in

Papa Maizena sem Ovo

Belo 25 de Abril, espero que toda a gente esteja a ter um dia bem catita! ;D E eu pensei aqui para os meus botões…. para o dia da liberdade e revolução, que exlibris da cultura culinária portuguesa é que devo partilhar? Tem de ser algo ímpar na gastronomia de Portugal…hummm

Papa Maizena, yep aquela papa que a tua mãe fazia quando lhe apetecia, normalmente nos fins de semana, ninguém tem tempo para papas durante a semana, e a versão poupadinha sem ovo hehehe, se isso não é tuga eu não sei o que é, é tão tuga que a papa ficou ligada a marca e durante anos a “receita” vinha com os pacotes, tecnicamente falando isto é uma papa de amido de milho, mas isso soa muito técnico, é papa maizena, toda a gente sabe o que é, e quem não gosta… não…. come!

Vamos a “receita”! ;D

Receita de Papa Maizena sem Ovo

Papa Maizena sem Ovo

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita Tradicional Portuguesa de Papa de Maizena, também conhecida por Mingau, esta é a versão mais típica sem adicionar gemas ou ovo.

Ingredientes

  • Maizena – 40gr (Amido de Milho)
  • Açúcar Amarelo – 50gr
  • Leite – 500ml (Meio-Gordo, Temperatura Ambiente)
  • Limão – 1 Casca
  • Canela – 1 Pau
  • Canela – Para Polvilhar

Instruções

  1. Junta a maizena ao açúcar, seguido de um pouco do leite, mistura bem para dissolver completamente a maizena.
  2. Põe o restante leite ao lume com a casca de limão e pau de canela, seguido da mistura de leite, açúcar e maizena, mistura bem.
  3. Agora num lume médio/baixo, sempre a mexer, vais deixar a mistura lentamente começar a engrossar.
  4. Quando começar a engrossar, baixa o lume e vais mexer até chegar ao ponto que gostes, eu gosto super cremosa por isso cozinho um pouco mais, nota também que ao retirar do lume ela ainda vai engrossar um pouco mais.
  5. E já está, tão simples quanto isso, serve com canela polvilhada por cima, se tentares polvilhar com qualquer outra coisa… eu vou ficar amuado, Feliz 25 de Abril! ;D
Notas: Esta receita dá para 2 doses de adultos (fracos, para mim é só 1 dose hehehe), mas se fores por tacinhas dá para umas 4 doses, podes claro reduzir para metade para uma dose singular ou duplicar para uma dose familiar (ou para guardares hehehe) ;D. Tradicionalmente usa-se açúcar branco não o amarelo, mas na minha casa era sempre amarelo, por isso fica amarelo :P Algumas pessoas fazem sem o pau de canela (fracos ;D canela é como azeite, quanto mais melhor). Papa Maizena quando começa a engrossar tens de escolher o quanto espesso é que gostas, na minha opinião e se for a tua primeira vez, o melhor é tirar passado tipo 1 minuto de começar a engrossar, comer e decidir se queres mais grosso da próxima vez que fizeres e ajustar, não te esqueças que mesmo retirando do lume a mistura vai continuar a engrossar, por isso o nível de cremosidade tem de ser algo que descobres com o tempo e experiência, tal como a tua mãezinha que nem precisava de mexer nem nada! ;D E por falar em não mexer, muitas vezes se cozinhas demasiado rápido ou não mexes continuamente vais sentir que o fundo está a pegar, nesse caso não raspes o fundo, apenas continua a mexer sem raspar o fundo, usa uma espátula, assim a papa vai ficar boa de qualquer forma, raspar o fundo é misturar papa queimada e estragar tudo! Papa Maizena é deliciosa acaba de fazer, mas também sabe bem fria, por isso o que sobrar põe em tacinhas e leva ao frigorífico, polvilha com canela na altura de servir.

Se quiseres fazer a versão com ovo, quando toda a mistura que está ao lume começar a ficar morna, bate uma gema ou duas a parte numa tigela, retira um pouco do liquido morno junta a tigela, mexe bem, vai adicionado aos pouco mais do liquido morno, até as gemas estarem bem misturadas e quentes, depois deita a mistura das gemas de volta ao tacho ao lume e sempre a mexer, assim as gemas não vão talhar, mexer até engrossar.

Esta receita de Papa Maizena sem Ovo foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 684 kcal・Gorduras: 12 g・Hidratos de Carbono: 123 g・Proteínas: 21 g

Deixa o teu comentário :)

Queques Simples de Baunilha

Salmão Cozido a Vapor com Arroz de Espinafres