in

Como Gerir Aproveitamentos numa Emergência

Eu sei que já falei da importância de gerir os teus restos e aproveitar para fazer refeições em especial no momento em que nos encontramos todos em casa por causa do coronavírus, mas claro que podemos entrar em mais detalhes na melhor forma de criar e guardar os teus restos, um pouco como seguimento das dicas e truques para cozinhar numa emergência ;D

Eu relembro que muita da culinária portuguesa durante muitos anos envolvia muito uma gestão dos restos, mesmo para famílias com algum dinheiro as refeições da semana eram planeadas de forma a ter e criar restos, os restos de peixe cozido eram tornados mais tarde em pasteis ou rissóis, com os restos da carne do cozido a portuguesa eram criados croquetes ou empadões, o caldo do cozido era usado para sopa, hoje tem dia temos mais dinheiro, variedade e mais flexibilidade mas é importante relembrar que numa crise ou em tempos mais apertados esta cultura de aproveitamento é uma forma inteligente e saudável de criar refeições e a base de muitas receitas portuguesas, vamos lá a isto!

Como Gerir os teus Restos numa Crise

Restos Poupam Dinheiro e Aumentam a Nutrição – Isto não é só uma questão de poupar tempo e dinheiro, ao criar e gerir os teus restos vais ter uma alimentação mais variada em especial se combinares os restos com novas refeições ou como complemento.

Planear para teres Restos – Tanto se tiveres de alimentar uma família ou estiveres sozinho, ao fazeres refeições planeia criar restos com a refeição, fazendo mais quantidade ou variedade, restos vão dar-te mais tempo livre e vão ajudar-te a dar-te mais diversidade nas refeições.

Toma em Consideração os Restos nas Refeições – Não é só planear ter restos, mas sim planear novas refeições já a considerar ou incorporar os restos, eu muitas vezes faço salada extra numa refeição para depois usar os restos de salada numa sandes ou burrito.

Sobras das Refeições – Por vezes ao fazer refeições vais ter restos, aproveita estes para outras refeições juntando ou como acompanhamento, se é uma salada ou alimentos crus guarda no frigorífico se forem cozinhados guarda no frigorífico se fores comer no mesmo dia ou seguinte ou guarda no congelador se fores comer mais tarde.

Aproveita os Restos para Novos Pratos – Tenta sempre aproveitar e incorporar restos em outras receitas, não só estás a aproveitar mas estás a criar variedade, coisas como arroz frito, omeletes, quiches, massas, são tudo receitas perfeitos para aproveitar restos. Podes ver aqui mais receitas de aproveitamentos para te inspirares.

Usa as Conservas depois de Abertas – Ao abrires um frasco de grão-de-bico considera o que restar no frasco como um resto que vais ter de usar nos próximos dias, porque ao abrir as conservas estas começam a deteriorar e já não tem o prazo de validade que diz a embalagem, por isso antes de abrir é importante planear o uso que vais dar da conserva inteira ou das partes da conserva se esta for grande.

Frutas e Vegetais também criam Restos – Por vezes vais ter restos de salada, restos de fruta, ou apenas estes estão perto de chegar ao fim da sua validade, não tens de necessariamente deitar fora, por exemplo salada não podes voltar a comer como salada em especial depois de temperada, mas dependo dos ingredientes da salada podes adicionar estes a uma sopa ou um arroz frito, ou por exemplo fruta podes fazer um puré de fruta, fazer uma geleia ou adicionar a um bolo. Tenho aqui algumas dicas para aproveitar restos de frutas.

Espero que estas dicas tenham sido úteis para o vosso dia a dia, já agora como disse não é primeira vez que falo da importância de gerir e aproveitar os restos, podem ler aqui mais umas dicas para lidar com restos e uns truques para aproveitar refeições, até a próxima e fiquem seguros!

Deixa o teu comentário :)

10 Receitas de Doces Reconfortantes

10 Receitas Super Saudáveis