Esta é uma daquelas sopas que me fazem sentir em casa imediatamente, sabem aquele tipo de prato que mal começas a cozinhar e o aroma invade a cozinha toda? Pois é! A sopa de feijão com rama de nabo (ou grelos, como muita gente chama) é um clássico da cozinha tradicional portuguesa, especialmente no Norte, e é o tipo de receita que aquece de dentro e fora hehehe ;D
Aliás é um daqueles truques fixes com sopas cremosas, tipo sopa de abóbora, cenoura, couve-flor ou esta de feijão são tendencialmente sopas bem doces, logo tu queres algo para cortar toda a doçura uma opção boa é, por exemplo, uma colherzinha de natas ácidas ao servir, mas outra boa é adicionar algo como roma de nabo para dar aquela amargura que vai cortar na perfeição com a doçura do creme e passas de uma sopa enjoativa para uma sopa formidável… talvez uma iguaria TA TA TAAAAAMMMMM!
Sem contar que é uma sopa super nutritiva, reconfortante e económica, daquelas que rendem bem e que até ficam melhores no dia seguinte quando são reaquecidas. Serve perfeitamente como prato principal com um bom naco de broa ou como uma entrada extra especial, vamos à receita!
Receita de Sopa Cremosa de Feijão Vermelho com Rama de Nabo
Sopa Cremosa de Feijão Vermelho com Rama de Nabo

Naqueles dias mais fresquinhos, nada como um creme doce de feijão vermelho com um pouco de rama de nabo, absolutamente divinal.
Ingredientes
- Feijão Vermelho – 200gr (Já Cozido, Escorrido)
- Cenoura – 3 Grandes
- Batata – 1
- Alho – 1 Dente
- Rama de Nabo – +/- 150gr
- Azeite – Um Fio
- Pimenta – A Gosto
- Sal Grosso – Uma Pitada
- Sal – A Gosto
Instruções
- Começa por descascar as cenouras, batata e alho, corta tudo em cubos pequenos e leva a um pequeno tacho, cobre com água e tempera com uma pitada de sal (não é preciso temperar forte, mais vale menos agora e depois ajustas no fim), deixa cozinhar em lume médio até estar tudo bem tenro e cozido.
- Eu usei feijão vermelho já cozido de frasco, mas se quiserem ir cozer feijão não tem problema, mas o ideal é fazer no dia antes e guardar a água da cozedura para depois usarem na sopa! ;D
- Enquanto as cenouras e batatas cozem, lava a rama de nabo, escorre e corta tudo grosseiramente, deixa de parte.
- Quando os vegetais estiverem tenros, adiciona o feijão vermelho, retira do lume e tritura tudo bem com uma varinha mágica para criar um creme suave, eu gosto de um creme bem espesso, mas claro que podes ajustar com um pouco mais de água (ou água de cozedura do feijão vermelho) para ficar cremosa ao teu gosto.
- Adiciona a rama de nabo e deixa cozinhar mais uns 5 a 10 minutos até a rama ficar tenra e já está, prova e agora ajusta de sal, pimenta, mais um fio de azeite, ou um pouco mais de água se estiver demasiado espessa e já está, bom apetite!



Se fores fazer a sopa para congelar, uma boa dica é deixar esta um pouco mais líquida e separar em porções individuais, porque esta vai ficar sempre mais espessa após congelar (logo um pouco mais líquida garante que depois de descongelada está ao teu gosto) e divido em porções individuais podes sempre retirar só a quantidade de sopa que precisas a qualquer momento.
Eu usei feijão já cozido, mas se fores cozer feijão para a sopa, aproveita a água de cozedura para fazer a sopa, esta vai estar cheia de sabor e nutrientes, e já vem naturalmente espessada pelo amido que o feijão libertou.
Cozinha os grelos apenas 5-10 minutos para manterem a cor verde vibrante e não ficarem desfeitos, logo o ideal é adicionar quando a sopa já está praticamente feita, se cozinhares demasiado tempo eles vão ficar acastanhados e perdem um pouco a textura.
Esta receita de Sopa Cremosa de Feijão Vermelho com Rama de Nabo foi criada inicialmente no Iguaria.com.

