estou a fazer corretamente, mas também acho que seguir mais a risca o novo acordo ortográfico é boa ideia, mas sabes como é… por vezes é difícil fugir aos maus hábitos, mas eu vou tentar! obrigado pelo comentário e visita!

  6. Olá Hugo!

    Gostaria de ter a receita do bolo de Natal que aparece na foto com frutos e uma cobertura branca…..
    Um dia comi uma fatia de bolo que tinha frutas secas, passas etc, sei que era delicioso, com uma massa escura, mas a receita ainda não consegui descobrir…..
    Era delicioso, apesar de “encher” bastante….
    Pode ajudar-me?
    Obrigada.
    Teresa

    • Hahaha, bem se formos pelo novo acordo órtográfico então estamos lixados, porque eu farto-me de dar erros, de qualquer forma em Portugal ainda podes usar as duas formas, húmido ou úmido, é um vocábulo com dupla grafia :D ambas as formas estão corretas por agora hehehe ;D

  7. Boas
    Fiz o bolo e ficou muito bom! Massa fofa e muito leve mesmo. Por cima do glacê polvilhei com um pouco de frutas cristalizadas. Estou a pensar usar esta massa para pavês… Obrigada

    • Ainda bem que gostaste! Eu já não uso frutas cristalizadas desde…. hummm que fiz um bolo rei, não sei, nunca encontro lugar para usar, tentei fazer uns biscoitos com frutas cristalizadas e eles sairam…. hummmm assim assim e eu AHHHH desisto! Mas sim se calhar em coberturas até que não deve ficar mal, sempre é diferente em relação aos glacês, chocolates e chantily… fica aqui na lista de compras ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Bolo de 5 Minutos

Como Fazer Arroz