in

Leite Creme de Maizena

O tradicional leite creme português só leva ovos, açúcar e leite, mas uma variação mais moderna é a o leite creme com maizena, ou leite creme com amido de milho (maizena é apenas uma marca de amido de milho), como o amido de milho engrossa ao cozinhar vai engrossar o leite, vai substituir-se aos ovos, logo um leite creme com amido de milho não precisa de tantos ovos e a textura é mais densa quase a dar para um pudim.

Claro que em termos de aroma, um leite creme só com ovos tem um sabor mais intenso e rico enquanto que um leite creme com maizena tem um sabor mais intenso a leite, especialmente se usares leite gordo, eu pessoalmente faço mais a versão tradicional porque gosto da textura mais liquida, mas não quer dizer que não aprecio um bom leite creme com maizena, são apenas duas versões.

Ah e maizena estabiliza com muito mais facilidade do que ovos, toda a gente sabe que ovos são mais sensíveis ao calor, logo se for a tua primeira vez a fazer um leite creme, se calhar um leite creme com maizena é uma melhor opção, porque mais facilmente crias um creme fantástico e não arriscar a talhar os ovos, vamos a receita.

Receita de Leite Creme de Maizena

Leite Creme de Maizena

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Variação da receita típica portuguesa de leite creme, usando um pouco de maizena para criar um leite creme mais denso e cremoso.

Ingredientes

  • Leite – 1 Litro
  • Gemas – 3 L
  • Amido de Milho – 40gr (+/- 4 Colheres de Sopa de Maizena)
  • Açúcar – 75gr (+/- 6 Colheres de Sopa)
  • Limão – 1 Casca
  • Canela – 1 Pau

Instruções

  1. Deita 800ml de leite num pequeno tacho com o açúcar, casca de limão e pau de canela num lume médio, deixa levantar fervura e depois tira do lume.
  2. Enquanto o leite aquece, junta o restante leite numa taça com as gemas e maizena, mistura bem até ficar tudo bem misturado.
  3. Quando o leite estiver quente, deita colheres do leite quente para a taça com as gemas, sempre mexendo, repete até a mistura de leite e maizena com as gemas estar bem quente.
  4. Deita então a mistura de leite e maizena de volta no tacho com o leite, o ideal é usar um escoador só para ter a certeza que o leite creme fica suave sem grumos, deita em fio sempre mexendo.
  5. Leva o tacho de volta ao lume médio/baixo sempre mexendo, vais ver que aos poucos vai começar a ficar mais espesso, normalmente demora uns minutos, deixa ficar bem cremoso (se meteres uma colher de sopa no leite creme e virares a colher para baixo para ficar a parte redonda da colher virada para cima se o leite creme cobrir a colher, então está pronta).
  6. Retira para uma tacinhas e leva ao frigorífico para assentar (em casa eu deixo o pau de canela e a casca de limão em 2 tacinhas diferentes, é tipo presente, mas se for para servir ou para convidados é melhor retirar), podes servir simples ou com uma pitada de canela.

Notas: Para um leite creme típico, escolher leite gordo ajuda a criar um creme mais denso. Também se quiseres uma variação junta chocolate para leite ou baunilha.

Esta receita de Leite Creme de Maizena foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1223 kcal・Gorduras: 33 g・Hidratos de Carbono: 184 g・Proteínas: 48 g

Deixa o teu comentário :)

Cup Noodle 5 Especiarias de Vaca

Mikado de Chocolate Preto