Não sei bem se devia chamar este prato de bolonhesa hehehe, basicamente é um refogado de peru com tomate e feijão, ficou bem delicioso e algo similar em sabor a uma bolonhesa rústica, talvez por eu ter adicionado um pouco de chouriço ;D
O bom desta receita é que podes fazer num instante, também cortei o peru em tiras o que ficou bom, mas da próxima vez acho que vou picar ou cortar em tiras mais finas, acho que ia ajudar mais na textura, vamos então a receita!
Receita de Bolonhesa de Peru com Feijão
Bolonhesa de Peru com Feijão
Receita rápida e saudável de refogado de peru com feijão vermelho e tomate, servido com um esparguete de parmesão.
Ingredientes
- Esparguete – 220gr
- Manteiga – Uma Noz
- Queijo Parmesão – Para Polvilhar
- Cebola – 1 Grande
- Cenoura – 1
- Alho – 4 Dentes
- Peru – 1 Peito (+/- 200gr ou 2 Bifes de Peru)
- Chouriço – 6 Fatias (Picadas)
- Tomate – 1 Lata Tomate Pelado (+/- 400gr)
- Feijão Vermelho – 200gr (Já cozido)
- Azeite – Uns Fios
- Molho Inglês – Uns Fios
- Paprika – Uma Pitada
- Pimenta Caiena – Uma Pitada (Opcional)
- Molho Piri-Piri – A Gosto (Opcional)
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por preparar um refogado numa frigideira larga junta a cebola, cenoura, alho e chouriço, tudo picado grosseiramente com um fio de azeite, deixa a cebola alourar.
- Enquanto o refogado começa, prepara uma panela com bastante água quente e uma pitada de sal, junta o esparguete e deixa a ferver até o esparguete ficar tenro, retira do lume, escorre (guarda um pouco da água, podes precisar para juntar a bolonhesa mais tarde), tempera com uma noz de manteiga e um pouco de parmesão ralado, deixa de parte.
- Quando a cebola estiver loura, junta o peru cortado em tiras (de preferência bem finas ou então picado) e tempera com uma pitada de paprika, sal e pimenta, deixa o peru cozinhar.
- Junta então o tomate picado grosseiramente com mais uma pitada de sal e um fio de molho inglês, deixa cozinhar uns 10 minutos para apurar o sabor do tomate.
- Por fim junta o feijão vermelho, mistura bem e deixa aquecer, depois prova e retifica de temperos e adiciona pimenta caiena e molho piri-piri a gosto e já está, pronto a servir com o esparguete e com mais uma pitada de queijo parmesão ralado por cima, bom apetite.
Notas: Com a mesma receita podes trocar o peru por carne de porco ou vaca.
Esta receita de Bolonhesa de Peru com Feijão foi criada inicialmente no Iguaria.com.